Como foi a primeira geração da EAD?

Para compreendermos os modelos pedagógicos e a sua aplicação prática, é importante fazer uma retrospectiva histórica acerca do Ensino a Distância.

As Gerações de EaD

Ao longo dos tempos, o Ensino a Distância sofreu uma evolução drástica ligada tanto ao aparecimento de novas tecnologias como à forte evolução sócio-cultural verificada nos últimos dois séculos.

Esta evolução, como qualquer evolução na nossa sociedade, consistiu num processo contínuo de construção com base nos alicerces constituídos pelo conhecimento anterior. No entanto, durante a evolução do EaD, em certas alturas, ocorreram alterações “bruscas” no processo de EaD que permitem dividi-lo em várias gerações. 

Tabela 1

Como foi a primeira geração da EAD?


Temos então:

1º Geração - Ensino por correspondência: A primeira geração do Ensino a Distância (EaD) surgiu com a evolução dos serviços postais e a massificação dos suportes impressos. Esta geração caracteriza-se pela troca de material impresso (manuais, guias de estudo…) entre o aluno e o docente através do correio tradicional. A comunicação (correios) é bidireccional, assíncrona e demorada.

2º Geração –

Ensino Mediatizado: A segunda geração de EaD caracteriza-se pela difusão através da rádio, televisão, cassetes de áudio e/ou de vídeo. A comunicação é principalmente unidireccional. No entanto mantém-se a troca de documentos escritos enquanto que a utilização do telefone introduz uma forma de comunicação bidireccional síncrona.

Tal como pode ser observado na Tabela, existe uma clara diferenciação entre estas duas gerações de EaD. Assim o surgimento da 2º geração é acompanhada de:


  • Intervenientes: A instituição surge como novo interveniente no processo de EaD.
  • Suportes pedagógicos: Introdução de suportes Áudio e Vídeo.
  • Tecnologia: Utilização da rádio e da televisão.

No entanto a aluno de EaD continua a efectuar o processo de aprendizagem no ambiente tradicional (mesa de estudo, papel e canetas).

A passagem para a 3º geração (Multimédia Interactiva) é acompanhada de:

  • Ambiente/Local de estudo: Surge um novo ambiente de estudo, o computador.
  • Suportes pedagógicos: Introdução de suportes Informáticos e multimédia.
  • Tecnologia: Surgem novas tecnologias para troca de mensagens (email), de ficheiros (FTP) e conteúdos multimedia (Wold Wide Web) baseadas em redes de computadores.


A terceira geração de EaD é caracterizada pela utilização de sistemas de comunicação bidireccionais, síncronos e assíncronos, entre docente e aluno, principalmente baseados em redes de computadores que permitem aos alunos comunicar, não só com o docente, mas também com outros alunos. A utilização de programas informáticos permite ainda ao aluno obter um feedback (do próprio programa) instantâneo no processo de aprendizagem. 

A passagem à 4ª geração de EaD é mais difícil de estabelecer do que o que aconteceu em relação as gerações anteriores. De facto, ela diferencia-se da anterior por:
Intervenientes: A instituição virtual substitui a instituição física no processo de EaD.
Ambiente/Local de estudo: Surge um novo ambiente de estudo, a sala de aulas virtual.

O aparecimento da 4º geração de EaD não é assim acompanhado/associado ao aparecimento de uma nova tecnologia, tal como aconteceu para as gerações anteriores. Também não se observam alterações significativas a nível dos suportes pedagógicos. A existência da 4º geração de EaD só pode ser estabelecida ao nível dos intervenientes e do ambiente de aprendizagem. O aluno passa a interagir com docentes virtuais, com outros alunos virtuais, com uma instituição virtual e tudo acontece numa “sala de aula” virtual. 



Comunidades virtuais de Aprendizagem

Howard Rheingold- Why Use Forums?

Para que ocorra a aprendizagem colaborativa é necessário que haja uma ligação “social” entre os membros que formam a comunidade, é necessário o sentimento de pertencer a um grupo.


Rheingold foi um dos primeiros autores a utilizar o termo "comunidade virtual" para os grupos pessoas que mantinham relações sociais no ciberespaço.Hoje em dia, fala-se já da 5ª geração (e mesmo 6ª), baseadas no desenvolvimento da rede e da passagem e profileração da Web 2.0.


PLE

Um Personal Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Pessoal) é um sistema centrado no aluno, em que este cria o seu próprio ambiente de aprendizagem. Integra as aprendizagens formais e informais em que o aluno engloba tudo o que considera relevante para a sua aprendizagem.

O aluno, com recurso às ferramentas disponíveis online, agrega, manipula, colabora e publica as suas aprendizagens.


Referências

Garrison, Randy, 2000, Theoretical Challenges for Distance Education in the 21st Century: A Shift from Structural to Transactional Issues. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/viewFile/2/22, Acedido 27 Junho 2010

Gomes, M.João, 2003, Gerações de inovação tecnológica no ensino
a distância, disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/496/1/MariaJoaoGomes.pdf , acedido em 25 Junho 2010Rheingold, H, 1998,Building Fun Online Learning Communities,
disponível em http://www.rheingold.com/texts/education/moose.html, acedido em 26 Junho 2010

Taylor, JC, 2001,

Fifth generation distance Education, disponível em http://www.ascilite.org.au/ajet/e-jist/docs/vol4no1/taylor.html acedido em 26 Junho 2010

Como foi a primeira geração da Educação a Distância?

Segundo Vidal e Maia (2010), a primeira forma de ensino a distância foi aulas por correspondência, a escola responsável por isso foi a escola de línguas por correspondência, criada em 1856 por Charles Toussaint e Gustav Langenscheit.

Como foi a segunda geração EAD?

A segunda geração da EAD utilizou material impresso, transmissão por televisão aberta e por rádio, cassetes de áudio e vídeo, interação professor-aluno por telefone ou nos centros de atendimento. O uso do telefone possibilitou contatos mais rápidos e diretos entre professores e estudantes.

Quais são as três gerações da Educação a Distância?

As três gerações de pedagogia, cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista e conectivista, são examinadas utilizando o conhecido modelo de comunidade de investigação (GARRISON; ANDERSON; ARCHER, 2000), com foco nas presenças cognitiva, social e de ensino.

Qual foi a 4 geração nos estudos em EAD?

A quarta geração de ensino à distância é caracterizada, portanto, pelo e-learning, ou seja, a aprendizagem em rede. Nesta modalidade de aprendizagem, iniciada em 1994, a relação entre aluno e professor ocorre por intermédio de uma nova tecnologia, o computador.