Cite as determinações do que se convencionou chamar de leis Intoleráveis

A efetiva colonização dos Estados Unidos por imigrantes ingleses e o consequente desenvolvimento das Treze Colônias trouxeram à região norte do “Novo Mundo” (o continente americano) grande prosperidade econômica. Nesse contexto, a Coroa Inglesa, além de definir estratégias de ocupação e de defesa do novo território, também estipulou a estrutura administrativa para o território colonial. Entre as medidas tomadas com vistas ao funcionamento dessa estrutura estavam as lei proibitivas, isto é, leis que tinham o objetivo de oficializar o controle britânico sobre o que era produzido nas colônias norte-americanas.

O interesse da Coroa Inglesa em controlar a produção dos colonos intensificou-se na segunda metade do século XVIII, sobretudo a partir do ano de 1765, com a aprovação da Lei do Selo, que entrou em vigor no dia 22 de março. Mas antes mesmo desse ano, já existiam outras leis que visavam à regulamentação do que era produzido. Os exemplos mais notórios foram as Leis do Açúcar, da Moeda e do Aquartelamento.

A Lei do Açúcar tinha o objetivo de taxar as mercadorias produzidas com vistas à recuperação do preço pago pelos artigos importados de outras regiões, tanto da América quanto da Europa, principalmente açúcar, vinho, tecidos e café. A Lei da Moeda, por sua vez, visava ao enfraquecimento do câmbio (valor da moeda) dos colonos e ao consequente aumento do valor da moeda da coroa, deixando assim o trânsito econômico sob o jugo imperial. Já a Lei do Aquartelamento previa a obrigatoriedade do fornecimento de mantimentos aos soldados ingleses presentes em solo americano por parte dos colonos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa última lei estava diretamente associada ao evento da Guerra dos Sete Anos (1756 -1763), isto é, à guerra travada na América do Norte entre ingleses e franceses pela posse de terras. A Lei do Selo, de 1765, que mencionamos anteriormente, foi decretada após essa guerra com o objetivo de recuperar o prejuízo que a Inglaterra contraiu durante as campanhas militares. Como os produtos da colônia, segundo a lei, não podiam mais circular sem o selo real, o livre trânsito econômico dos colonos foi cerceado.

Evidentemente que essas leis proibitivas acabaram por gerar crises e revoltas nas colônias americanas, mas prosseguiram nos anos seguintes. Uma das leis, a do Imposto Sobre o Chá, tornou-se icônica, pois a revolta contra ela na cidade de Boston, em dezembro de 1773, ficou conhecida como a Festa do Chá de Boston e deu origem a um dos mais sólidos movimentos políticos conservadores dos Estados Unidos. A estratégia dos colonos em Boston consistiu em disfarçarem-se de índios e entrarem no Porto da cidade para jogar as sacas de chá da Companhia das Índias Ocidentais no mar.

O gesto de revolta dos colonos americanos em Boston tinha o objetivo de provocar a valorização do preço do chá local, em detrimento do preço do chá da Companhia das Índias Ocidentais, que era endossado pela coroa britânica.

Índice:

  1. Quais são as leis intoleráveis?
  2. Quais eram as leis proibitivas?
  3. O que é a Lei do Aquartelamento?
  4. O que foi a independência das Treze Colônias?
  5. O que determinava a lei do selo?
  6. O que estabeleciam as leis do açúcar do selo é a lei do chá?
  7. Qual era a pretensão da coroa inglesa ao criar impostos como a lei do açúcar do selo e do chá que consequência teve essa atitude?
  8. O que foi a Lei de Townshend?
  9. O que eram as colônias do Sul?

Quais são as leis intoleráveis?

As Leis Intoleráveis (em inglês: Intolerable Acts ou Coercive Acts) foi o nome dado pelos colonos das Treze Colônias a uma série de leis promulgadas pelo Parlamento britânico em 1774. Essas leis desencadearam ultraje e resistência nas colônias e foram um importante fator de crescimento da Revolução Americana.

Quais eram as leis proibitivas?

As leis proibitivas eram restrições fiscais, isto é, imposição de limitações às relações comerciais no território colonial. Uma dessas leis era a Lei do Selo, promulgada em 1765, que tinha como objetivo cobrar imposto sobre todos os produtos que circulavam nas colônias.

O que é a Lei do Aquartelamento?

Tudo isso levou a Inglaterra, ainda em 1765, a criar a Lei do Aquartelamento, que definia como obrigatório a hospedagem do exército britânico no território colonial. Apesar da lei intimidar os colonos, não acabou com os boicotes, o que fez com que a Inglaterra voltasse atrás em relação a Lei do Selo.

O que foi a independência das Treze Colônias?

A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra.

O que determinava a lei do selo?

A Lei do Selo determinava que todos os jornais, livros e documentos publicados nas colônias deveriam pagar uma taxa, o que implicava mais despesas para os colonos. ... Foi revogada em 1766.

O que estabeleciam as leis do açúcar do selo é a lei do chá?

Entre eles a Lei do Açúcar (cobrança de impostos sobre o açúcar que não fosse oriundo das Antilhas Inglesas), Lei do Selo (todos os documentos originados na colônia, como contratos, jornais e ofícios, receberiam um selo da coroa inglesa) e Lei do Chá (os colonos só poderiam comprar chá, na época monopolizado pela ...

Qual era a pretensão da coroa inglesa ao criar impostos como a lei do açúcar do selo e do chá que consequência teve essa atitude?

O objetivo da lei do açúcar era incentivar os colonos a consumir somente o açúcar diretamente dos ingleses. Aumentava os impostos que os colonos deviam pagar sobre o melaço, o vinho, o café, a seda, roupas brancas, artigos de luxo e o linho em seus portos.

O que foi a Lei de Townshend?

Constituíram-se de uma série de "Atos" criando tributos propostos por Charles Townshend e aprovados pelo Parlamento da Grã-Bretanha entre 17, que determinavam a taxação de artigos de consumo como o chá, o vidro, o papel e outros, além da criação de tribunais alfandegários nas colônias americanas.

O que eram as colônias do Sul?

Colônias do Sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

Quais são as determinações das Leis Intoleráveis?

As Leis Intoleráveis foi um conjunto de leis britânicas que puniu os colonos americanos pela Festa do Chá de Boston. Leis aprovadas pelo Parlamento britânico contra as treze colônias americanas, em 1774, como punição pela Festa do Chá em Boston. Na Grã-Bretanha, essas leis ficaram conhecidas como "Atos Coercitivos".

O que foram as Leis Intoleráveis Cite um exemplo?

As "Leis Intoleráveis" se consistia em medidas políticas implementadas pela Inglaterra às suas colônias, como por exemplo, Estados Unidos, como um aumento de impostos já existentes e um conjunto de novos impostos.

O que eram as Leis Intoleráveis Brainly?

As Leis Intoleráveis foram uma série de leis promulgadas pela Inglaterra após a Guerra dos sete anos , criadas com o objetivo de sanar os prejuízos tidos por este país com essa guerra. Logo os ingleses a partir destas leis aumentam a pressão fiscal sobre as Treze Colônias da América do Norte.

Quais as leis consideradas intoleráveis e que desencadearam a Revolução Americana?

O estopim que levou ao início do movimento de independência foi a Lei do Chá, que determinava o monopólio da venda do chá na América para a Companhia das Índias Orientais.