Com quantos dias de atraso pode ser gravidez

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Antes mesmo do atraso menstrual, já é possível notar os sinais da gravidez? Quais são os primeiros sintomas? Em entrevista à CRESCER, o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, em São Paulo, respondeu a essas dúvidas e, de quebra, explicou em detalhes o que acontece no corpo da mulher antes e logo após a fecundação.

+ Tipos de teste de gravidez: quais existem e quando fazer

Com quantos dias de atraso pode ser gravidez

Primeiros sintomas da gravidez surgem antes mesmo do atraso menstrual (Foto: Nataliya Vaitkevich/Pexels)

"O primeiro dia do ciclo menstrual de uma mulher é o primeiro sangramento, não aquela 'borra'. A partir daí, o corpo começa a preparar o óvulo no ovário. Em seguida, acontece o rompimento do cisto no qual está o óvulo, e ele é capturado pela trompa — é quando ocorre a chamada 'ovulação'. Esse período até a ovulação pode variar de uma mulher para outra, mas, em média, é de 14 dias. Consideramos normal e ideal, quando esse período de ovulação ocorre de 12 a 16 dias depois do primeiro dia do sangramento menstrual.

Então, quando o cisto se rompe, o óvulo é recolhido pela trompa, e é nessa porção mais inicial da trompa onde ocorre a fecundação. Isto é, onde o óvulo vai encontrar os espermatozoides que, ao fecundarem o óvulo, dão inicio a uma nova vida: o embrião. A partir daí, o embrião é empurrado lentamente em direção à cavidade uterina por células — chamadas de cílios ou células ciliadas —, que 'forram' a camada interna do tubo da trompa. Espera-se que por volta do quinto dia após a ovulação — podendo variar em até dez dias —, esse embrião, que já tem um número razoável de células, chegue até o útero pronto para grudar na parede uterina. Quando isso acontece, provoca uma espécie de 'corrozão'; isto é, o embrião corrói uma parede do útero para entrar e se fixar. O nome desse processo é 'nidação' — é como se fosse a formação de um ninho. É nesse momento que surge o primeiro sintoma perceptível para a mulher, antes mesmo do atraso da menstruação, que é um pequeno sangramento.

Primeiros sinais

No entanto, esse sangramento é bem diferente do menstrual. Ele costuma ser de pequena quantidade, mais escuro, aguado e dura, no máximo, um dia ou um dia e meio. Esse pequeno sangramento também pode vir acompanhado de cólica, pois o útero fica irritadiço e isso pode se apresentar na forma de cólicas para a mulher.

Assim que se fixa na parede do útero, o embrião começa a liberar o hormônio beta HCG (gonadotrofina coriônica humana), que 'avisa' o ovário que a gravidez ocorreu. Assim, quando recebem esse hormônio, as células em volta do ovário, que formam a parede do cisto de onde o óvulo sai, entendem que a gravidez aconteceu e, em vez de pararem de produzir hormônio para que a menstruação aconteça, aumentam a produção de progesterona. A partir daí, há um aumento gradativo desse hormônio, trazendo novos sinais da gravidez, como inchaço no abdômen, mamas, aumento da sensibilidade da aureola e mamilo e, conforme aumenta a quantidade de HCG no organismo da mulher, o embrião vai crescendo dentro do útero. Então, na época em que normalmente ela menstruaria, a mulher vai apresentar um inchaço do corpo como um todo e, em seguida, vem o atraso menstrual. 

Sintomas variam

É claro que esses sintomas variam de uma mulher para outra. Algumas podem ser mais sensíveis ou estarem mais atentas ao próprio corpo e vão perceber mais claramente. Outras, com a correria e o estresse do dia a dia, podem ter uma percepção menor. Somado a tudo isso, ainda existe a mulher que deseja tanto estar grávida, que tem todos esses sintomas mesmo sem estar gestando — é o que chamamos de 'somatização'. Ela somatiza a percepção da gravidez mesmo não estando grávida.

