Animais invertebrados que não se locomovem

Tempo de leitura: 3 minutos

A natureza está repleta de surpresas, mistérios e maravilhas! Parte desse encanto está nos animais invertebrados. Essa categoria possui inúmeras espécies interessantes e curiosas! Porém, quais são as características dos animais invertebrados?

Animais invertebrados que não se locomovem

Quer saber quais são os animais invertebrados e o que os diferencia dos vertebrados? Continue a leitura! A  seguir, te explicaremos tudo sobre esses seres incríveis e que causam tantas dúvidas! 

O que são animais invertebrados

A natureza é complexa e muito pluralizada! Para ficar mais fácil de compreendê-la, os seres vivosforam divididos em diversas categorias. Essa divisão auxilia a classificação das espécies, levando em consideração a diversidade.

 Em primeiro lugar, os animais invertebrados fazem parte do reino animal, no qual todos os integrantes possuem categorias. Confira cada uma delas nas explicações abaixo. 

  • São pluricelulares: corpo possui mais de uma célula; 
  • Possuem células eucarióticas: células possuem membrana nuclear, também chamada de núcleo verdadeiro; 
  • São heterófilos: precisam se alimentar de outros seres vivos. Diferentemente das plantas, os animais não produzem o próprio alimento. 

Lembrando que as informações acima dizem respeito a todos os integrantes do reino Animal. Porém, o que é um animal invertebrado e o que o faz ser tão diferente? Há uma característica muito marcante nos invertebrados: a ausência de coluna vertebral e crânio. 

Sendo assim, como esses animais se movimentam? Para você entender melhor, separamos uma listinha com alguns exemplos de tipos de invertebrados conhecidos. 

Porém, atenção! A divisão dos animais vertebrados e invertebrados é considerada artificial. Os animais sem coluna vertebral estão distribuídos em diversos grupos. Isso quer dizer que existem espécies muito diferentes na mesma categoria. Veja alguns exemplos.

Filos dos invertebrados

Como vimos, esses animais heterófilos fazem parte de diversos grupos diferentes. Na biologia, o nome dos invertebrados é “filo”. Eles são divididos em oito filos diferentes, de acordo com as características.

1. Poríferos

Exemplo: esponjas-do-mar. 

Como o nome indica, este filo é caracterizado pela presença de poros. Os animais vivem no mar e se alimentam de pequenos organismos por meio da filtração da água.

2. Cnidários

Exemplo: corais, anêmonas, água-vivas. 

Os cnidários também são aquáticos, mas, aqui, encontramos algumas características diferentes. Podem ser divididos em dois grupos. Os pólipos são fixos, como corais e anêmonas. Já as medusas são animais de vida livre, como as águas-vivas. 

Animais invertebrados que não se locomovem

3. Platelmintos

Exemplo: tênia (um verme muito conhecido dos humanos e dos pets). 

Os platelmintos também são conhecidos como vermes achatados. São animais invertebrados terrestres, mas podem viver na água. Alguns são parasitas.

4. Nematódeos ou nematelmintos

Exemplo: lombriga. 

Os nematódeos também são vermes, o que pode gerar certa confusão. Diferente dos filos apresentados até agora, os nematódeos são animais complexos, possuindo sistema circulatório e digestório completo. A forma também é diferente, sendo conhecida como cilíndrica ou fusiforme. 

5. Moluscos

Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. 

Os moluscos são o segundo maior grupo de animais, possuindo uma grande variedade de espécies! Possuem corpo mole, sendo que alguns deles se protegem com uma concha, como os caracóis e as ostras. Já outros, como o polvo e a lula, não possuem concha. Também são animais complexos. 

6. Anelídeos

Exemplo: minhoca. 

Os anelídeos são conhecidos por uma característica marcante: a divisão do corpo em anéis! São animais complexos, com sistema circulatório, respiratório e digestório.

7. Equinodermos

Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar. 

Os equinodermos são animais marinhos que se destacam por possuir um endoesqueleto ou um esqueleto interno. Também possuem certo grau de complexidade nos sistemas.

8. Artrópode

Exemplo: insetos, aracnídeos, crustáceos. 

Este é o grupo com maior diversidade em todo o reino animal! Os artrópodes incluem animais muito comuns em nosso dia a dia, como formigas, abelhas, aranhas, moscas e camarões. São complexos, assim como alguns dos filos acima. 

A característica mais marcante dos artrópodes é a presença de um exoesqueleto: um esqueleto externo que protege e oferece sustentação. A natureza é realmente incrível, não é mesmo?

Animais invertebrados que não se locomovem

Esses são os animais invertebrados e as principais características! O mundo animal não cansa de nos surpreender. Para conferir mais conteúdos como este e se encantar ainda mais pelos bichinhos, não deixe de acompanhar as publicações do blog Petz!

Quais são os 5 animais invertebrados?

Filos dos invertebrados.
Poríferos. Exemplo: esponjas-do-mar. ... .
Nematódeos ou nematelmintos. Exemplo: lombriga. ... .
Moluscos. Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. ... .
Anelídeos. Exemplo: minhoca. ... .
Equinodermos. Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar. ... .
Artrópode. Exemplo: insetos, aracnídeos, crustáceos..

Como é a locomoção dos animais invertebrados Porquê?

Platelmintos apresentam capacidade de movimentação no ambiente aquático, assim como os nematelmintos e anelídeos que possuem capacidade de rastejar. Os moluscos e equinodermos também possuem capacidade de locomoção, que pode ser rastejando ou nadando no ambiente em que se encontram.

O que os animais invertebrados não tem?

Animais invertebrados caracterizam-se pela ausência de uma coluna vertebral e de crânio. Como exemplo podemos citar os insetos, crustáceos e anelídeos. Os invertebrados são animais que não apresentam coluna vertebral e crânio. Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio.

Como os animais invertebrados andam?

Endoesqueleto: os animais invertebrados não possuem coluna vertebral, por esse motivo, não têm endoesqueleto, ou seja, não possuem o esqueleto interno que é responsável pela sustentação e locomoção. Aeróbicos: esses animais precisam do oxigênio para obterem energia e sobreviverem.