As razões que levaram as organizações a implementarem ou não um Sistema de gestão de qualidade

Qualidade

Está em dúvidas se implanta ou não a ISO 9001? Veja abaixo algumas 5 Razões para implantar ISO 9001:

  1. Credibilidade da marca
  2. Redução dos custos
  3. Satisfação do cliente
  4. Aperfeiçoamento nos serviços ou produtos
  5. Garantia na melhoria contínua

Quer saber mais e em detalhes sobre as novas versões das normas?

7º Café Conectado Cursos On-line – ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade

Qual a relação da ISO 9001:2015 com o crescimento do seu negócio?

 Como a ISO 9001 pode melhorar sua empresa? 

Aspectos e Impactos na ISO 14001:2015

_________________

Quer saber mais sobre as novas versões das normas?

Confira o material orientativo que a equipe de Consultoria Técnica e Jurídica da Verde Ghaia preparou:

Tags: avaliar riscos conforme a norma ISO, beneficios iso 9001 2015, certificação de qualidade nas empresas, certificação ISO 9001, certificação iso 9001 passo a passo, certificação iso 9001 quanto custa, como conseguir certificação ISO 9001, empresas com certificação ISO 9001, ISO 9001, ISO da qualidade, processo de certificação iso 9001, quanto custa certificar, requisitos da norma ISO

Você também pode gostar...

A gestão de qualidade é um assunto obrigatório nas organizações, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e competir com as outras.

A gestão de qualidade depende de uma série de soluções como, por exemplo, o investimento em novas tecnologias para controlar e potencializar os processos diários. No entanto, muitas organizações continuam calculando o custo de investir na estratégia quando, na verdade, deveriam mensurar o custo de não investir. Erro grave, pois uma gestão focada na qualidade otimiza processos, entrega soluções compatíveis com os interesses dos clientes e gera resultados.

Pensando em tudo isso, elaboramos este artigo. Hoje, você vai entender a importância da gestão de qualidade nas empresas. Continue a leitura!

Conceito de gestão de qualidade

A gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos e o próprio ambiente de trabalho. Para tanto, são utilizadas filosofias, métodos e tecnologias que são aplicadas à empresa.

A preocupação com a qualidade ganhou força no Japão, no período pós-guerra. Como as empresas precisavam melhorar sua reputação e ganhar mercado, passaram a investir em soluções — e daí surgiram muitos métodos de gestão total da qualidade.

Na atualidade, há três principais pilares para a qualidade: a comunicação, a busca pela melhoria contínua e o uso de adequadas tecnologias — o que será visto adiante.

Existe uma certificação internacional que serve para indicar ao mercado que uma empresa atua dentro dos parâmetros tidos como ideais para oferecer a qualidade em seus serviços. Trata-se da International Organization for Standardization, (em português “Organização Internacional de Normalização”) ISO.

Com ela, os entes envolvidos com a empresa, como consumidores e fornecedores, podem estar seguros de que os procedimentos realizados pela companhia estão de acordo com as exigências das normas internacionais. Essa certificação representa o caminho mais indicado para que as empresas ajustem suas ações e processos.

São muitos os benefícios de investir nessa estratégia, os quais permeiam processos, áreas e equipes da organização. Aqui, vamos citar os quatro principais.

Aumento da satisfação dos clientes finais

A satisfação dos clientes precisa ser uma preocupação primária. No entanto, sem qualidade é quase impossível mantê-los satisfeitos e encantados com o produto/empresa. Logo, também é improvável estabelecer um relacionamento.

Investir na qualidade é buscar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos clientes. Desse modo, será possível mantê-los felizes e interessados, além de transformá-los em embaixadores da marca.

Redução de custos por falhas

Fazer o cálculo de quanto custa investir na qualidade é fácil, basta ter tudo na “ponta do lápis”. Agora, mensurar o contrário é muito complexo! A falta de qualidade gera uma série de custos tangíveis e intangíveis à organização. Veja alguns:

  • retrabalho;
  • descarte;
  • reclamações dos clientes;
  • recall;
  • danos à marca.

Investir na qualidade é uma forma de mitigar esses problemas, garantindo que sejam cada vez mais escassos dentro da empresa. Assim, a organização em geral poderá progredir, atuar de forma “enxuta” e realizar operações com maior lucratividade.

Crescimento da competitividade no mercado

O mercado está cada vez mais competitivo. Estima-se que, de cada 10 empresas abertas, 6 fechem suas portas antes de 5 anos de atividade. Nesse contexto, organizações que não aderem à filosofia de melhoria contínua tornam-se menos competitivas, quase ineficazes.

No entanto, empresas que se preocupam com a qualidade podem promover uma série de mudanças positivas. Os processos tornam-se mais ágeis, os produtos mais potentes, os funcionários mais entusiasmados e o número de erros/acidentes cai vigorosamente.

Melhoria da imagem no mercado

A imagem que a empresa transmite para o mercado é de suma importância. Ela pode atrair investimentos, chamar a atenção de talentos ou engajar decisões de compra, assim como ter efeito completamente oposto. Então, é preciso cuidar da marca.

