Aquele que diz que ama a Deus mas odeia seu irmão

1João 4:20 ARC

Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

ARC: Almeida Revista e Corrigida

Planos de Leitura e Devocionais Gratuitos relacionados com 1João 4:20

Incentivando e desafiando você a buscar intimidade com Deus todos os dias.


1João 4:8 NVT

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

NVT: Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora

Compartilhar

Ler o capítulo inteiro

1João 4:20-21 NVT

Se alguém afirma: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso, pois se não amamos nosso irmão, a quem vemos, como amaremos a Deus, a quem não vemos? Ele nos deu este mandamento: quem ama a Deus, ame também seus irmãos.

NVT: Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora

Compartilhar

Ler o capítulo inteiro

1 João 4:20
 “Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

Quando o crente começa a entender que o seu relacionamento com o próximo é uma consequência do tipo de relacionamento que ele tem com Deus, sem duvida alguma as coisas começam a fruir com mais naturalidade. O amor não pode ser cultivado a parte de um intimo relacionamento, ou seja, ninguém pode dizer que ama sem que esteja vivendo um profundo, fiel, sincero e intimo relacionamento com a pessoa amada. Muitos crentes julgam que amar a Deus é ter um alto índice de frequência nos cultos, porém, o verdadeiro teste do nosso amor a Deus é como tratamos as pessoas que estão à nossa volta — os membros de nossa família e os nossos irmãos em Cristo. Não podemos amar verdadeiramente a Deus enquanto negligenciamos o amor àqueles que foram criados à sua imagem.

Sobre o amor, a Bíblia Sagrada afirma que Deus é amor e, para ficar definitivamente compreendido, a Bíblia não está dizendo que o Senhor sente amor, mas que Ele é a fonte, a principal e única fonte do genuíno e incomparável amor. Ainda que o nosso Deus não precise de ninguém (no sentido de completa-Lo), porque é perfeito e completo em tudo, Ele quer expressar o seu amor por nós. O amor de Deus explica, em parte, um ensinamento muito particular do cristianismo: o fato de Deus ser uma Trindade. Por isso, falamos sobre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Não são três deuses, mas sim três Pessoas em um só Deus. Isso nos ensina que para Deus é tão importante amar que já desde a eternidade ele não está sozinho, mas tem o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O amor de Deus também foi a causa da criação. Ao nos criar e nos entregar tudo, Deus demonstra sua natureza amorosa. Ele fica contente porque agora pode nos amar e pode amar toda a criação. Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Isso significa que nós também fomos criados para amar. Jesus falou uma vez que toda a lei de Deus pode ser resumida em uma só palavra: amor. Deus quer que o amemos e quer que amemos uns aos outros.

Podemos dizer pela interpretação bíblica que o amor de Deus é incondicional (no sentido de que não precisamos dar a Ele um motivo para amar), imparcial (Ele não faz acepção de pessoas) e imensurável e, diante desta conclusão, quando odiamos alguém, mesmo que ainda não tenha aceitado a Cristo como Salvador, estamos desmentindo o que a Palavra de Deus assegura sobre Ele. Desprezar as pessoas a quem Deus ama e criou na Sua imagem (assim como nós) não corresponde com qualquer declaração de amor para com Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento II – Warren W. Wiersbe
– Bíblia do Semeador.

9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

12 Filhinhos, eu escrevo a vocês
porque os seus pecados
foram perdoados,
graças ao nome de Jesus.

13 Pais, eu escrevo a vocês
porque conhecem
aquele que é desde o princípio.
Jovens, eu escrevo a vocês
porque venceram o Maligno.

14 Filhinhos, eu escrevi a vocês
porque conhecem o Pai.
Pais, eu escrevi a vocês
porque conhecem
aquele que é desde o princípio.
Jovens, eu escrevi a vocês,
porque são fortes,
e em vocês a Palavra de Deus permanece,
e vocês venceram o Maligno.

15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo.

17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Leia o capítulo completo: 1 João 2

Aquele que diz que ama a Deus mas odeia seu irmão

Esta passagem em outras versões da Bíblia

9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas.

10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço.

11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome.

13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno.

14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.

15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.

17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

Versão Almeida Revista e Atualizada

Aquele que diz que ama a Deus mas odeia seu irmão

9 Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão até agora está em trevas.

10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.

11 Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

12 Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.

13 Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.

14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Versão Almeida Revista e Corrigida

Aquele que diz que ama a Deus mas odeia seu irmão


Também pode interessar

O que diz que ama a Deus mas odeia seu irmão?

1Jo 4:20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 1Jo 4:21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.

Quem odeia seu irmão Bíblia?

Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida.

O que significa João 15 13?

“ Jesus lhes ordenara, João 15:12 , que se amassem como ele os amava; em João 15:13 ele os informa que os amava de modo a dar a vida por eles; portanto, neste 14º versículo, ele diz a eles, ele os consideraria seus amigos, se eles dessem suas vidas, ou estivessem prontos para dar suas vidas um pelo outro.

Quem diz que ama a Deus e não obedece?

Quem realmente diz amar ao Senhor deve cumprir com Seus mandamentos, com o que Ele ordena em Sua Palavra. Assim está escrito em João 2.3-6: “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos seus mandamentos. Aquele que diz 'eu o conheço' e não guarda Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.