Como a tecnologia revolucionou a forma de nos comunicarmos e a importância da boa comunicação no ambiente de trabalho?

A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo o ser humano, principalmente no mundo em que se vive, numa época de constantes mudanças, em que as empresas dão cada vez mais valor a isso. É uma competência fundamental para o profissional que quer obter sucesso no mercado de trabalho.

Ademais, as novas tendências de mercado, e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral. Hoje o mercado está cada vez mais exigente. Assim, o profissional precisa sempre aprimorar a boa comunicação, fazendo cursos específicos, como: falar em Público, cursos de língua portuguesa e etc.

Comunicar bem é também ver, ouvir e sentir, uma vez que a mensagem transmitida pode informar, ensinar, educar, motivar ou desmotivar e etc.

Como a tecnologia revolucionou a forma de nos comunicarmos e a importância da boa comunicação no ambiente de trabalho?

No ambiente de trabalho, um bom relacionamento interpessoal, uma boa comunicação são essenciais em diversos momentos: na hora de enviar comunicados por e-mail ou transmitir de forma oral, repassar tarefas que os colaboradores devem desenvolver, assim como dar treinamentos específicos na área, sendo de suma importância que os profissionais estejam atentos para que transmitam as mensagens de forma clara, objetiva e simples, pois utilizar palavras que ninguém conhece demonstra superioridade. Além disso, é preciso tomar cuidado com a escrita, deve-se sempre ser cordial e evitar ambigüidade de sentidos.

A consequência de uma falha na comunicação pode acarretar conflitos e desentendimentos no ambiente de trabalho, trazer abalos à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais, além de interferir diretamente no negócio da empresa, resultados e por fim no próprio lucro dela.

Por fim, a área de Recursos Humanos exerce um papel importante nas empresas, pois possuem ferramentas para estimular esses profissionais, por meio de feedbacks para que possam desenvolver e aprimorar habilidade de se comunicar bem. Muitas vezes não há comunicação entre o próprio gestor e seu subordinado.

Dessa forma, como ficou demonstrado uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo de expor suas idéias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja,de maneira clara e objetiva.

Marcella Izidoro
Consultora

3.5 10 votes

Article Rating

Como a tecnologia revolucionou a forma de nos comunicarmos e a importância da boa comunicação no ambiente de trabalho?

As mudanças que as novas tecnologias trazem até a rotina de trabalho não param de aumentar. A tendência é que a maneira de se comunicar seja ainda mais variada. A informação perdeu a barreira geográfica e, hoje, chega a qualquer lugar do mundo. Essa expansão digital também vem causando impactos socioculturais.

Qual a importância de uma boa comunicação dentro do ambiente de trabalho?

De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, de maneira clara e objetiva. Quanto mais envolvidos e bem informados os seus colaboradores estiverem, mais empenhados eles estarão para realizar as suas atividades.

Qual a importância da comunicação verbal no ambiente de trabalho?

A comunicação no ambiente de trabalho faz toda a diferença no engajamento da equipe e nos resultados das startups. Quanto mais ágil for o dia a dia da empresa, mais eficiente deve ser o fluxo de informação e o diálogo entre as diferentes áreas.

Quais são os tipos de comunicação e qual e a importância de uma boa comunicação no ambiente de trabalho?

No ambiente de trabalho, um bom relacionamento interpessoal, uma boa comunicação são essenciais em diversos momentos: na hora de enviar comunicados por e-mail ou transmitir de forma oral, repassar tarefas que os colaboradores devem desenvolver, assim como dar treinamentos específicos na área, sendo de suma importância ...