Nesse sentido, a qualidade é um dos elementos mais importantes, pois pode potencializar a imagem da empresa, tornando-a mais bem-conceituada e desejada. Quando não há o esforço nesse sentido, isso pode afundar a organização em um amontoado de problemas, escândalos e reclamações.

Todos os fatores citados são benefícios centrais, mas é possível citar muitos outros subjacentes como, por exemplo, o aumento do lucro e a fluidez das atividades diárias. Por tudo isso, a preocupação com a qualidade deve permear cada setor, área e equipe da organização.

As razões que levaram as organizações a implementarem ou não um Sistema de gestão de qualidade

Fundamentos para a qualidade e a melhoria contínua

Como observado, existem alguns pilares para atuar com qualidade e movimentar toda a empresa no caminho do desenvolvimento. Eles podem ser divididos em: comunicação, busca pela melhoria e o uso de tecnologias específicas. Entenda cada um!

Comunicação interna empresarial

A qualidade depende do alinhamento interno. Todos precisam entender o que deve ser feito, como e quando. Sem comunicação, no entanto, é impossível obter a sinergia necessária para que isso aconteça. Logo, promover o diálogo é crucial.

Em primeiro lugar, um bom diálogo depende do envolvimento da liderança — todos os líderes, incluindo o CEO, devem se comprometer com o assunto. Em seguida, é preciso implementar canais que facilitem a comunicação, como sistemas de gestão empresarial.

Busca pela melhoria contínua

A busca pela qualidade não se resume a um único momento ou cerimônia. Deve haver uma data para começar, um marco inicial e esforço incessante, sem data para terminar. Nesse sentido, a qualidade total deve ser um exercício diário e que envolve toda a equipe.

Aqui, uma ótima ferramenta é o ciclo PDCA. Ela envolve 4 principais etapas: o planejamento da melhoria, a execução, a checagem dos resultados alcançados e a ação corretiva. Tudo dentro de um ciclo, ou seja, encerrada a fase de ação corretiva, volta-se ao planejamento, no intuito de sempre melhorar.

Uso de tecnologias específicas

Existem diversos sistemas capazes de facilitar a busca pela qualidade nas empresas. Com eles, é possível estruturar os processos diários, integrar os diversos setores da organização e automatizar algumas tarefas. Assim, a qualidade será progressiva.

Um bom exemplo é o sistema de gestão de processo (também chamado de BPM — Business Process Management). Ele permite que cada etapa do processo seja detalhada, gerenciada e otimizada. Logo, é possível ter uma visão geral do que acontece na empresa.

Outra possibilidade é usar plataformas de automação de processos, isto é, substituição do trabalho manual pelo trabalho de máquinas. Assim, é possível mitigar os erros existentes.

Como você pôde observar, há uma série de benefícios em investir na gestão de qualidade, tornando as empresas mais prósperas e produtivas. No entanto, é preciso implementar as ferramentas corretas, como a comunicação e o uso de tecnologias de impacto.

Como estruturar uma gestão de qualidade eficiente na sua empresa

A certificação ISO é a principal referência em termos de qualidade que uma empresa pode ter para mostrar ao mercado. Investir na transformação da cultura empresarial de modo a caminhar em direção a ela é uma boa alternativa para estruturar a gestão de qualidade.

Para tanto, basta se enquadrar nos critérios para a concessão do selo ISO 9001, que são o foco no cliente, a melhoria contínua, a formação de lideranças capazes de transformar, entre outros.

Confira, na sequência, algumas dicas para atingir esses objetivos.

Trabalhe com a Curva ABC

Jamais deixe de recorrer às ferramentas capazes de dar a você o correto entendimento a respeito de como se dão as movimentações na sua empresa. Trabalhar com lógica é sempre mais seguro do que ter de adivinhar.

Com a técnica da curva ABC você tem como controlar e organizar melhor o seu estoque. Sua função é classificar os produtos presentes nesse setor em função do grau de importância que eles têm para a companhia.

Com a Curva ABC você pode criar um ranqueamento dos produtos de acordo com o ritmo de saída deles do estoque. Isso é útil para saber o que realmente tem trazido retorno para a organização.

O sistema funciona de maneira muito simples: basta categorizar como produtos da curva A os que trazem maior retorno, da curva B os de retorno médio e da curva C os que menos retorno dão.

Envolva toda a equipe nos processos e dê capacitação

Para que a gestão seja de qualidade não basta apenas pensar no aspecto técnico, é preciso também investir no lado humano. Isso pode ser resumido a uma única palavra: engajamento.

O engajamento acontece quando o trabalhador não vê a sua atividade como uma simples obrigação, mas sim como algo do qual ele tem o interesse em fazer parte. É preciso que cada colaborador esteja conectado direta ou indiretamente à qualidade dos processos realizados pela empresa. Isso depende de comunicação eficiente e treinamentos.

Um mapa comportamental permite que você se aproxime do perfil de cada colaborador. Esse tipo de informação facilita o alinhamento entre o tipo de treinamento oferecido e as características do profissional. Considere esse tipo de abordagem para fazer o seu time evoluir.

