A criatividade não tem limites mesmo

Ah, como você é criativo! Aqui na agência, ouvimos isso a todo momento - e não vou negar que somos mesmo, afinal, criatividade é a base do nosso trabalho. Mas o que é criatividade, afinal?

Para muita gente, é coisa para poucos. Quase uma mágica inexplicável…


Para o dicionário, é:
 1. qualidade ou característica de quem ou do que é criativo.
 2. inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, 
quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

Para Albert Einstein, "criatividade é a inteligência se divertindo".

Para Steve Jobs, "criatividade é a arte de conectar ideias".

Para os antigos, isso nem existia. Isso porque a maior parte das culturas antigas não tinha um conceito de criatividade. Para eles, a arte era vista como uma forma de descoberta, e não de criação.

A criatividade não tem limites mesmo

E, para nós da Neurona, criatividade é o combustível para ir além e pensar fora da caixa e ajudar nossos clientes. Não só por ser parte do nosso trabalho cotidiano, mas porque somos humanos. "O ser humano é criativo", comenta a publicitária Ana Carmen Longobardi, no livro Criatividade Brasileira. E concordamos. Repare que a criatividade está no dia a dia de todo mundo. Afinal, desde o momento em que acordamos até a hora de voltar para a cama, precisamos encontrar soluções para a nossa vida - e isso, afinal de contas, é ser criativo.

Acabou a laranja, mas tenho aqui maracujá e gengibre - e se juntar os dois?

O trânsito parou, e se virar à esquerda e desenhar outro caminho?

O negócio está um pouco parado, e se criar uma estratégia de comunicação diferente?

"Explorar a criatividade é uma questão de oportunidade", complementa Patrícia.

A criatividade está em nós, só precisamos dar espaço para ela, complemento eu.

As boas ideias são aquelas nas quais a única coisa que nos surpreende é que não nos tivessem ocorrido antes -

Noel Clarasó

Abrir-se a novas possibilidades é ser criativo. Mas, para isso, precisamos nos abrir para o mundo antes. Nos permitir vivenciar coisas novas, olhar para lados diferentes, experimentar sabores, unir os improváveis, misturar, explorar, testar. É daí que ganhamos repertório e referências para destravar e estimular as ideias.

Ser esponja!

Aqui na agência, nos preocupamos muito em como as nossas ideias irão impactar o negócio do cliente. Ideias que às vezes paramos e pensamos "como eu não tinha pensado nisso antes?" e no final vira um grande case de sucesso! Isso faz parte do nosso trabalho, mas, para chegar lá, precisamos absorver tudo o que tem à nossa volta. E uma vez com você, aquela vivência fica ali guardada, esperando a hora de ser reaproveitada em outras situações.

A criatividade não tem limites mesmo

Essa é a minha principal dica aqui: ficar atento e não ter filtros ou critérios. Aproveite para ampliar o repertório e fazer coisas novas. Lembra daquela frase "qual foi a última coisa que você fez pela primeira vez?". Isso faz muito sentido para ampliar a criatividade e trazer na bagagem novas experiências e situações únicas, que irão colaborar na construção de um projeto branding, identidade de marca, comunicação ou até mesmo nas tarefas do dia a dia.

Não adianta querer resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. No fim, a criatividade é mesmo uma mágica como muita gente acha. Afinal, ela é capaz de transformar mundos, pessoas e ideias.

A qualidade de um pintor depende da quantidade de passado que leva consigo

Pablo Picasso

Mas, ao contrário do que pensam, não é para poucos, basta estar aberto ao novo e ter a coragem de passar pela transformação. E é claro que, para isso, existe um processo - a criatividade não sai da cartola sozinha, ela precisa de uma mãozinha nossa. Mas sobre isso, falaremos no próximo artigo.

Até lá, olhe o mundo à sua volta de um jeito diferente, se permita ser criativo e deixe novas ideias chegarem até você.

Qual é o limite da criatividade?

A criatividade é uma característica da espécie humana e, curiosamente, não existe um processo único para adquiri-la, ou seja, cada pessoa possui um. Portanto, a criatividade humana não tem limites, apesar de cada pessoa possui um processo psicológico único que desencadeia em insights.

O que é limitação criativa?

São as limitações, aliadas ao nosso conhecimento, curiosidade e capacidade de experimentação, que nos fazem superar as adversidades e evoluir.

Como os limites podem estimular a criatividade?

Então até que ponto as limitações podem estimular a criatividade? Pesquisas indicam que existe uma curva de criatividade em forma de U invertido. Sem as limitações, podemos nos sentir entediados e pouco estimulados. Mas se houver muitas restrições, podemos ficar estressados e oprimidos.

O que pode inibe a criatividade?

Os resultados demonstraram que barreiras como falta de tempo e oportunidades, inibição, timidez e falta de motivação foram percebidas pelos participantes como obstáculos comuns que afetam consideravelmente sua criatividade, enquanto a repressão social relatou estar afetando sua criatividade em menor grau.