Como cozinhar aipim na panela de pressão

Como cozinhar aipim na panela de pressão

Na hora de cozinhar a mandioca, essa raiz cheia de sabor, surgem dúvidas e a principal delas é sobre qual é a melhor forma de como deixar a mandioca macia. A mandioca é um alimento que está presente na mesa dos brasileiros de Norte a Sul, tanto que cada região tem seu nome: mandioca, aipim ou macaxeira.

A seguir te mostramos o passo a passo de como cozinhar mandioca na panela de pressão e no micro-ondas:

Como cozinhar mandioca na panela de pressão

1. Descasque as mandiocas, lave bem em água corrente e corte em pedaços médios.

2. Em uma panela de pressão, coloque a mandioca cortada em pedaços e cubra com água um dedo acima das mandiocas.

3. Feche bem a panela e leve ao fogo médio.

4. Quando a panela pegar pressão, deixe cozinhar por 15 minutos.

5. Depois desse tempo, desligue o fogo e aguarde até a pressão sair sozinha.

6. Abra a panela, pegue um pedaço de mandioca e veja se está macia, caso não esteja, volte para a pressão e cozinhe mais alguns minutos.

Como cozinhar aipim na panela de pressão

Se você tem dúvidas sobre como fazer para a mandioca ficar macia, é importante saber que o tempo de cozimento da mandioca pode variar por diferentes condições. Há mandiocas de safras mais firmes e, outras, mais macias, assim como mandiocas que ficam tempo demais na geladeira podem ficar mais firmes. Com isso, o tempo de cozimento pode variar e não é um problema voltar a panela para a pressão caso necessário.

A panela de pressão, normalmente, é a forma mais fácil e rápida para deixar a mandioca macia, mas também é possível fazer no micro-ondas.

Como cozinhar mandioca no micro-ondas

1. Descasque as mandiocas, lave bem em água corrente e corte em pedaços médios.

2. Coloque a mandioca em um recipiente que possa ir ao micro-ondas.

3. Cubra com água e tampe o recipiente com uma tampa indicada para o micro-ondas. Lembre-se: a tampa para micro-ondas é aquela que possui pequenos furinhos para a liberação do vapor.

4. Leve as mandiocas para o micro-ondas por 15 minutos, na potência máxima.

5. A cada 5 minutos, tire o recipiente e vire as mandiocas com o auxílio de um garfo.

6. No final desse tempo, a mandioca estará no ponto. O bom do processo no micro-ondas é que você pode controlar a textura da mandioca, decidindo se você quer ela mais firme ou mais molinha.

Mandioca, aipim ou macaxeira: muitos nomes, muitas receitas

Como cozinhar aipim na panela de pressão

Receitas com mandioca cozida é o que não falta. A mandioca é um alimento que pode fazer bonito em diferentes refeições e das mais variadas formas. A mandioca apenas com um pouquinho de sal e manteiga é a opção de muitos no café da manhã em regiões como o Norte e o Nordeste e essa pode ser uma ótima opção de pré-treino para quem gosta de se exercitar de manhã.

Para o almoço ou jantar, a mandioca pode aparecer ensopada, refogada e até mesmo em gratinados, como num saboroso escondidinho de carne seca. Outra boa opção é servir a mandioca em forma de purê ou mesmo creme.

A mandioca também é a companheira perfeita para o happy hour. Mandioca frita é o petisco ideal para acompanhar uma cerveja gelada. Mas se quiser ir além, dá até para fazer um delicioso bolinho de mandioca com carne moída. Que tal?

*As imagens deste conteúdo são meramente ilustrativas.

Mandioca para uns, macaxeira para outros e aipim para mais alguns. O nome pode até mudar, mas uma coisa permanece igual: o modo de cozinhar e consumir. 

Saber como cozinhar mandioca corretamente já é mais de meio caminho andado para tirar todos os benefícios dessa raiz e aproveitá-la da melhor forma possível em suas receitas. 

Por isso te convidamos a acompanhar a gente nesse post e descobrir como cozinhar mandioca do jeito certo. Vem ver!

Benefícios da mandioca

Como cozinhar aipim na panela de pressão

Desde que a busca por um estilo de vida mais saudável começou a fazer sucesso, alimentos como a mandioca tem ganhado destaque.

Isso porque, assim como outras raízes, a mandioca é uma ótima fonte de carboidratos substituindo com louvor a farinha branca, verdadeiro temor de quem está de dieta.

Só para você ter uma ideia, 100 gramas de mandioca cozida fornece 30 gramas de carboidratos e apenas 125 calorias.

Nativa da América do Sul e muito popular no Brasil, a mandioca é fonte de vitamina C, além de conter minerais importantes como cálcio, cobre, zinco, magnésio, potássio e fósforo.

A mandioca também é reconhecida pelo seu efeito benéficio no sistema digestivo, favorecendo a digestão e a absorção dos nutrientes.

A raiz é uma grande aliada da saúde do coração. As fibras presentes na mandioca ajudam a reduzir os níveis de colesterol e equilibrar os níveis de ácidos graxos no organismo, já o potássio auxilia na diminuição da tensão das veias e artérias sanguíneas. 

A vitamina C presente na mandioca contribui com o aumento da imunidade, reforçando o sistema imunológico. 

A mandioca também aumenta os níveis de energia, favorecendo a prática de exercícios físicos.

