Como as redes sociais têm sido usadas como ferramentas na educação?

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1317

Palavras-chave:

ENSINO, GEODIVERSIDADE, POPULARIZAÇÃO, REDES SOCIAIS

Resumo

Introdução: Com o advento da internet, as redes sociais têm sido cada vez mais aderidas e apropriadas pelas pessoas. O Facebook e o Instagram, em especial, são potentes recursos comunicacionais indispensáveis na vida da maioria das pessoas. Objetivo: Procurando contribuir para a aproximação das novas formas de comunicação, engendradas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), em suas bases digitais na sociedade contemporânea, o presente estudo tem como objetivo enfatizar a importância das redes sociais (em especial, o Facebook e o Instagram) como ferramenta de ensino, popularização e divulgação da geodiversidade e temas correlatos (geopatrimônio, geoconservação, geoturismo, geoparques). Material e Métodos: Para o alcance do objetivo proposto foi realizado uma revisão bibliográfica em artigos científicos, monografias, dissertações, teses e livros, impressos ou eletrônicos, sobre as temáticas supracitadas. Resultados: O uso de redes sociais como estratégia de ensino, popularização e divulgação da geodiversidade e temáticas afins se configura como uma boa alternativa, pois tem um baixo custo para manutenção, podendo ser utilizado para isso, por exemplo, apenas um aparelho celular (smartphone). As duas redes sociais são atualmente dois meios de divulgação e compartilhamento de fotos, informações, além de outros serviços, que tem ganhado milhares de adeptos a nível global. Logo, são meios bem populares, tendo um alcance de um público variado, garantindo uma interação entre os usuários. Conclusão: Além de publicações diversas, com fotos, ilustrações e textos explicativos, que desperta um novo olhar para o patrimônio natural e incentiva a participação de público variado sobre a diversidade abiótica (rochas, formas de relevo, fósseis, solos, hidrografia) existente em uma determinada região, essas redes sociais também tem o cunho educacional, uma vez que, promovem o conhecimento, conscientização ambiental e a conservação dos elementos geológicos, geomorfológicos, hidrológicos, entre outros, promovendo atrativos e fomentando o (geo)turismo, assim como podem ser importantes recursos de aprendizagem, pois permite a pesquisa e argumento sobre determinados assuntos.

Como as redes sociais têm sido usadas como ferramentas na educação?

Como Citar

Silva, H. V. M. D. . (2021). REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, POPULARIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA GEODIVERSIDADE E TEMAS CORRELATOS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 9. https://doi.org/10.51189/rema/1317

Edição

Seção

I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line

Licença

Como as redes sociais têm sido usadas como ferramentas na educação?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Direitos Autorais

A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.

Esta era que se articula como a da sociedade da informação e do conhecimento a que, mais recentemente, se acrescentou a designação de sociedade da aprendizagem se faz pelos desafios advindos com a presença da Internet e com ela as ferramentas que favorecem a criação de diversas redes sociais. Nesta sociedade o professor não é o único transmissor do saber e é chamado a situar-se nestas novas circunstâncias que, por sinal, são bem mais exigentes.

O aluno também já não é mais o receptáculo que absorve toda e qualquer informação proveniente, quase que exclusivamente, de seu professor. Este aluno precisa também aprender a gerir as informações que lhes são chegadas de modo a transformá-las em seu saber. E a escola que congrega estes dois novos componentes, o professor e o aluno da era da informação, comunicação e conhecimento, precisa ser gerida como uma outra escola, ou seja, como organização, ela tem de ser um sistema aberto, pensante e flexível no tocante a si mesmo e a sociedade a qual se insere.

A escola, no contexto social de hoje, apresenta-se bem diferente da escola de alguns anos atrás. Muitas ferramentas têm sido inseridas como material didático-pedagógico e entre elas está o computador. O computador por si só, não contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, ele não substitui o professor, não dá aula simplesmente por se tratar de uma ferramenta de aprendizagem. Mas, em se tratando de sistemas, o computador hoje desempenha muitas funções sociais. Não dá mais para imaginar como seria viver sem o uso desta máquina que está presente em todos os setores sociais. E não poderia ser diferente com a escola. O uso do computador, mas precisamente da Internet, é imprescindível para a escola imersa nesse contexto social.

