Como acontece o transporte de O2 no sangue e qual a principal forma?

23/06/2010 07h38 - Atualizado em 24/06/2010 20h39

Processo ocorre de três formas, segundo professora de biologia.Veja aula em vídeo.

A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como funciona o transporte de gás carbônico, produto da respiração celular, no sangue.

O processo ocorre de três formas: associado à hemoglobina, solubilizado no plasma ou, na mais importante, como íons bicarbonato.

Nathalia diz que a eliminação do gás carbônico na respiração é muito importante para os atletas manterem o fôlego nos jogos da Copa do Mundo.

Confira a aula completa em vídeo.

Veja vídeos de Vestibular e Educação

Hematose é o nome dado às trocas gasosas que ocorrem nas superfícies respiratórias dos seres vivos. Nos seres humanos, a hematose ocorre nos pulmões, mais precisamente nos alvéolos pulmonares.

Nos alvéolos, acontece a remoção do gás carbônico e a incorporação de oxigênio no sangue, transformando o sangue venoso em arterial. Após a hematose, o sangue segue para o coração e é bombeado para diferentes partes do corpo, garantindo que o oxigênio chegue a todas as células.

Saiba mais: Embolia pulmonar — um problema em que ocorre a obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos

Resumo sobre hematose

  • Hematose são trocas gasosas que ocorrem, nos seres humanos, nos alvéolos pulmonares.

  • Nos alvéolos, acontece a difusão do oxigênio do ar para o sangue e a difusão do gás carbônico presente no sangue para os alvéolos.

  • A depender do tipo de respiração que o animal realiza, temos a hematose branquial, a pulmonar, a cutânea e a traqueal.

  • A hematose branquial ocorre nas brânquias; a pulmonar, nos pulmões; a cutânea, na superfície do corpo do animal; e a traqueal, nas traqueias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é hematose?

Hematose é um processo que pode ser definido, de maneira simplificada, como a remoção do gás carbônico e a incorporação de oxigênio no sangue, levando à transformação do sangue rico em gás carbônico (venoso) em sangue rico em oxigênio (arterial).

→ Tipos de hematose

Alguns autores definem a hematose como trocas gasosas que ocorrem no nível das superfícies respiratórias por meio da difusão. Desse modo, a depender do tipo de respiração que o animal realiza, temos:

  • Hematose branquial: ocorre tipicamente em animais aquáticos, e a troca gasosa é observada entre o sangue e as brânquias.

  • Hematose pulmonar: ocorre em seres humanos, e a troca gasosa é observada em estruturas denominadas pulmões, mais precisamente nos alvéolos pulmonares.

  • Hematose cutânea: ocorre a troca gasosa entre o sangue e a superfície do corpo do animal, e pode ser observada, por exemplo, em anfíbios e anelídeos.

  • Hematose traqueal: ocorre a troca gasosa em estruturas chamadas de traqueias, e pode ser observada em insetos.

Onde ocorre a hematose?

Como mencionado, a hematose ocorre em diferentes locais a depender do animal estudado, podendo ser nas brânquias, nos pulmões, na pele e nas traqueias. Nos seres humanos, ocorre nos pulmões, mais precisamente nos alvéolos pulmonares.

Os alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas, e suas paredes são formadas por uma camada epitelial fina, a qual se apoia em tecido conjuntivo, no qual se observa uma grande quantidade de capilares. A troca gasosa nos alvéolos é facilitada pelo fato de as paredes dos capilares e dos alvéolos serem formadas por apenas uma camada de células e o sangue circular lentamente nesse local.

Como ocorre a hematose pulmonar?

A hematose pulmonar ocorre ao nível dos alvéolos pulmonares e garante a transformação de sangue com elevada concentração de gás carbônico em um sangue rico em oxigênio. O ar atmosférico chega até os pulmões por meio do sistema respiratório. Assim, o ar percorre o seguinte caminho no nosso corpo:

  • cavidade nasal;

  • faringe;

  • laringe;

  • traqueia;

  • brônquios;

  • bronquíolos;

  • alvéolos pulmonares.

Como acontece o transporte de O2 no sangue e qual a principal forma?
 A hematose pulmonar ocorre nos alvéolos pulmonares.

O ar que chega aos alvéolos está rico em oxigênio, enquanto o sangue presente nos capilares está rico em gás carbônico. Ocorre então a difusão do oxigênio do ar presente nos alvéolos para o sangue e a difusão do gás carbônico presente no sangue para os alvéolos. Após a troca gasosa, o sangue segue em direção ao coração para ser bombeado para todo o corpo e o gás carbônico é liberado para o meio via expiração.

Como é feita o transporte de O2 no sangue?

O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.

Como acontece o transporte de CO2 no sangue e qual a principal forma?

O mecanismo de transporte de gases O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.

Qual a principal forma de transporte de oxigênio no sangue e?

A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo.

Como é realizado o transporte de O2 e CO2 no sangue?

O sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono volta para o lado direito do coração através de duas grandes veias: a veia cava superior e a veia cava inferior. Em seguida, o sangue é bombeado pela artéria pulmonar até os pulmões, onde ele coleta oxigênio e libera dióxido de carbono.