A Guerra Civil Espanhola costuma ser vista como um ensaio para a Segunda Guerra Mundial porque

Questão 1

(UFRGS-2011) Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco e contra o governo republicano, iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Considere as afirmações abaixo sobre essa guerra.

I. Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário com a atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República.

II. Ela permitiu que a Alemanha, por meio da Legião Condor, testasse seus armamentos e táticas contra os republicanos.

III. Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de “não intervenção” da Inglaterra e da França.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Questão 2

(Uece - adaptado) A Guerra Civil Espanhola é considerada por muitos autores como um “ensaio para a Segunda Guerra Mundial”. Assinale a alternativa que indica corretamente essa ideia:

a) Ao experimentar novas armas, em mãos espanholas, tanto americanos quanto soviéticos testaram seu poderio militar em estratégias modernas de guerra.

b) O conflito político espanhol, ao colocar lado a lado liberais e anarquistas, atestou a possibilidade de união desses grupos contra a expansão da URSS.

c) A intervenção dos fascistas italianos e dos nazistas alemães contra as forças republicanas espanholas serviu de teste para as armas que seriam usadas contra os aliados.

d) A vitória do General Franco serviu para demonstrar a fragilidade das armas e da diplomacia alemã.

e) A adesão dos britânicos ao lado dos anarquistas no conflito foi uma demostração clara do Reino Unido contra as intenções alemãs na Espanha.

Questão 4

A vitória dos fascistas, liderados por Francisco Franco, garantiu:

a) o retorno do processo democrático na Espanha com eleições marcadas para 1940.

b) a instalação de um governo comunista alinhado com a União Soviética.

c) a instalação de uma ditadura fascista com imposição do autoritarismo e perseguição à esquerda política na Espanha.

d) o alinhamento da Espanha ao Eixo e adesão deles à Segunda Guerra Mundial.

e) a posse do rei Juan Carlos em 1939.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

Todas as afirmações são verdadeiras. As Brigadas Internacionais aderiram em massa à defesa do republicanismo na Espanha e à luta ideológica e armada contra o fascismo. A segunda afirmação é verdadeira, pois, de fato, houve a participação da Alemanha na guerra, testando armamentos que seriam utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, a Guerra Civil Espanhola contou com a não intervenção da Inglaterra e da França, diferentemente de Alemanha e Itália, que atuaram diretamente no conflito.

Resposta Questão 2

Letra C

A Alemanha e a Itália atuaram diretamente no conflito. No caso alemão, o destaque foi a atuação da Luftwaffe, a aviação de guerra. Na Espanha, Hitler pôde testar a eficiência desse instrumento de guerra, além de possibilitar à Alemanha identificar as falhas e os pontos positivos de seus aviões e aprimorá-los para a Segunda Guerra Mundial. Já a Itália mandou cerca de 50 mil soldados para lutar juntamente às tropas de Francisco Franco.

Resposta Questão 3

Letra A

O general Francisco Franco liderou o golpe militar contra a República espanhola, em 1936. Essa ação deu início à Guerra Civil Espanhola. Além disso, Franco era o principal representante dos nacionalistas e, em 1937, foi proclamado como Chefe de Estado, posição que foi consolidada com a vitória dos nacionalistas em 1939.

Resposta Questão 4

Letra C

A vitória dos nacionalistas, grupo liderado por Francisco Franco, garantiu a instalação de uma ditadura de orientação fascista, que impôs forte autoritarismo sobre a Espanha e perseguição aos grupos políticos de esquerda. A ditadura franquista ocupou o poder na Espanha até a morte de Franco, ocorrida em 1975.

Ainda que nos últimos séculos a Espanha tenha sido palco de várias guerras civis, chama-se Guerra Civil Espanhola a que eclodiu após um fracassado golpe de estado contra o governo da república e assolou o país entre julho de 1936 e abril de 1939.

A Guerra Civil Espanhola é considerada um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, pois serviu de campo de provas para as potências do Eixo e da URSS, além de colocar em conflito as principais ideologias políticas que até então conviviam na Europa: o fascismo, a democracia de tradição liberal e os diversos movimentos revolucionários (socialistas, comunistas estalinistas e troskistas e anarquistas).

A monarquia espanhola foi derrubada em 1931. A economia do país estava estagnada desde a crise de 29. A Espanha ainda era um país muito conservador, com a Igreja acusando qualquer sopro de modernidade de obra do demônio. Com a República, o povo esperava por mudanças que não ocorreram. Com tanta insatisfação, o país foi tomado por greves e manifestações contra o governo.

Aproveitando-se desta situação, no dia 17 de julho de 1936, o general Francisco Franco lidera uma tentativa de golpe militar, visando tomar o poder. Porém, milícias anarquistas e socialistas foram para as ruas para lutar contra os militares. O país ficou dividido. De um lado, as tropas de Franco, nacionalistas, apoiadas pela Igreja, pelos latifundiários e pelos governos nazista da Alemanha e fascista da Itália. Do outro, os republicanos representados pela esquerda socialista e apoiados pela União Soviética.

Durante três anos, a Espanha sofreu com uma Guerra Civil que destruiu cidades e vitimou milhares de pessoas, militares e civis. Todo esse caos inspirou Pablo Picasso a pintar uma de suas mais famosas telas, Guernica, em que retrata o bombardeio da cidade de mesmo nome pela força aérea alemã, a Luftwaffe, um "oferecimento" de Hitler a Franco e um treinamento para a Segunda Guerra Mundial.

A Guerra terminou em 1939, com a vitória do General Franco, que ficou no poder até sua morte em 1975. Neste conflito, os ideais e os elementos militares que estiveram presentes marcaram todo o último século.

Por que a Guerra Civil Espanhola pode ser vista como um ensaio da Segunda Guerra Mundial?

A Guerra Civil Espanhola costuma ser chamada de "ensaio" da Segunda Guerra Mundial. Armas importantes que seriam usadas no maior conflito da história humana foram testadas na Espanha, e a luta no país serviu de experiência de combate para militares que voltariam a se enfrentar.

Por que o autor fala que a Guerra Civil Espanhola era uma esperança para os antifascistas?

Resposta. Resposta: Porque a Frente Popular de tendência esquerdista, contavam com o apoio dos sindicatos, partidos políticos de esquerda e defensores da democracia. Queriam combater o nazi-fascismo, que estava crescendo na Espanha e outros países da Europa.

Qual era o objetivo da Guerra Civil Espanhola?

A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que aconteceu na Espanha entre 1936 e 1939 e foi motivada pela disputa do poder espanhol entre dois grupos: os republicanos, alinhados com a esquerda política e o comunismo, e os nacionalistas, alinhados com a direita e o nazifascismo.

Qual foi a relevância da Guerra Civil Espanhola no contexto europeu anterior a Segunda guerra?

Resposta. Resposta: A Guerra Civil Espanhola foi uma espécie de prévia da II Guerra Mundial. Primeiro porque antecipou o confronto entre nazi-fascistas de um lado e socialistas, comunistas e liberais-democratas de outro.