E você sabia que a mandioca também faz bem para pele e ainda te deixa de bom humor? Sim, é verdade. A raiz possui polifenóis que combatem a ação dos radicais livres, diminuindo o envelhecimento da pele. Já a serotonina presente na mandioca contribui para o aumento de sensações de prazer e bem estar.

Não existe nenhum tipo de contra indicação no consumo da mandioca, mas por ela ser fonte de carboidratos, é recomendado não consumi-la em excesso.

A mandioca também não deve ser consumida crua, apenas cozida. Isso porque a raiz crua pode causar intoxicação levando a sintomas como dor de cabeça, vômitos, enjoo e dores de estomago.

Mais uma coisa importante: existe um tipo de mandioca conhecida como “brava”. Essa mandioca pode causar envenenamento e, portanto, não é recomendada para consumo humano.

Como consumir a mandioca

A mandioca está na base da alimentação do brasileiro, sendo consumida cozida e pura, como também adicionada na preparação de diversas receitas.

A mandioca acompanha muito bem carnes assadas e também rende ótimos caldos, sopas, bolos e purês. A raiz ainda pode ser consumida frita, bem crocante, mas, nesse caso, lembre-se que a gordura usada no processo é prejudicial à saúde. 

Outra opção é consumir os subprodutos derivados da mandioca, como o polvilho e a tapioca. Ou seja, o famoso pãozinho de queijo é uma deliciosa opção de receita à base de mandioca.

Como cozinhar aipim na panela de pressão

A mandioca é uma raiz dura e que precisa passar por um período de cozimento para ficar macia e saborosa. 

Mas antes de cozinhá-la é importante que você saiba como escolher a mandioca. A primeira dica é observar se o miolo está branquinho ou amarelo. Caso note partes marrons é sinal de que a mandioca não está boa.

Também observe se a casca solta com facilidade. Quanto mais fácil ela se desprender, mais macia estará.

A melhor época para comprar mandioca é entre os meses de maio e agosto, período em que a safra possui melhor qualidade. 

Veja agora as diferentes formas de cozinhar mandioca: 

Como cozinhar mandioca na pressão

O modo mais rápido e prático de cozinhar mandioca é na panela de pressão. Para isso, comece descascando a mandioca e cortando-a em três ou quatro pedaços, dependendo do tamanho da raiz.

Em seguida, coloque-a na panela e cubra com água. Adicione uma colher de sopa de sal. Feche a tampa da panela e quando iniciar a pressão, baixe o fogo, conte cerca de 15 minutos e desligue  a panela. 

Quando a pressão sair por completo, abra a panela e verifique se a mandioca está macia. Se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos.

Como cozinhar mandioca na panela normal

O processo para cozinhar mandioca na panela normal é muito parecido com o da panela de pressão. Inicie descascando, cortando e lavando a mandioca.

Na sequência, coloque-a na panela, cubra com água e adicione uma colher de sopa de sal. Deixe-a cozinhando por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo quando a mandioca estiver macia.

Como cozinhar mandioca no microondas

A mandioca também pode ser cozida no microondas, mas vale o recado: o tempo de cozimento é praticamente o mesmo da panela de pressão.

O preparo começa descascando e lavando as mandiocas. Na sequência, coloque a mandioca em uma vasilha de vidro com um pouco de sal, adicione água até cobrir e depois feche com tampa ou use um saco plástico ou plástico filme. Ligue o microondas por quinze minutos na potência alta.

De cinco em cinco minutos, abra o microondas e vire as mandiocas. Ao final dos 15 minutos a mandioca já deve estar macia. Se não tiver, leve-a por mais alguns minutos ao microondas.

Como cozinhar mandioca congelada

Caso você tenha comprado mandioca congelada, o processo de cozimento não muda muito. Aqui, a diferença é que as mandiocas já estarão lavadas e descascadas e você deve colocá-las na panela somente após a água levantar fervura.

Em seguida, caso esteja usando a panela de pressão, feche a tampa e conte o tempo necessário para o cozimento.

Como conservar mandioca

Cozinhou muita mandioca? Congele! Isso mesmo, para não perder o alimento, a dica é congelar. Para isso, separe a mandioca já cozida em potes com tampa e leve-as para o freezer. A mandioca permanece boa para o consumo por até três meses.

Viu só como é fácil e simples cozinhar mandioca?

Qual é o tempo de cozimento da mandioca?

Em seguida, tampe a panela corretamente e deixe cozinhar a fogo médio por cerca de 10 a 15 minutos. Só cuidado para não passar muito do tempo e permitir que a mandioca desmanche! Quando ela estiver totalmente cozida, desligue o fogo e aguarde até que a pressão saia sozinha.

Qual o segredo para deixar a mandioca mole?

Para amolecer a mandioca, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois da primeira fervura, a mandioca ficará macia.

Como saber se a mandioca está cozida?

Quando ela começar a se abrir, a água ficar mais grossa e ela ficar mole, está pronta. É só escorrer a água.

Como se usa uma panela de pressão?

Como usar a panela de pressão.
1º passo – encha até o nível. No interior da panela de pressão existem marcações de nível máximo. ... .
2º passo – coloque os alimentos. ... .
3º passo – feche a panela. ... .
4º passo – leve ao fogo. ... .
5º passo – diminua o fogo. ... .
6º passo – tire a pressão. ... .
7º passo – abra a panela..