Como aliviar azia na gravidez imediatamente

Dentre os diversos sintomas muito comuns durante a gravidez, os enjoos e a azia ou queimação no estômago como também é conhecida são os principais. Como mito, ela é relacionada por muitas pessoas a quantidade de cabelos do bebê, mas na verdade ela ocorre pela lentidão do sistema digestivo durante a fase gestacional. Como é um sintoma muito incômodo surgem a cada dia mais e mais dicas de como aliviar a azia na gestação. Mas afinal, qual delas realmente resolve?

A azia é aquela sensação de queimação que começa na garganta e vai descendo até o estômago. Ela ocorre durante a fase gestacional devido ao aumento da progesterona no sangue além do aumento e acúmulo de gases estomacais que acabam causando o refluxo. Como o bolo alimentar possui grande quantidade de ácido, por isso a sensação de queimação tão forte subindo e descendo pela garganta.

E na variada lista de dicas, medicamentos e receitinhas para aliviar a azia na gestação não existe nenhuma infalível como mudar os hábitos alimentares. Evitar comer alimentos gordurosos, frituras, com muitos condimentos é um grande passo.

Como o sistema digestivo fica mais lento durante essa fase contribuir com ele ingerindo alimentos mais leves facilitará o seu trabalho. Deixar de beber qualquer líquido durante as refeições também é uma forma poderosa de diminuir as azias, além de comer em pequenas porções.

Dicas Essenciais contra Azia na Gravidez

Além da boa alimentação e controlar a quantidade para não exagerar e sentir-se estufada e aumentar a sensação de queimação, alguns itens devem ser evitados no cardápio. Alimentos como os que contêm molho de tomate, mostarda, muitos condimentos, e bebidas que contém cafeína, chocolate e refrigerantes principalmente no período da noite, próximo a dormir.

Outra dica valiosa é além de comer pequenas porções e mastigar muito bem os alimentos. Evite deitar-se após as refeições por pelo menos um período de 1 hora até que a digestão tenha se completado.

Beber leite gelado é uma das opções mais utilizadas pelas gravidinhas, mas algumas o leite integral pode causar ainda mais azia na gestação, nesses casos tente o leite desnatado. A bebida gelada oferece sensação de alivio imediato para a queimação. Então picolés naturais com frutas podem ser boas opções, como bater manga no liquidificador e congelar em forminhas de sorvete. Ou também bater banana com morango e se quiser pode acrescentar um pouquinho de mel. Evite o consumo excessivo de açúcares.

No lanche opte por frutas como pera, maça, manga, banana e uvas que também podem ser consumidas geladas e ajudam a digestão. Castanhas oleaginosas também são uma ótima pedida de lanche da tarde!

Se Não Funcionar?

Caso as dicas naturais não funcionem recomendamos conversar com seu obstetra que indicará o uso de medicamentos a base de magnésio ou cálcio. Lembrando que nenhum medicamento deve ser tomado sem prescrição e acompanhamento médico e o uso indevido de medicamentos pode ser prejudicial ao desenvolvimento do bebê.

Foto: Lígia Renata Delgado Seguir

Veja Também: Mitos e Verdades Sobre Gravidez – Superstições e Crenças

Por Patricia Amorim Hoje mãe de 2 crianças e 1 adolescente, relato minhas experiências e historias de como engravidei e como é a minha rotina, os problemas que tive e outros que outras meninas possam vir a ter em uma gravidez ou mesmo se estão tentando engravidar, você pode encontrar aqui! Posts sobre assuntos diversos, todos relacionados com o universo que tanto amo, a maternidade. Quero dividir todas as dificuldades e também alegrias, lágrimas e sorrisos que ganhei e distribui durante essa jornada tão gratificante que é ser MÃE! para Famivita

A azia costuma incomodar as mulheres durante a gravidez. Nesse período, o corpo produz progesterona, um hormônio que atua relaxando os músculos, inclusive a válvula do início do estômago. Esse processo provoca o refluxo gástrico, que é o retorno dos alimentos do estômago para o esôfago. Além disso, a medida que o bebê cresce, empurra o sistema digestivo para cima, o que também causa azia.

