As aves apresentam algumas características que as tornam adaptadas ao voo cite algumas delas

As aves são animais que apresentam como característica peculiar a presença de penas. Essas estruturas estão diretamente relacionadas com o voo, apesar de muitas espécies de aves não apresentarem essa capacidade. As aves, no entanto, não apresentam apenas as penas como adaptações do corpo relacionadas com o voo. A seguir listaremos as principais adaptações desses animais e discutiremos um pouco a respeito de cada uma delas.

Penas

As penas são estruturas formadas por queratina presentes na pele das aves. Possuem uma grande variedade de tipos, assim como diferentes funções. As penas possuem função de isolamento térmico, atuam na flutuação, ajudam na atração de parceiros e até mesmo na camuflagem. Apesar dessa variedade de papeis, o ponto mais conhecido é sua relação com o voo. As penas relacionadas com o voo são mais rígidas que as outras e garantem propulsão e sustentação do animal.

Asas

As asas, sem dúvidas, são estruturas essenciais para garantir o voo das aves. Sem as asas, as aves não conseguiriam propulsão e a sustentação necessária para garantir um voo adequado. Além disso, esses animais são capazes de alterar o formato de suas asas de modo a garantir uma melhor eficiência em seus movimentos. Essas alterações garantem, por exemplo, a realização de manobras, mudanças de direção e perfeição na decolagem e aterrissagem.

Esqueleto

O esqueleto das aves apresenta uma variedade de adaptações que garantem um voo com grande eficiência. Entre elas, podemos citar: ossos modificados nas mãos que garantem a sustentação das asas, vértebras na região da cauda que ajudam na sustentação das penas e uma coluna vertebral rígida que permite o movimento das asas sem causar danos ao animal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos destacar também a presença de um esterno expandido chamado de quilha ou carena, que sustenta os músculos peitorais que atuam no voo. Não podemos esquecer a presença de ossos ocos (ossos pneumáticos) que garantem leveza ao animal.

Músculos

Os músculos das aves são bem desenvolvidos, principalmente os músculos peitorais, que ajudam no vigor do bater das asas. Estima-se que, em algumas espécies que realizam o voo, os músculos peitorais podem atingir 20% de toda sua massa corporal.

Respiração

As aves são animais com respiração pulmonar que se destacam pela presença de estruturas denominadas de sacos aéreos. Essas estruturas garantem maior leveza e permitem um maior suprimento de ar, o que garante a quantidade de oxigênio necessária para que a ave consiga produzir energia para a realização de suas atividades.

Excreção

As aves destacam-se pela ausência de bexiga urinária, o que torna seu corpo mais leve e, consequentemente, auxilia no voo. Esses animais também apresentam excreção de ácido úrico, um produto que não necessita de grande quantidade de água para que seja eliminado.

Reprodução

A reprodução desses animais também se relaciona com o voo. Alguns pesquisadores afirmam que, ao botar os ovos, a ave evita que seu peso aumente exageradamente e dificulte o voo. Além disso, é importante frisar que as fêmeas apresentam apenas um ovário, e as gônadas nesse grupo são pequenas, auxiliando na redução do peso.

Saiba mais: Conheça também a História Evolutiva das Aves!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Estrutura da pena de uma ave

As penas encontradas em todas as espécies de aves são extremamente leves e flexíveis, formadas por queratina e produzidas de maneira semelhante ao pelo dos mamíferos. Tem como função proteger contra coques mecânicos, impermeabilizar a pele e manter a temperatura corporal do animal constante, servindo de isolante térmico. A estrutura de uma pena consiste em um eixo central, chamado de ráquis, que se encontra inserido em uma base chamada de cálamo. Da ráquis saem pequenos filamentos chamados de barbas, e das barbas saem outros filamentos ainda menores chamados de bárbulas. Na figura podemos perceber que as bárbulas prendem-se umas às outras através de ganchos. Isso mantém as penas organizadas e promove a proteção da pele e a sustentação para o voo. Ao alisarem as penas com o bico, as aves estão alinhando as bárbulas para que seus ganchos se encaixem.

As aves são desprovidas de dentes e bexiga; e algumas espécies possuem somente um ovário. A ausência desses órgãos permite às aves a diminuição de seu peso, favorecendo o voo.

Outra adaptação das aves para o voo é a estrutura esquelética. Dotadas de ossos finos, leves e não maciços (que ajudam na redução do peso), as aves apresentam ossos pneumáticos que se unem a sacos aéreos (bolsas que saem dos pulmões), com a função de diminuir a densidade do animal, facilitando o voo e a natação (no caso de aves que mergulham).