Embora haja total acordo entre os teóricos da atualidade quanto ao uso do computador na educação, bem como toda a tecnologia que lhe acompanha, em especial os softwares educacionais, ressalta-se que eles não substituem o professor. Mesmo possuindo programas bastante didáticos e levando o aprendiz a ser autônomo com relação ao conteúdo que se deseja aprender, ainda assim, ele não substitui o docente.

Porém, a postura, mais especificamente, a função do educador frente às novas tecnologias da informação e comunicação precisa ser reavaliada e resignificada pois para o mesmo, é oportuno que aprenda a administrar e compreender que a massa estudantil já está se apropriando muito cedo dessas tecnologias, os chamados “nativos digitais”.

A Internet, entre tantas outras tecnologias de comunicação atual, está amplamente difundida e favorece sobremaneira a formação das chamadas redes social. Pessoas de todo o mundo estão conectadas em rede através de sites de relacionamento e compartilham as mais variadas informações e os mais diversos interesses. É incrível a capacidade de ligação entre pessoas que a Internet propicia. Indivíduos que nem ao menos pensariam em conhecer-se, ou porque precisariam transpor até mesmo continentes para isso, ou porque não falam o mesmo idioma, mas na rede mundial de computadores existe a facilidade para superar estes e outros obstáculos.

As redes sociais do ciberespaço formadas a partir de sites sociais vem sendo alvo de estudas em todo o mundo, tais como: educadores, antropólogos, psicólogos, sociólogos entre outros. Elas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos em suas multiformes: por um site bancário, por sites de relacionamento: Google, Facebook Orkut, Twitter, Windows Live Hotmail, ou seja, por um site qualquer, basta ter uma conta de e-mail.

Já é possível se pensar e evidenciar que a participação de um indivíduo em redes sociais do ciberespaço pode ajudá-lo na aquisição do conhecimento de um dado assunto, seja ele qual for, e o quanto o professor pode aproveitar deste fenômeno social, para enriquecer sua prática pedagógica cotidiana. E neste sentido, é importante que os professores conheçam, se apropriem dos seus conceitos e finalidades e dos softwares usados como ferramentas em sua constituição. E ainda que haja interesse por sua topologia, para poder compreender que todo e qualquer indivíduo que faça uso da Internet e que tenha um serviço de e-mail, está por consequência em rede social no ciberespaço. Então professor? Não dá para ficar fora desta rede humana...

    Como as redes sociais podem ser utilizadas na educação?

    O uso de redes sociais na educação é uma maneira de construir a relação aluno-professor por meio de trocas de experiências e informações. “As redes vão ser aliadas no ensino durante a orientação e mentoria dos estudantes sobre como aproveitá-las para uma aprendizagem intencional.

    Quais os benefícios das redes sociais para a educação?

    Benefícios de usar as redes sociais na educação Os alunos passam a dar mais atenção aos estudos. Isso porque eles sabem que ali tem uma série de conteúdos que podem ajudá-los a tirar dúvidas, trazer novos questionamentos e se aprofundar em alguns assuntos. Outro benefício é a melhora no rendimento dos alunos.

    Como as redes sociais podem auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem à distância?

    A concentração de informações, facilidade de troca de dados, discussões online em tempo real e o acesso rápido são características a serem exploradas na EAD, pois o professor pode passar informações, vídeos, links com conteúdo para download, responder dúvidas e divulgar notícias sobre os temas a serem estudados.

    Como as redes sociais e a escola podem ajudar na inclusão social?

    A inclusão digital nas escolas pode proporcionar um espaço de aprendizagem lúdico e dinâmico com participação ativa dos alunos. Esse engajamento é essencial para o desenvolvimento do senso crítico e de aprendizado do conteúdo proposto pela grade curricular da instituição de ensino.