O que foi a política diplomática adotada pelo presidente estadunidense

A ideologia, ou ainda diplomacia ou política do Big Stick (em português, “grande porrete”) é o nome com que frequentemente se faz referência à política externa dos Estados Unidos sob a presidência de Theodore Roosevelt (1901-1909). O termo foi inspirado em um provérbio, originário da África Ocidental, que apregoava: “Fale com suavidade, e carregue um grande porrete, assim irás longe”. Do mesmo modo, Roosevelt atuava mantendo um ar amistoso e cordial nas negociações, e ao mesmo tempo deixava evidente a possibilidade de usar a força para sobrepujar seus opositores e conseguir seu intento.

O que foi a política diplomática adotada pelo presidente estadunidense

Cartoon de Louis Dalrymple, em 1905, ilustra a Ideologia do Big Stick. Presidente Theodore Roosevelt carrega um porrete com a inscrição "nova diplomacia". Fonte: HistoryWiz.com

O presidente criaria ainda o Corolário Roosevelt, no qual apoiava a Doutrina Monroe (marcada pela frase “América para os americanos”) e procurava estendê-la sob um ponto de vista que favorecesse os EUA. Para isso, transformou as Américas em uma esfera de influência exclusivamente norte-americana, sobretudo a área da América Central. Foi no governo de Roosevelt, por exemplo, que entrou em vigor a Emenda Platt, um dispositivo legal adicionado à constituição da recém independente Cuba, que permitia aos Estados Unidos intervir no país caso seus interesses na ilha se encontrassem ameaçados. Também durante o governo de Roosevelt temos a independência do Panamá, na qual a atuação de bastidores dos norte-americanos foi decisiva. Uma vez independente, o Panamá não tardou em negociar uma vantajosa cessão da área do entorno do Canal do Panamá aos Estados Unidos. A área do Canal permaneceria sob controle norte-americano até 1999.

A estratégia projetada por Roosevelt rendeu frutos tanto na esfera política interna e entre a diplomacia internacional, com sua atuação como mediador nas negociações de paz da Guerra Russo-Japonesa em 1905. No ano seguinte, Roosevelt conquistaria até mesmo o Prêmio Nobel da Paz.

A doutrina do Big Stick continuou a ser reproduzida de uma maneira ou de outra pelos presidentes seguintes, em um capítulo da história conhecido como Guerras das Bananas. Trata-se de uma série de ocupações militares feitas pelos norte-americanos em vários países do continente, entre 1898 e 1934. Os países afetados são México, Cuba, Panamá, República Dominicana, Honduras, Haiti, Nicarágua, além do território associado de Porto Rico, (anexado durante a Guerra Hispano-Americana de 1898).

Na prática, ainda hoje, a América Latina é uma área sob forte influência dos EUA, em especial as nações da América Central, num claro reflexo das ideias do Big Stick. De fato, é ali que se estrutura a influência norte-americana, sendo irradiada dali para todas as outras regiões do planeta.

Bibliografia:
FERREIRA, BRUNO. A Política do Big Stick: Imperialismo Norte Americano. Disponível em: < http://historiabruno.blogspot.com.br/2012/10/a-politica-do-big-stick-imperialismo.html >.

Doutrina Monroe e Big Stick: não à intervenção externa nos EUA. Disponível em: < http://www.portalobjetivo.com.br/noticias.asp?id=3061 >.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/politica/ideologia-do-big-stick/

A política do Big Stick é umareferência ao estilo do presidente norte-americano Theodore Roosevelt (1858 – 1919) de resolver conflitos diplomáticos. Em discurso ocorrido em 1901, durante uma feira em Minnesota, o presidente usou um provérbio africano que afirma: “com fala macia e um grande porrete, você vai longe”.

Quem lançou a política do Big Stick?

A ideologia, ou ainda diplomacia ou política do Big Stick (em português, “grande porrete”) é o nome com que frequentemente se faz referência à política externa dos Estados Unidos sob a presidência de Theodore Roosevelt (1901-1909).

Como era a política de diplomacia dos EUA em relação ao continente americano?

Teve como objetivo a não interferência dos países europeus nos países americanos e, sob o slogan “América para os Americanos”, pretendia defender as nações recém-tornadas independentes de todo o continente americano de uma possível recolonização.

Como funcionava a política imperialista estadunidense?

