Como deve ser a relação das escolas com as famílias e a comunidade?

Como deve ser a relação das escolas com as famílias e a comunidade?

CONHEÇA O GALILEU

A importância da relação entre escola e a comunidade

  • Publicado em 20/08/2021
  • 18:08

Como deve ser a relação das escolas com as famílias e a comunidade?

Para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo na prática, é necessário que ocorra uma parceria mútua entre família e a escola, sendo esse um dos pilares essenciais. 

Pequenas evoluções da escola podem ser percebidas ao longo do tempo enquanto ela está inserida na comunidade.

Uma comunicação efetiva entre instituição de ensino e pais/alunos, provém de uma diversidade de canais de comunicação, sejam eles as redes sociais, site, aplicativo, e-mail e/ou reuniões. 

A comunidade contribui (e muito) com a educação quando percebe que a comunicação ocorre em todo e qualquer lugar, fazendo com que o mundo seja uma grande sala de aula, aproximando cada vez mais os indivíduos.

Além de ser essencial para a troca de conhecimentos, a comunicação escolar traz melhorias no âmbito social e pedagógico, principalmente se for bem alinhada.

Organize eventos

Realizar eventos ao longo do ano, como feiras culturais, gincanas e campeonatos, podem ser importantes para que a comunidade construa vínculos. Afinal, não podemos resumir a escola em apenas sala de aula. Sendo um local em que os alunos passam boa parte de seu tempo, atividades fora do conteúdo didático são ótimas alternativas para a integração.

Realize reuniões

Encontros semestrais ou bimestrais são uma ótima medida para sanar dúvidas, recolher opiniões para melhorias futuras e ter um melhor entendimento da rotina escolar. A escola pode também apoiar os pais no desenvolvimento de condições que permitam a aprendizagem em casa. 

Tenha uma gestão escolar democrática

A satisfação da comunidade escolar aumenta quando a escola preza por deixar um espaço aberto para conversas, debates e sugestões. Podendo receber feedbacks positivos ou negativos (principalmente estas, pois com elas você consegue focar nas possíveis melhorias a serem feitas). Promovendo também espaços e ações que favorecem a interação com a população, como abrir a escola para atividades da comunidade em dias específicos. 

O ser humano depende de relações. Precisamos uma das outras para sobreviver entre os indivíduos. Essas são chamadas de grupos sociais, eles são estabelecidos  através de relações das pessoas e vão se distinguindo os grupos. 

A comunidade, no entanto é a forma de viver próximo, geralmente é formada pela família, vizinhos, amigos, e também o ambiente escolar. A instituição é um dos meios que exerce influência e insere o indivíduo na sociedade. 

A escola é um lugar fundamental para que a criança aprenda a viver em sociedade, nesse ambiente vai perceber os mais diversos gêneros, etnias e pessoas com características diferentes, que por muitas vezes ela desconhecia até o momento. 

Incentive a participação da família no cotidiano escolar. Com ações simples como essas, a relação entre escola e comunidade se fortalece cada vez mais, não deixando um ambiente maçante para o aluno e abre portas para grandes parcerias e uma relação de respeito e reconhecimento com a equipe pedagógica.

Você sabe qual a importância de uma boa relação entre escola e comunidade? Educar jovens saudáveis, empáticos e preocupados com a sociedade é um dos focos da educação socioemocional. O relacionamento interpessoal dos estudantes com os colegas e com outras pessoas desde a educação infantil é um dos principais caminhos para isso.

Neste artigo, você vai descobrir como desenvolver uma convivência saudável entre escola e comunidade. Acompanhe.

O que é o relacionamento entre escola e comunidade?

O relacionamento entre escola e comunidade é toda comunicação que envolve a instituição de ensino e as pessoas que fazem parte da comunidade local.

No espaço geográfico que circunda a escola, ocorrem diversas interações: entre estudantes e moradores do local, entre famílias e responsáveis de estudantes de outras instituições próximas e até entre o corpo docente e outras escolas da região.

Qual é a importância de um bom relacionamento entre escola e comunidade?

A relação entre escola e comunidade é um importante fator de desenvolvimento social — não só para a localidade em que a instituição se encontra, mas também para os alunos, os professores, a equipe técnica e os demais colaboradores.

Entre os benefícios de ter um bom relacionamento com a comunidade estão a melhoria do desempenho dos alunos — por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais — e o aumento da reputação e da credibilidade da instituição.

Ao criar estratégias pedagógicas colaborativas com o entorno, a escola consegue ensinar aspectos importantes da vida em comunidade aos estudantes, como a cidadania e o pensamento coletivo, além de soft skills como empatia, responsabilidade e relacionamento interpessoal.

Esse tipo de estratégia ajuda a criar um ambiente favorável e sadio para os moradores do local. Consequentemente, uma boa relação entre escola e comunidade também aumenta o nível de satisfação das famílias e dos estudantes em relação à instituição.

Quais são as melhores dicas para desenvolver uma boa relação entre escola e comunidade?

Pensar fora do ambiente escolar é importante para qualquer instituição de ensino. O gestor precisa pensar em estratégias pontuais, com objetivos não só de curto prazo. Confira as nossas dicas sobre o assunto!

Crie oportunidades de engajamento e interação

Envolva os alunos e seus familiares no desenvolvimento social do entorno da escola. Problemas ligados à coleta de lixo, por exemplo, podem proporcionar ótimas oportunidades para a conscientização sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Realize mutirões de limpeza, ajude os alunos a implementarem campanhas, a sugerirem ideias etc.

Essas ações estimulam o senso crítico e fazem com que a instituição de ensino atue como agente de transformação do local em que está inserida.

Realize eventos

Use eventos comemorativos — como o Dia da Família, a Páscoa, a Festa Junina e o Natal — como uma oportunidade de convidar a comunidade a visitar a escola. Ações sociais, seminários e outros eventos educacionais também são ótimas oportunidades para interagir.

Invista no uso da Internet e das redes sociais

Blogs e redes sociais são ótimas oportunidades para se comunicar não só com os estudantes e seus familiares, mas também com a comunidade e os bairros do entorno. Utilize esse espaço para tirar dúvidas e disseminar informações, avisos, campanhas de conscientização e eventos.

Neste artigo, falamos um pouco sobre a importância do relacionamento entre escola e comunidade e apresentamos algumas dicas para criar uma relação benéfica entre os diferentes atores da vida escolar.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, siga-nos nas redes sociais para conferir outras dicas importantes como as que listamos aqui! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter!

Como deve ser a relação das escolas com as famílias e a comunidade?

Incentivar a participação da família no cotidiano escolar Eles devem ser incluídos não só quando for preciso resolver alguma questão do aluno, mas em diversos momentos da rotina escolar. Quando as famílias têm uma imagem positiva da escola, elas expressam isso nas suas relações pessoais e sociais.

Como devem ser as relações entre as famílias e a escola?

A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.

Qual a importância da relação escola família e sociedade?

As relações entre família escola e sociedade no processo de formação escolar exercem um papel fundamental no desenvolvimento educacional do estudante, demonstra que o efetivo acompanhamento dos pais e responsáveis favorece o sucesso escolar desde a educação básica até o ensino superior, resultando da eficiência no ...

Qual é a relação entre a escola e a sociedade?

A escola prepara a criança para conviver socialmente, e isso significa que os estudantes aprendem a conviver com grupos de pessoas aleatórias e com eles participam de reuniões, encontros, eventos e trabalhos. É na escola que se aprende as convenções da sociedade e ela é responsável.