Elimine desperdícios

Na busca por um espaço no mercado, é preciso saber como agir para atingir resultados em termos de maior qualidade e menor custo. Se diante de qualquer situação a sua primeira reação é cortar gastos com demissões ou aumentos nos preços, saiba que existem alternativas mais interessantes.

A metodologia Lean é a grande referência em relação ao tema: enxugar os processos sem perder a qualidade é fundamental. Uma boa produção consegue tirar o máximo do mínimo.

De acordo com a metodologia Lean, o ideal é se concentrar na eliminação dos seguintes desperdícios:

  • mercadorias com defeito ou que exigem retrabalho;
  • produção em excesso;
  • estoques;
  • processamento desnecessário;
  • movimento nas operações;
  • transporte desnecessário;
  • tempo de espera.

Otimize a relação com os fornecedores

Uma melhor relação com os fornecedores é essencial para criar uma gestão de qualidade. Quanto mais sofisticados são os procedimentos, mais rápido a sua empresa tende a agir. Para tanto, selecione bem essas parcerias, eliminando as que não dão certo. É preciso fazer um constante processo de reavaliação.

Trabalhe com um software para fazer a sua gestão de fornecedores, isso permite a você gerenciar diferentes itens, valores, prazos e documentos, além de facilitar na formalização das negociações. Além disso, tenha sempre um plano B para quando as surpresas aparecerem. A ideia é que você tenha um padrão de operações definido, mas é bom atuar com prudência para evitar maiores problemas.

Construir uma relação mais qualificada com os seus fornecedores é uma maneira de garantir que o cliente esteja sempre em primeiro lugar, algo que pode fazer a sua empresa ganhar protagonismo no mercado.

Utilize indicadores

É preciso saber o que está dando certo e o que não está funcionando dentro do seu projeto. Para tanto, a melhor solução é trabalhar com indicadores. É preciso definir quais deles melhor poderão medir o desempenho dos processos realizados pela sua empresa, além das soluções que ela coloca no mercado.

O ideal é que você meça com critérios, evitando exagerar para não se atrapalhar com os dados. Alguns dos principais indicadores são:

  • conformidade da matéria-prima;
  • dimensões;
  • acabamento;
  • defeitos;
  • embalagem;
  • recebimento da matéria-prima;
  • produção;
  • armazenamento;
  • envio;
  • transporte.

Defina a forma como os indicadores serão coletados. Isso pode ser feito com maior ou menor frequência, manual ou automaticamente, dependendo das características do seu negócio e suas possibilidades.

Em seguida, acompanhe os indicadores. Defina a periodicidade e atribua responsabilidades para a tarefa, bem como as ações que poderão ser tomadas caso os resultados estejam abaixo do esperado.

Realize auditorias de conferência

Independentemente de você estar em busca de uma certificação internacional como a ISO, é importante que exista uma auditoria interna dos processos. Essa é uma fase decisiva na busca pela estruturação de uma gestão de qualidade eficiente na empresa. É o momento em que a análise de ações e procedimentos se torna mais criteriosa para que a companhia tenha segurança a respeito daquilo que fará na sequência.

A ideia é que os auditores internos estejam preparados para corrigir o que for preciso em tempo hábil, garantido os padrões de qualidade desejados pelo mercado e por sua gestão.

Enfim, o mais importante é entender que a gestão de qualidade dentro de uma empresa pode ser construída. Esse tipo de entendimento é fundamental para que você comece a dar os primeiros passos e se destacar no mercado.

Ficou interessado em montar uma gestão de qualidade na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo com isso!

A Procenge

Somos uma empresa de TI com 50 anos de mercado, sediada no Porto Digital. Know-how no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial personalizadas com foco em inovação. Nosso propósito é colaborar com nossos clientes para transformar seus negócios e gerar resultados sustentáveis.

Quais as razões para uma empresa buscar a implementação de um sistema de gestão da qualidade?

10 motivos para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade.
Melhorar a performance empresarial. ... .
Aumentar a produtividade. ... .
Evitar o retrabalho. ... .
Estabelecer boas práticas de produção. ... .
Garantir uma gestão estratégica da equipe. ... .
Reduzir os custos. ... .
Tomar decisões mais acertadas. ... .
Desenvolver uma cultura da qualidade positiva..

Quais são os 5 motivos para ter um sistema de gestão na sua empresa?

5 motivos para ter um sistema de gestão na sua empresa.
1-Estar correto perante as obrigações fiscais..
2-Gestão financeira..
3- Controle de produtos..
4- Fidelização de clientes..
5- Comissionamento de colaboradores..

Qual é a vantagem de uma organização adotar um sistema de gestão da qualidade?

Benefícios da Gestão da Qualidade Aumento da produtividade dos colaboradores da empresa; Controle de processos da construção; Melhoria da organização interna; Redução significativa de custos e desperdícios.

Por que as empresas querem atingir a qualidade no processo de gestão?

A adoção de uma Gestão da qualidade traz inúmeras vantagens para as empresas, mas as principais são o aumento da confiabilidade e satisfação dos clientes, uma continua melhoria no produto ou serviço, um decréscimo nos recursos desperdiçados, além de vantagens para os funcionários.