Imperialismo norte-americano é uma referência ao comportamento autoritário de influência militar, cultural, política, geográfica e econômica dos Estados Unidos sobre os outros países. É por meio dessa prática que sucessivos governos dos EUA mantêm o controle econômico de diversas nações.

Como surgiu o Big Stick?

A ideia do Big Stick era proteger os interesses econômicos dos EUA por toda a América Latina. A ideologia resultou na expansão da Marinha dos Estados Unidos e envolveu o país em mais questões internacionais. Assim, Roosevelt transformou os EUA em um grande influenciador sobre as Américas, sobretudo a Central.

O que foi o Big Stick é a Doutrina Monroe?

Em 2 de dezembro de 1823, durante o congresso norte-americano, o então presidente dos Estados Unidos, James Monroe, anunciou o que chamou de Doutrina Monroe, segundo a qual não mais seria admitido o colonialismo em terras americanas.

O que foi a política diplomática adotada pelo presidente estadunidense?

O Big Stick (do inglês: “grande porrete”) refere-se ao estilo de diplomacia usado pelo presidente Theodore Roosevelt Jr. … As intenções dessa diplomacia eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina.

Quais foram os princípios que nortearam a política dos Estados Unidos em relação à América Latina nos séculos XIX e XX?

A Doutrina Monroe carregava o pressuposto ideológico do Destino Manifesto dos Estados Unidos, estabelecendo, ao longo do século XIX, o objetivo de expansão dos seus territórios, tanto a oeste do país quanto em direção a determinados países no Caribe, como Cuba, Panamá e Porto Rico, no final desse mesmo século.

O que significa o termo imperialismo americano?

O Imperialismo Americano (referente aos Estados Unidos da América) é uma noção relacionada com a influência no âmbito militar, cultural, econômico e político que esse país exerce no mundo hoje em dia. De acordo com essa noção, os Estados Unidos exercem esse poder de uma maneira imperialista.

Quais foram as principais mudanças na política externa estadunidense?

Os novos pilares de condução da política externa serão a construção da ordem e a contenção. … Três fatores de mudança são considerados na formulação de uma nova política externa estadunidense: a distribuição de poder, o relacionamento entre os países e os fluxos sistêmicos.

Qual origem e significado de Big Stick?

O Big Stick (grande porrete, em tradução livre) é o nome dado à política externa americana sob o comando de Roosevelt, de 1901 a 1909. A expressão foi baseada em um provérbio africano, que diz, mais ou menos, “fale manso e carregue um grande porrete”.

O que foi a doutrina do Big Stick?

O Big Stick (do inglês: “grande porrete”) refere-se ao estilo de diplomacia usado pelo presidente Theodore Roosevelt Jr. … As intenções dessa diplomacia eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina.

Qual foi a proposta da doutrina de Monroe?

Foi anunciada pelo presidente norte-americano James Monroe em 2 de dezembro de 1823 durante um discurso em que afirmava que os europeus não deveriam mais se intrometer em assuntos relacionados às nações que surgiam no continente americano.

O que foi a política do big Sticky estabelecida nos Estados Unidos da América no início do século XIX?

(UFSCar-SP) A Big Sticky Policy, estabelecida nos Estados Unidos da América no início do século XIX, consistiu: 1 – numa reforma ampla do sistema policial, a fim de melhor reprimir as revoltas da população negra. 2 – numa política interna com a qual se pretendeu corrigir os excessos do sistema federativo.

O que foi a política diplomática adotada pelo presidente dos Estados Unidos?

As intenções dessa diplomacia eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina. A ideologia do Big Stick levou à expansão da Marinha dos Estados Unidos e a um maior envolvimento dos Estados Unidos em questões internacionais.

O que foi a Doutrina Monroe e a política do Big Stick?

Também conhecida pela frase América para os americanos, a Doutrina Monroe prega, entre outros pontos, a proibição de criar novas colônias na América; a não intromissão dos países europeus nas decisões dos americanos e o não envolvimento dos EUA em conflitos relacionados aos países europeus.

O que foi a política do Big Stick Brainly?

A ideologia do Big Stick, por vezes também referida como "O Grande Porrete", foi como ficou conhecida a postura diplomática americana do presidente Theodore Roosevelt em relação aos imperialistas europeus, que consistia na demonstração de assegurar intenções diplomáticas demonstrando vigor e, caso necessário, potencial ...