A distância percorrida pelo veículo do momento em que o motorista aciona o pedal de freio

Embora não pareça, a distância de segurança é importante para termos espaço suficiente caso surja uma situação de risco, podendo reagir e parar o veículo, evitando a colisão.
As reações do ser humano a um determinado estímulo obedecem a um processo e, por isso, embora possam ser muito rápidas, não são instantâneas. Considerando as reações de um motorista, podemos observar que há um espaço de tempo entre o momento em que vê o obstáculo, decide que deve parar o veículo e reage acionando o freio. Este tempo varia de pessoa para pessoa, mas é, em média, de ¾ de segundo.

Reação Psicomotora

Estímulo: obstáculo na pista.

Retina: a visão do obstáculo (estímulo) provoca um influxo nervoso que leva a mensagem ao cérebro.

Cérebro: o cérebro reage (reação psíquica) ao estímulo (visão do obstáculo) dando aos músculos (sistema motor) ordem de se movimentarem acionando o pedal do freio.

Resposta: contração muscular até a extensão do pé acionando o freio do veículo.

A distância de segurança deve ser mantida, porque decorre um espaço de tempo entre o momento em que o motorista percebe o perigo e consegue acionar o freio do veículo. Este tempo é chamado “TEMPO DE REAÇÃO” e tem como consequência uma distância percorrida ANTES que o motorista pise no freio. DEPOIS que o motorista aciona o freio o carro ainda continua em movimento e vai desacelerando até parar totalmente (distância de frenagem).

A distância percorrida pelo veículo do momento em que o motorista aciona o pedal de freio

AB – Distância de Reação: é aquela que o veículo percorre desde que o perigo é visto, até que o motorista tome qualquer providência.

BC – Distância de Frenagem: é aquela que o veículo percorre depois de acionado o freio até parar.

AC – Distância der parada: é aquela que o veículo desde que o perigo é visto, até parar.

A Distância de Parada (AC) percorrida pelo veículo entre o momento da visão do perigo até a sua parada definitiva, corresponde à soma das distâncias de reação e frenagem (AB + BC).

Como evitar a colisão com o veículo da frente:

- Fique Alerta: não desvie sua atenção. Permaneça atento, observando os sinais do motorista da frente, para saber o que ele pretende fazer.

- Antecipe-se a Situação: procure estar atento, olhando o mais à frente possível, assim você poderá ver os problemas que possam surgir além do veículo da frente. Esteja pronto para agir.

- Mantenha Distância: não subestime sua distância de parada, mesmo que conte com bons freios, é necessário um grande espaço. Se as condições da via forem desfavoráveis, aumente a distância.

- Comece a Parar mais Cedo: ao pressentir algum perigo, freie aos poucos, de modo que o veículo não derrape ou pare bruscamente.

A distância percorrida pelo veículo do momento em que o motorista aciona o pedal de freio

Quando um motorista se depara com um obstáculo do qual não pode desviar, ele deve já começar a pisar no freio gradualmente. O intervalo de tempo entre o momento em que o condutor identifica o obstáculo à frente e o que ele de fato aciona os freios é conhecido como “tempo de reação”.

O tempo de reação varia de pessoa para pessoa, por inúmeros fatores, já que isso está diretamente ligado à capacidade de reagir aos estímulos visuais. 

Além disso, ele pode ser afetado pelas condições do motorista, sejam físicas e psíquicas, como estado de fadiga e o grau de alcoolemia do indivíduo. Geralmente, o intervalo médio de reação é de cerca de 0,75 segundos. 

Depois que se acionam os freios, sejam eles ABS ou convencionais, cada veículo leva um tempo até a parada total. Esse período é chamado de “tempo de frenagem”.  

A distância percorrida pelo automóvel desde o momento em que o condutor aciona os freios até aquele em que o veículo para completamente é chamada de “distância de frenagem”. 

Essa distância varia conforme o tipo de veículo. Por exemplo: um veículo em condições normais de manutenção e condução, que trafega a uma velocidade de 40 km/h, percorre aproximados 6,4 metros.

Elementos que podem interferir, aumentando ou diminuindo a distância de frenagem:

  • Velocidade desenvolvida pelo veículo.
  • Estado de conservação e tipo do sistema de frenagem (convencional ou ABS).
  • Aderência dos pneus do veículo à pista, que varia em função do estado de conservação dos pneus, do estado de conservação da pista e do estado em que ela se encontra (seca, molhada, com óleo, etc.).

Ao trafegar atrás de outro automóvel, é necessário manter uma distância para evitar uma colisão caso ele freie bruscamente. 

Uma boa distância permite que se tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e que haja tempo para que o veículo, uma vez freado, pare antes da colisão.

Distância recomendada

A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. 

Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos. Há um método simples que ajuda o condutor a manter uma distância segura de outro veículo:

Estabeleça um ponto fixo à margem da via (placa de sinalização, poste, etc.). Quando o veículo que vai à frente passar pelo ponto fixo escolhido, comece a contar. Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira simples de fazer isso é contar seis palavras em sequência, por exemplo: “cinquenta e um; cinquenta e dois”.

A distância entre o seu veículo e o que vai à frente será segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos. Caso contrário, reduza a velocidade e faça nova contagem. Repita até estabelecer a distância segura.


Qual a distância percorrida pelo veículo depois que o motorista pisa no freio até o momento da parada?

A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total. A distância total percorrida pelo veículo desde o instante da observação da situação de perigo até sua parada é a soma das distâncias de reação e de frenagem.

O que é distância de frenagem?

De acordo com Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, distância de frenagem é aquele espaço percorrido pelo veículo, desde que se pisa no freio até a parada total do veículo. “A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem”, explica.

Qual é a distância que o veículo percorre desde o momento em que o condutor vê o perigo até colocar o pé no pedal de freio?

- Distância de reação – É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o do acelerador até colocá-lo no freio. Varia de pessoa para pessoa, mas no geral está entre 0,75 e 1,5 segundos.

Como é denominada a distância percorrida pelo veículo do momento em que o motorista?

A distância percorrida pelo automóvel desde o momento em que o condutor aciona os freios até aquele em que o veículo para completamente é chamada de “distância de frenagem”. Essa distância varia conforme o tipo de veículo.