As aves apresentam o que chamamos de anquilose, que é a fusão das articulações. Dessa forma, algumas partes de seu esqueleto são soldadas. Isso pode ser observado na fusão dos ossos da clavícula, formando a fúrcula, conhecida por muitos como o osso da sorte. Nas vértebras também há anquilose em virtude da fusão de algumas vértebras e ossos da cintura pélvica.

Na parte anterior da caixa torácica das aves, vemos uma dilatação do osso esterno, formando uma estrutura chamada de quilha ou carena. Essa estrutura é uma adaptação das aves para a implantação dos músculos fundamentais ao voo. Aves que não voam podem não apresentar quilha, e por isso são chamadas de ratitas; enquanto que as aves que possuem quilha são chamadas de carenatas.

Dê a sua resposta à questão e o nosso especialista, após verificação, a publicará no site 👍

As aves apresentam algumas  características que as tornam adaptadas ao voo.Cite algumas delas.

A capacidade de vôo esta ligada ao reduzido peso corporal, possivel graças aos ossos pneumáticos e sacos aéreos, possuem tbm musculos bem desenvolvidos e osso esterno (esterno é o nome do osso!) quilha que ancora os musculos.

Quando falamos em aves, é comum pensarmos em animais que voam. Entretanto, essa capacidade não é encontrada em todos os animais desse grupo, sendo ausente, por exemplo, em emas e avestruzes. Apesar disso, entender as peculiaridades do corpo desses animais que permitem o voo é essencial para conhecer melhor esse grupo.

Principais adaptações das aves ao voo

  • Penas: estruturas formadas basicamente por betaqueratina que se desenvolvem de folículos na pele. Elas ajudam na propulsão e sustentação do animal no ar. Existem diversos tipos de penas. As penas adaptadas para o voo possuem vexilo desenvolvido de textura penácea, que lembra uma folha. Além de ajudarem no voo, as penas das aves possuem importante papel no isolamento térmico, flutuação, camuflagem e atração de parceiros.

  • Asas: são importantes porque garantem a sustentação, a ascensão e também a propulsão. As aves conseguem mudar o formato de suas asas de modo a garantir velocidade e força, o que permite manobras, aterrissagem, decolagens e mudanças de direção.

  • Esqueleto: O esqueleto das aves é bastante complexo e adaptado ao voo. Entre as principais características, podemos citar o esterno expandido em quilha ou carena, o qual tem a função de prender os músculos peitorais; ossos nas mãos modificados para sustentar asas; vértebras na região caudal onde se prendem penas da cauda; e uma coluna vertebral rígida que garante apoio às asas. Além disso, destaca-se a presença de ossos ocos e cheios de ar, chamados de ossos pneumáticos, que garantem leveza ao corpo de algumas espécies.

  • Músculos: Os músculos das aves são muito desenvolvidos. Em aves que voam, os músculos peitorais podem atingir 20% da massa corpórea.

  • Sistema digestório: Nas aves, observa-se a ausência de dentes e a presença de bico. Essa característica está relacionada com a redução do peso das aves.

  • Respiração: As aves são animais que respiram por pulmões, entretanto, possuem conectados a eles os sacos aéreos. Essas estruturas conferem maior leveza e garantem um maior suprimento de ar. O sistema respiratório das aves é, portanto, eficiente e consegue suprir a demanda energética do voo.

  • Excreção: As aves não possuem bexiga urinária, o que garante maior leveza a esses animais. Além disso, excretam ácido úrico, um produto que não necessita de grande quantidade de água para a eliminação.

  • Reprodução: Nas aves, é comum observar nas fêmeas a presença de apenas um ovário e as gônadas são pequenas. Além disso, a postura dos ovos (todas as aves são ovíparas) contribui para a redução do peso.

A classe das aves inclui seres vivos que possuem por característica principal a presença de penas. Essas estruturas são extremamente importantes, pois funcionam como isolante térmico e também são fundamentais para os representantes que voam por proporcionarem uma maior aerodinâmica. Além disso, elas podem ser usadas por algumas espécies como atrativo para o acasalamento.

A pele desses animais é fina, elástica e relativamente seca. Em algumas espécies, é encontrada a glândula uropigiana, que é capaz de produzir uma secreção formada por substâncias lipídicas. Essa secreção permite que o animal fique com as penas impermeáveis, após um mergulho, por exemplo.