Sintomas

Queimação abaixo da garganta, sensação de estômago cheio, dor no peito, tosse, saliva em excesso, má digestão, acidez na boca e deglutição prejudicada.

O problema, que desaparece após o parto, pode persistir por toda a gravidez. No entanto, existem formas de driblar o incômodo sem recorrer a medicamentos.

– Amêndoas: comer de 4 a 5 amêndoas por dia ajuda a diminuir os níveis de ácido e ainda nutre o bebê.

– Babosa (Aloe Vera): é importante consultar um médico antes de consumir sucos feitos com a planta que tem agentes anti-inflamatórios.

– Água de coco: neutraliza os ácidos do estômago aliviando os sintomas da azia.

– Semente de erva doce (Funcho): melhora a digestão. Consumir em uma semana, o chá de 15g de sementes fervidas em 1 litro de água.

– Vinagre de maçã: neutraliza o ácido gerado por alimentos. Beber uma colher de sopa de vinagre diluído em um copo de água.

– Mamão papaia: melhora a digestão e acalma o estômago. Consumir a fruta madura para combater a azia. Porém, a fruta pode causar contrações uterinas, por isso, o médico deve ser consultado.

– Gengibre: ajuda a digestão e reduz a azia. Pode ser consumido como chá ou lascas de gengibre.

– Mel e leite: a mistura ajuda na digestão e acalma o estômago.

– Água: beber bastante água

– Ingerir sucos de frutas

– Mascar chicletes

– Alimentos à base de grãos integrais

– Bebidas fermentadas

– Consumir manjericão

O que pode piorar a azia

Pimenta e alimentos picantes

Refrigerante

Cafeína

Chocolate

Tomate

Cebola

Frutas cítricas e demais alimentos ácidos

Mostarda

Frituras e demais alimentos gordurosos

Alimentos processados

Também é importante

Evitar álcool e cigarro

Evitar dormir após as refeições (aguardar 1 a 2 horas)

Evitar roupas apertadas

Evitar beber durante as refeições (tomar líquidos 30 min antes ou depois das refeições)

Mastigar bem os alimentos

Manter a postura correta

Dormir de inclinada para o lado esquerdo pode reduzir a azia, segundo estudos.

Fonte: Dicas de Saúde

O que a gestante pode tomar para azia?

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela azia durante a gravidez são:.
Comer maçã ou pera. ... .
Tomar ou comer algo gelado. ... .
Usar ervas aromáticas. ... .
Beber suco de melão. ... .
Comer banana com mel. ... .
Beber suco de batata..

O que é bom para azia forte?

11 remédios para azia caseiros e eficazes.
Chá de camomila. ... .
Suco de pera. ... .
Água com limão. ... .
Chá de espinheira santa. ... .
Chá de gengibre. ... .
Bicarbonato de sódio. ... .
Chá de funcho. ... .
Maçãs vermelhas..

Quais os alimentos que causam azia na gravidez?

10 alimentos que causam a azia, refluxo e queimação.
Café O café é rico em cafeína, uma substância que pode provocar irritação da mucosa do estômago e causar sensação de queimação e azia. ... .
Chocolate. ... .
Alimentos picantes. ... .
Cebola crua. ... .
Frutas cítricas. ... .
Frituras. ... .
Tomate. ... .
Bebidas alcoólicas..

O que fazer para parar a azia imediatamente?

O que fazer para aliviar a azia imediatamente?.
1- Bicarbonato de sódio. Que o bicarbonato de sódio possui diversos benefícios, isso a gente já sabe. ... .
2- Chá de gengibre. ... .
3- Suco de pera. ... .
4- Chá de camomila. ... .
5- Coma maçã vermelha. ... .
6- Coma pão torrado..