Já as mulheres que engravidam de múltiplos bebês, como é o caso dos gêmeos bivitelinos (que se formam pela fertilização de dois óvulos diferentes), sentem um reflexo maior e mais rápido dos sintomas, já que são dois embriões se fixando na parede do útero. Mas o mesmo não se aplica na gravidez de gêmeos univitelinos (formados a partir da fertilização de um único óvulo), pois o embrião único se dividirá em dois posteriormente."

Saiba como acessar todo o conteúdo exclusivo da CRESCER aqui

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Os primeiros sintomas de gravidez são muitos e podem não surgir ao mesmo tempo. Nos primeiros dias de gravidez (e muitas vezes antes do atraso menstrual) surge a tensão mamária e aumento do peito, o sono e cansaço, que se devem sobretudo às alterações hormonais. Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

A falha menstrual (“não veio a menstruação”) costuma ser o sinal de gravidez mais importante e que normalmente leva a mulher a pensar que está grávida. Mas pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal que pode ser sinal de gravidez, que corresponde à implantação do ovo no útero materno, ou seja, quando este chega e se acomoda na cavidade uterina.

As náuseas (enjoo) e vómitos são sintomas muito frequentes no início da gravidez. Normalmente são matinais (ocorrem de manhã), mas podem surgir a qualquer hora do dia. É normal que os sinta logo na primeira semana de gravidez e normalmente cessam entre as 8 e as 12 semanas. No entanto, podem em alguns casos perdurar ao longo de toda a gestação.

A tontura e o sono excessivo são sintomas da gravidez que ocorrem por causa da queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue, e da má alimentação devido aos enjoos e vómitos frequentes.

A dor de cabeça na gravidez é também frequente, geralmente é leve mas persistente no tempo.

No 1º (primeiro) mês de gravidez pode surgir aumento de apetite, aumento da frequência miccional (vontade frequente de urinar), obstipação (prisão de ventre), aparecimento de espinhas e pele mais oleosa.

Podem ocorrer alterações no humor (sintomas de depressão) e também aversão a cheiros fortes. A mulher grávida chega mesmo a vomitar perante cheiros que sejam aparentemente agradáveis como perfumes ou alimentos saborosos.

Apesar dos sintomas atrás apresentados, é importante referir que a gravidez não é uma doença! E se não houver restrições pelo médico obstetra, a grávida deve fazer uma vida normal e saudável. No entanto, apesar de ser um estado de felicidade, como vimos, podem ocorrer vários sintomas iniciais (que surgem logo nas primeiras semanas de gravidez) e muitos outros que podem surgir até ao final da gestação que podem ser um motivo de angústia para as mulheres grávidas. Muitos destes sintomas podem ser bastante incomodativos e transtornar a vida diária. A gravidez sem sintomas é algo frequente e por isso não deve ficar preocupada se não tiver nenhum dos sinais e sintomas referidos.

Caso os sintomas sejam incomodativos, o médico obstetra pode prescrever determinados medicamentos (ou remédios) ou recomendar outras atitudes ou medidas terapêuticas que possam aliviar ou até eliminar eficazmente muitos desses sintomas.

É importante também saber distinguir entre aquilo que é considerado normal e o que é patológico, merecendo investigação e tratamento adequados. Veja mais informação em sinais e sintomas de alarme na gravidez.

Quando começam os sintomas de gravidez?

O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.

A intensidade e regularidade dos sintomas também variam imenso de mulher para mulher. Para determinadas mulheres os sintomas tornam-se extremamente evidentes e intensos enquanto para outras poderão ser confundidos apenas com um simples mau estar.

Sinais e sintomas de alarme

Como vimos existem inúmeros sinais e sintomas associados à gravidez, a maioria deles normais e sem motivo de preocupação. No entanto, outros sinais e sintomas requerem investigação médica e em alguns casos até avaliação urgente.

Por isso, se tiver febre, palpitações, diarreia, dores abdominais fortes e sangramento vaginal deve procurar o seu médico obstetra.

