Casas em declive com garagem embaixo

Os projetos de arquitetura para terrenos em declive precisam aproveitar essa característica ao invés de encará-la como um problema.

Continue lendo PROJETOS PARA TERRENOS EM DECLIVE

Esse projeto de studio teve como principal intenção integrar a modernidade da construção com a mata à sua volta.

Continue lendo PROJETO DE STUDIO MODERNO NA MATA

Esse projeto no leve declive é uma versão ampliada desse projeto aqui. O recuo em uma das laterais foi de 2 metros para 1,50m, ou seja, a casa ganhou 50cm em toda a lateral.

Continue lendo CASA TÉRREA NO LEVE DECLIVE-Versão Ampliada

Projeto de casa de 115m² de área construída em terreno com declive suave.

Continue lendo CASA TÉRREA NO DECLIVE SUAVE

Essa casa totalmente térrea foi projetada em um terreno em declive, com garagem, casa e quintal no mesmo nível.

Continue lendo CASA TÉRREA NO DECLIVE DE 16x43m

A principal característica dessa casa térrea de 195m² é a garagem grande, que pode ser usada também como oficina ou ateliê.

Continue lendo PROJETO DE CASA TÉRREA COM GARAGEM GRANDE

O projeto dessa casa teve como ideia principal aproveitar a inclinação do terreno com declive suave. Continue lendo CASA QUE APROVEITA DECLIVE SUAVE DO TERRENO

Projeto de casa no declive, térrea e com garagem na parte de baixo, feita sem ter que planificar o terreno. Continue lendo CASA NO DECLIVE SEM MEXER NO TERRENO

Dicas e ideias de arquitetura e decoração da arquiteta Fernanda DG

Casas em declive com garagem embaixo

Projeto de casa no declive, térrea e com garagem na parte de baixo, feita sem ter que planificar o terreno.

Medidas do terreno

O terreno em declive tem 680m², com 17 metros de frente por 40 metros de profundidade. Sua inclinação é de aproximadamente 20%.

Casas em declive com garagem embaixo

O que a casa tem

A casa tem 98m² de área coberta no pavimento mais alto, mais 36m² na garagem, e conta com: Garagem coberta para 2 carros, piscina, dois quartos (sendo 1 suíte), 2 banheiros, 2 salas, cozinha integrada com lavanderia e 2 varandas.

Casas em declive com garagem embaixo

Construção feita sem planificar o terreno em declive

A principal característica da casa é que ela foi erguida por pilares, mantendo o terreno intacto. Assim evita-se trabalho, gastos e desperdícios com a planificação, e a permeabilidade do solo é mantida. Além disso, a umidade do solo não afeta a parte interna da casa dessa maneira.

Casas em declive com garagem embaixo

Economia na construção sem prejudicar a qualidade

Por ficar no alto, sobre pilares, a garagem surge na parte de baixo da casa sem a necessidade de uma nova estrutura ou cobertura. Um fator que gera economia sem prejudicar negativamente o resultado final da construção.

Casas em declive com garagem embaixo

Outras soluções dessa casa no declive que têm o mesmo efeito são:

  • As áreas molhadas ficam todas próximas, com apenas duas paredes contendo tubulação hidráulica, logo abaixo da caixa d’água. Isso reduz gastos com material e deixa a pressão da água mais forte.
  • O projeto tem formas simples e com poucos recortes, facilitando a construção.
  • Os ambientes são integrados, por isso tem poucas paredes a serem construídas. Isso economiza tempo e material.

Casas em declive com garagem embaixo

Conforto e privacidade

Para garantir o conforto com uma boa iluminação e ventilação, a casa conta com amplas aberturas nos quartos, no banheiro e na sala.  E para manter a privacidade nos banheiros e nos quartos, essas aberturas ficam voltadas para jardins particulares de cada ambiente.

Casas em declive com garagem embaixo

Nos quartos, parte desse jardim é aberto, deixando as aberturas parcialmente visíveis a partir de fora. Assim a privacidade é mantida e o visual fica leve ao mesmo tempo.

Ambientes dessa casa

Selecione qual parte interna dessa casa você deseja ver:

  • Cozinha
  • Salas de TV e jantar

Vídeo da casa no declive sem mexer no terreno

Veja no vídeo abaixo um tour virtual por fora da casa no declive, e também a explicação do projeto:

Veja mais projetos de casas.
Projeto: Arq. Fernanda DG

Dicas e ideias de arquitetura e decoração da arquiteta Fernanda DG

Como aproveitar terreno declive?

Uma solução interessante para casa em declive é utilizar os desníveis para criar uma espécie de sistema de escadas. Cada nível deve ser planificado e funcionar como se fosse um degrau dessa escada. Esses níveis são chamados de platôs.

Como projetar casa em terreno declive?

Neste caso é quase certo de que a melhor opção é fazer um bom muro de arrimo e depois nivelar o terreno. Geralmente se tira um pouco de terra da parte mais alto e aterra a parte mais baixa, deixando assim a casa em meio termo. É uma boa opção.

Como fazer garagem em terreno inclinado?

No declive, a garagem pode existir em terrenos com qualquer inclinação. Basta fazer uma laje que será a garagem. Mesmo se o terreno for muito inclinado, a ponto de um carro não poder descer, é só fazer essa laje começando no nível da rua.

O que é melhor terreno em aclive ou declive?

Normalmente, os terrenos aclive são mais caros devido à alta procura dos compradores. Estes terrenos ficam virados para a parte de cima da rua. Os terrenos em declive são mais difíceis de vender, pois, as casas em declive são construídas em diferentes níveis, ou seja, seguindo a topografia natural do solo.