Área de conhecimento responsável por interligar todas as áreas de conhecimento e

O PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão apresentadas brevemente.

Estas mesmas nove áreas serão discutidas detalhadamente no Módulo IV, pois são o ponto central deste material, que buscará apresentar cada uma das dimensões do gerenciamento de projetos.

As gerências são divididas em primárias e secundárias, com a gerência de integração sendo responsável pela interação entre todas as áreas, de acordo com a figura 2.

Área de conhecimento responsável por interligar todas as áreas de conhecimento e

Figura 2 – As nove áreas de conhecimento em projetos

Fonte: Ávila, 2008

De forma alguma o nome secundárias quer dizer que as respectivas gerências sejam menos importantes, mas quer dizer que elas dão suporte às outras quatro gerências primárias, que tratam do núcleo do projeto.

Gerências Principais

Escopo

A gerência de escopo é a área que define os processos que buscam garantir que o projeto execute todo e apenas o trabalho necessário para entregar o produto designado com sucesso.

Tempo

Já a gerência de tempo é constituida por processos que buscam garantir que o projeto será completado dentro do prazo previsto.

Custos

A gerência de custos é a área que cuida das atividades desenvolvidas para que o projeto seja finalizado dentro do orçamento previsto.

Qualidade

E a última gerência primária, a de qualidade, inclui os processos que garantem que o projeto satisfará as necessidades dos stakeholders as quais ele fora criado para satisfazer.

Gerências Secundárias

Recursos Humanos

A gerência de recursos humanos é a área que descreve as ferramentas necessárias para se ter um melhor aproveitamento de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Comunicações

Já a gerência de comunicações descreve os processos que buscam garantir a geração, coleção, disseminação, armazenamento e disponibilização das informações do projeto no tempo e na forma adequada.

Riscos

A gerência de risco descreve as atividades que se referem à identificação, análise e respostas a todo e qualquer risco que possa influenciar o projeto.

Suprimentos

A gerência de suprimentos (ou aquisições) é a área que descreve os processos de aquisição de materiais e serviços externos à organização, para garantir a correta evolução do projeto.

Integração

E, por último, a gerência de integração inclui as atividades realizadas para garantir que os vários elementos do projeto estão devidamente coordenados.

Grátis

2 pág.

Área de conhecimento responsável por interligar todas as áreas de conhecimento e

  • Área de conhecimento responsável por interligar todas as áreas de conhecimento e
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

RESPOSTA – Gestão de projetos 
Avaliação Virtual 2: 
1. Para auxiliar os envolvidos em projetos, o PMBOK (2013) identificou alguns processos essenciais à gestão da comunicação: identificar as partes interessadas; planejar as comunicações; distribuir as informações; gerenciar expectativas das partes interessadas; e reportar o desempenho. Na identificação dos stakeholders, eles podem ser divididos em primários e secundários. Quem faz parte do grupo de stakeholders secundários? 
	c. Todos aqueles que estão envolvidos indiretamente no projeto, como: governo, 
	sindicatos, sociedade, entre outros.
	 
1. O ambiente mutável que está ao redor de uma empresa tem grandes impactos no projeto. Isso acontece porque os stakeholders podem ser influenciados por notícias do ambiente político, econômico, cultural, concorrencial, etc. para traçarem as suas opiniões sobre qualquer assunto. O que são os stakeholders de um projeto? 
	c. São as pessoas ou grupos que serão afetados pelo projeto e podem ter influências 
	nele
	. 
1. Assim como em qualquer atividade, em projetos, a gestão dos recursos humanos é muito importante, pois ela permitirá ao gerente de projetos mobilizar, desenvolver e acompanhar o desempenho dos funcionários que estão trabalhando em um empreendimento. Qual é a ferramenta utilizada para representar, graficamente, a disposição de papeis e responsabilidades numa equipe de projetos? 
a. Matriz RAM ou RACI. 
4. As empresas podem ter estipulado muitas metas que gostariam de atingir. Por isso, os projetos que serão colocados em prática precisam estar alinhados com esses objetivos. Quais ferramentas ajudam a determinar quais projetos devem ser priorizados? 
c. Gráfico de Bolhas; BSC e AHP. 
5. Um projeto tem o poder de mudar, inovar e de também influenciar o ambiente em que está sendo executado. Quando o projeto de uma empresa afeta a comunidade em que ela está inserida, falamos que ele pode afetar que tipo de sustentabilidade? 
 d. Sustentabilidade social. 
6. Projetos são geridos por área de conhecimento, cada uma delas contendo seus respectivos processos, possuindo entradas e saídas. A área de conhecimento responsável por interligar todas as áreas de conhecimento é: 
 
c. Integração. 
 
7. Projetos são geridos por área de conhecimento, cada uma delas contendo seus respectivos processos, possuindo entradas e saídas. A área de conhecimento responsável por contratar a mão de obra especializada é: 
a. Recursos Humanos. 
8. Na área de gestão de projetos, para que houvesse uma padronização da linguagem e um agrupamento das principais técnicas e ferramentas sobre o assunto, foram criadas associações que desenvolveram materiais que ficaram conhecidas como "boas práticas em gestão de projetos", assinale a alternativa que define qual associação foi criada nos EUA em 1969. 
 
b. PMI. 
 
9. Projetos são geridos por área de conhecimento, cada uma delas contendo seus respectivos processos, possuindo entradas e saídas. A área de conhecimento responsável pela criação e acompanhamento do cronograma é: 
a. Tempo. 
10. O planejamento faz parte de uma das etapas que constituem um projeto, que, quando agrupadas correspondem ao ciclo de vida de um projeto. Selecione a alternativa que contenha a composição mais completa deste ciclo de vida. 
c. Iniciação/Planejamento/Execução/Encerramento.

Qual área de conhecimento responsável por interligar todas as áreas de conhecimento?

Como já foi dito aqui, a integração é uma das áreas de conhecimento do PMBOK. A principal missão dela é: interligar todas as partes de um projeto para evitar conflitos que afetem a sua execução.

Qual é a relação entre as áreas de conhecimento integração e Escopo?

Por outras palavras: enquanto o gerenciamento de integração envolve a criação e manutenção do projeto como um artefato complexo, o gerenciamento do escopo envolve o controle das relações causais dos componentes do projeto com o resultado.

O que é o gerenciamento da integração?

O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos e atividades de gerenciamento de projetos dos grupos de processos de gerenciamento.

Quais são e como se relacionam as principais áreas de conhecimento em gestão de projetos?

Quais são as dez áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos?.
Integração. Os processos dessa área são: ... .
Escopo. Os processos de controle e monitoramento permitem verificar se o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento. ... .
Tempo. ... .
Custo. ... .
Qualidade. ... .
Recursos Humanos. ... .
Comunicações. ... .
Riscos..