Diferentemente da grande maioria dos animais, elas não possuem dentes. O bico córneo, que está adaptado à dieta de cada espécie, é usado na alimentação, mas não substitui os dentes, uma vez que não permite a mastigação do alimento.

O sistema digestório é completo, terminando na cloaca, porção final do intestino onde se abrem, além desse órgão, o sistema excretor e reprodutor. Esse sistema possui uma estrutura denominada de papo, que possui a função de armazenar e amolecer o alimento ingerido.

O sistema digestório das aves possui um estômago químico, que é chamado de proventrículo, e uma região onde ocorre a digestão mecânica denominada moela. No interior desse órgão são acumuladas pequenas pedrinhas, que são engolidas para ajudarem na trituração do alimento.

A respiração é feita através de pulmões. Esses órgãos possuem projeções que atuam tornando o corpo desses animais mais leve e controlando a temperatura. Essas estruturas são denominadas sacos aéreos e, apesar de surgirem a partir dos pulmões, não são capazes de realizar trocas gasosas.

O sistema circulatório é fechado e a circulação é completa. O coração apresenta quatro cavidades completamente separadas, assim como nos mamíferos. Em virtude dessa separação, não ocorre a mistura de sangue.

A excreção ocorre por rins, sendo que a principal excreta é o ácido úrico. Possuem sistema nervoso formado por encéfalo e diversos nervos. O sistema sensorial é relativamente bem desenvolvido, pois possuem visão a cores e boa audição. As aves também possuem a siringe, estrutura localizada na traqueia que faz com que o animal tenha a capacidade de produzir sons.

Nesse grupo aparece a característica da homeotermia, ou seja, são capazes de manter a temperatura do corpo constante. As aves não necessitam das variações de temperatura do meio para se manterem aquecidas, uma vez que conseguem produzir calor através do seu metabolismo. As penas, sem dúvidas, foram essenciais para que essa característica surgisse, pois o calor produzido deve ser mantido no corpo através de isolantes.

A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto, ou seja, sem presença de estágio larval. Esse grupo caracteriza-se por ser ovíparo, apresentando ovos semelhantes aos dos répteis. O embrião desenvolve-se no interior dos ovos.

Esses animais, muitas vezes, são associados ao voo, entretanto, nem todas as aves possuem essa capacidade. Chamamos de ratitas as que não são capazes de voar e de carenatas as que possuem essa habilidade.

Para que o voo aconteça de maneira satisfatória, algumas adaptações surgiram no corpo das aves, como: forma aerodinâmica, asas, penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, quilha, ausência dos dentes e de bexiga urinária (alguns grupos).

Dentre as características citadas, os ossos pneumáticos merecem destaque. Eles são ossos muito porosos que possuem ar em seu interior, inclusive os sacos aéreos aparecem muitas vezes penetrando nesses ossos. Essa característica permite que as aves se tornem mais leves, o que facilita muito o voo.

No osso esterno, é possível observar algumas protuberâncias denominadas de quilha (ou carena). É nessa projeção que irão se prender os músculos que ajudam no bater das asas. Em aves que não voam, a quilha normalmente não está presente.

Por Vanessa dos Santos

Graduada em Biologia

Quais características tornam as aves adaptadas ao voo?

Entre as principais adaptações das aves ao voo, podemos citar a presença de penas, asas, ausência de bexiga urinária, excreção de ácido úrico e os ossos pneumáticos.

Qual alternativa não apresenta uma adaptação das aves ao voo?

Alternativa “d”. A única característica apresentada que não se refere ao voo das aves é a siringe, que está relacionada com a capacidade do animal de produzir sons.

Como funciona o voo das aves?

A ave cria a força de ascensão durante o ciclo de bater as asas, mais especificamente, quando as asas abaixam. Quanto mais bate as asas, mais sobe. Há aves que, ao invés de bater as asas, decolam de pontos altos: lançam-se de penhascos, galhos de árvores, etc. e batem as apenas algumas vezes, só para manter a altura.

Que característica das aves possibilita que esses animais conseguem sair de uma região com condições desfavoráveis?

Para que o voo aconteça de maneira satisfatória, algumas adaptações surgiram no corpo das aves, como: forma aerodinâmica, asas, penas, ossos pneumáticos, sacos aéreos, quilha, ausência dos dentes e de bexiga urinária (alguns grupos). Dentre as características citadas, os ossos pneumáticos merecem destaque.