Como deve ser a estrutura organizacional de uma Unidade de estratégia de Saúde da Família?

A Rede de Atenção Básica é a porta de entrada prioritária na rede de saúde do SUS. Caruaru, hoje, possui 69% de cobertura de Equipes de Saúde da Família (ESF) e 79% de cobertura de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A Atenção Básica é responsável por ações de saúde preventivas e curativas, que acontecem na Unidade Básica, sede da equipe, e também em equipamentos sociais, como escolas, creches, igrejas, associações, entre outros.

As equipes são formadas por médico clínico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e os agentes comunitários de saúde. Os profissionais têm como objetivo prestar uma assistência integral e humanizada a toda família e comunidade. Além disso, eles contam com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), que oferece cuidados à saúde individual e coletiva.

Todas as unidades de saúde da Atenção Básica funcionam de segunda a sexta-feira nos dois turnos – manhã e tarde

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

  • Acolhimento
  • Vacinação e administração de vitamina A para menores de 5 anos
  • Consultas médicas
  • Consultas de enfermagem
  • Curativos e outros procedimentos de enfermagem
  • Dispensação de medicamentos
  • Aferição de Pressão arterial
  • Teste de glicemia capilar (HGT)
  • Controle e acompanhamento da Hipertensão, Diabetes e outras doenças crônicas
  • Coleta de material para exames de sangue
  • Consultas e tratamentos odontológicos
  • Planejamento familiar (com oferta de anticoncepcionais orais, injetáveis e preservativos)
  • Pré-natal (da gestante e do parceiro)
  • Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças
  • Acompanhamento de desnutrição e obesidade
  • Prevenção do câncer da mama e ginecológico com realização de citologia oncótica e exame clínico das mamas
  • Atividades de Promoção de saúde e prevenção de doenças
  • Marcação de consultas especializadas
  • Marcação de exames especializados
  • Visitas domiciliares
  • Cadastramento de famílias na área de responsabilidade da ESF
  • Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Tratamento da Tuberculose e Hanseníase
  • Encaminhamento para urgências

ACOLHIMENTO

É uma ferramenta de acesso avançado para os usuários que, realizado por toda a equipe, tem alta resolutividade e garante o acesso rápido aos serviços para os pacientes que necessitam, bem como o respeito as prioridades no atendimento.

No acolhimento, o usuário tem a oportunidade de ser ouvido pelo médico, enfermeiro, dentista e outros profissionais de nível superior do NASF, que garantem um olhar ampliado e escuta qualificada das queixas do paciente.

Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família. A APS é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.

A ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local. As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS).

 Também podem fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os seguintes profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal, os quais compõem as equipes de Saúde Bucal (eSB). Essas equipes atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em articulação com os demais serviços de saúde da rede de atenção.

Para a equipe de Saúde da Família, a obrigatoriedade de carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde. As regras de composição, carga horária e cadastro dos profissionais e equipes estão dispostas na Portaria de Consolidação SAPS nº 01, de 2 de junho de 2021, bem como nas Portarias de Consolidação nº 02 e nº 06, de 2017.

As equipes de Saúde da Família devem operacionalizar os seguintes princípios e diretrizes da APS:

I - Princípios:
a) Universalidade;
b) Equidade; e
c) Integralidade.

II - Diretrizes:
a) Regionalização e hierarquização:
b) Territorialização;
c) População adscrita;
d) Cuidado centrado na pessoa;
e) Resolutividade;
f) Longitudinalidade do cuidado;
g) Coordenação do cuidado;
h) Ordenação da rede; e
i) Participação da comunidade.

Para buscar a consecução desses princípios e diretrizes e garantir a operacionalização dos atributos da APS, consideram-se: atenção no primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação, orientação familiar e comunitária e competência cultural. Desse modo, os profissionais da ESF têm diversas atribuições comuns a todas as categorias profissionais, além de competências específicas de cada núcleo profissional.

Cada uma dessas responsabilidades está descrita na Política Nacional de Atenção Básica. Já detalhamentos relacionados a quantitativo de equipes de Saúde da Família existentes no País, por região, estado e município, bem como informações sobre os cuidados em saúde ofertados por essas equipes à população, podem ser acessados no Portal e-Gestor APS.

Qual a estrutura das equipes de saúde da família?

As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS).

Como deve ser a estrutura de uma unidade básica de saúde?

A Portaria estabelece que a estrutura física mínima necessária para as Unidades Básicas de Saúde deve conter: sala de espera, podendo ser conjunta com a recepção; consultório; consultório odontológico; sala de procedimentos; sala exclusiva de vacinas; sala de curativos; sala de reuniões; copa/cozinha; área de depósito ...

Quais os itens necessários para a implantação das equipes de saúde da família?

A proposta de implantação da ESF deve apontar: referência e contrarreferência dos usuários; apoio ao diagnóstico laboratorial e de imagem (raios X e ultrassom); assistência farmacêutica; proposta de gerenciamento do trabalho.

Como funcionam as Unidades de saúde da família?

Como ele funciona? O Programa Saúde da Família funciona nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde, o SUS, ou nos domicílios dos pacientes, devendo a equipe médica atender e acompanhar todas as pessoas de cada família, independentemente do gênero e da idade.