Como posso saber se estou grávida?

Se tiver um atraso na menstruação associado a qualquer um dos sinais e sintomas atrás descritos poderá estar grávida. Mas o ideal será fazer um teste de gravidez pois pode estar grávida mesmo “menstruando”.

O que é um teste de gravidez?

O teste de gravidez é o modo de confirmação mais usado para atestar a gravidez. Existem 2 tipos de teste de gravidez:

  1. Teste de urina ou teste imunológico da gravidez (TIG);
  2. Teste de sangue com doseamento da B-HCG que é uma hormona da gravidez.

Os testes de urina são testes rápidos, vendidos na farmácia, e funcionam detetando a hormona B-HCG na urina. É denominado também de “teste de gravidez caseiro” uma vez que pode ser efetuado no conforto de sua casa. Os preços variam de farmácia para farmácia e consoante as marcas. Os simples são mais baratos e os mais caros são aqueles que determinam aproximadamente as semanas de gestação.

A análise ao sangue ou B-HCG é mais precisa e fidedigna. É mais precisa porque é independente de outros fatores como, por exemplo, a concentração de urina nos testes de farmácia. Ele pode detetar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação.

Quando fazer um teste de gravidez?

O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito no primeiro dia de atraso menstrual. Nessa altura a possibilidade de ainda vir negativo é grande, por isso, o mais correto será realiza-lo uma semana após a falha menstrual.

Se o resultado ainda for negativo deverá fazer um exame ao sangue ou B-HCG que é mais fidedigno. Este exame pode indicar o resultado “Positivo” ou “Negativo” e ainda dizer de quantas semanas de gestação se encontra.

Tenho quantas semanas de gravidez?

Normalmente, nas mulheres com períodos menstruais regulares a gravidez é datada a partir do primeiro dia da última menstruação. Mas o ideal será fazer uma ecografia obstétrica precoce para datar a gravidez sobretudo nas mulheres com menstruações irregulares.

O que é ecografia obstétrica?

Com quantos dias de atraso pode ser gravidez

A ecografia obstétrica é um exame de imagem que através de ultrassons nos permite observar o bebé dentro do útero da mãe e assim conhecer o seu estado de saúde ao longo da gravidez.

A ecografia ou ultrassonografia pode ser realizada por via transabdominal (a sonda é colocada sob a região abdominal ou “barriga” – ver imagens) ou por via transvaginal (a sonda é introduzida pela vagina). A escolha da abordagem (transabdominal ou transvaginal) depende da idade gestacional e das condições de acesso ao feto.

A partir das 5 semanas de gravidez o médico pode fazer uma ecografia obstétrica precoce (transvaginal) para observar o saco gestacional e embrião e verificar se a gestação se está a desenvolver dentro do útero. Em alguns casos pode ocorrer uma gravidez ectópica que é quando a gravidez se instala fora do útero (ovário e trompas). É uma situação grave que pode colocar em risco a vida da mulher.

A ecografia é também importante para datar a gravidez, verificar se a data da menstruação está certa, determinar a data provável do parto e observar a viabilidade da gravidez.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia obstétrica.

Importância do seguimento médico

Após a confirmação da gravidez deve procurar o seu médico obstetra para iniciar o seu seguimento pré-natal o mais cedo possível.

O seguimento da gravidez por parte do médico obstetra é muito importante quer para a saúde da mãe quer para a do bebé.

Quanto tempo de atraso para saber se estou grávida?

Teste de sangue (Beta HCG) É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

Estou com 3 dias de atraso posso estar grávida?

É natural que os atrasos de alguns dias aconteçam no ciclo menstrual, mas atrasos significativos podem indicar, sim, uma possível gravidez. Em todo caso, é de fundamental importância buscar orientação médica quando isso ocorre.

Quantos dias a menstruação pode atrasar e não ser gravidez?

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).

Quanto tempo é considerado normal o atraso menstrual?

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.