Como diferenciar dor na lombar de dor nos rins

Ao longo da vida, é provável que a maioria das pessoas sintam dor nas costas após permanecer longos períodos em má postura, sobrecarga na região ou estresse, porém o problema pode estar relacionado a outro importante órgão do corpo humano, o rim, e, por isso, a dor localizada nesta região merece atenção.

Os rins são dois órgãos que ficam posicionados próximos à coluna vertebral e que medem cerca de 10 centímetros. Por conta dessa aproximação, às vezes, as dores podem se confundir, não sendo possível saber de início qual é a origem do incômodo, rins ou coluna.

Segundo o Dr. André Evaristo, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, “Para identificar de modo preciso a causa do problema, são necessárias avaliações físicas e exames de imagem, como ressonância magnética, que auxiliam o médico na condução do tratamento mais adequado”, revela o especialista.

Como diferenciar as dores

Lombalgia é o nome que se dá para a dor nas costas localizada na lombar, região próxima aos rins e que afeta jovens e adultos. Seus principais sintomas são: dor local ou irradiada para membros inferiores. Ela pode ser aguda: tem duração de até 3 meses, crônica mais de 3 meses. Pode ser intensa ou fraca, ser contínua ou esporádica, às vezes é em queimação, cólica ou sensação de aperto.

Já a dor nos rins podem indicar diferentes problemas de saúde como: infecções, alterações no funcionamento do próprio órgão, cistos ou pedras, traumas, câncer entre outros. É comum que as dores nos rins ocorram abaixo da caixa torácica em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar. Já a dor nas costas pode afetar qualquer parte da coluna (cervical, torácica, lombar), sendo mais comum na região lombar.

A dor lombar pode ser classificada como leve ou grave, sendo caracterizada por pontadas, irradiação ou queimação. A dor nos rins é mais aguda, surge repentinamente e precisa de necessidade de atendimento urgente quando se trata de pedra nos rins. Caracteristicamente e de forma importante, a dor renal tende a ser em “cólica” e de forte intensidade, incapacitando o indivíduo enquanto durar o quadro álgico.

“As dores não surgem ‘do nada’. Em especial, um problema de saúde pode provocar dor aguda, como hérnia de disco, protrusão, abaulamento ou uma doença pélvica. Se houver demora em resolver o problema, a dor passa a ser mais constante e danifica o sistema nervoso. E quando a causa é tratada e a dor permanece, ela deixa de ser um sintoma para se tornar uma causa, o que chamamos de dor crônica complexa e intratável”, finaliza o cirurgião de coluna.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Como diferenciar dor na lombar de dor nos rins

Apesar de medirem cerca de apenas 10 cm, os rins estão entre os órgãos mais importantes para a sobrevivência do ser humano. Isso ocorre porque é a estrutura responsável, juntamente com o fígado, pela filtragem do sangue e eliminação de substâncias nocivas ao organismo, as chamadas toxinas, que são expelidas pela urina. Quando algo não vai bem no trato urinário, um dos primeiros sinais enviados é a dor nos rins, um desconforto intenso na parte inferior das costas. Nessas ocasiões, é comum que a gente se pergunte se essa dor é muscular ou renal. Abaixo, confira a explicação do Dr. Pedro Tulio Rocha, nefrologista do Hospital São Lucas Copacabana.

Sintomas de problemas nos rins

Os principais sintomas de doenças renais são:

  • dor ao urinar;
  • vontade de fazer xixi frequentemente;
  • febre;
  • mudança na coloração da urina: laranja, vermelha, marrom ou preta;
  • náuseas e vômitos;
  • cheiro forte na urina. 

Como identificar a dor nos rins?

Além dos sintomas acima, a dor na região das costas é um clássico sinal de que há algo de errado com os rins. Abaixo, o médico explica como diferenciar o desconforto renal da lombalgia, mas antes é necessário entender exatamente onde os rins estão. 

Onde os rins ficam?

Os rins estão localizados ao lado da coluna vertebral e, por meio de artérias e veias, se conectam à aorta, à veia cava e, por meio da aorta, à bexiga. 

Como diferenciar lombalgia de dor nos rins?

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo do tórax; na coluna (em apenas um ou nos dois lados); na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima do bumbum. A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas. “A cólica renal surge de repente, de forma aguda, melhora um pouco e logo volta. Já a dor lombar aparece esporadicamente e se apresenta como um peso, pontada ou queimação, que piora durante o movimento", explica o especialista. 

O que causa dor nos rins?

Da pancada ao câncer, as causas de dor nos rins são várias. Conheça algumas delas:

  • pedra nos rins: obstrui o ureter, tubo que leva a urina até a bexiga, e o incômodo pode se estender para a barriga e o órgão genital;
  • infecções renais: causadas por micro-organismos, uma das manifestações é o cheiro forte na urina;
  • cisto: a dor é justificada pela compressão do órgão. Além dos sintomas característicos, também favorece o surgimento de infecções urinárias de repetição e pressão alta;
  • hidronefrose: inchaço do rim causado pelo acúmulo de urina;
  • lesões: podem causar inflamação nos rins;
  • câncer: a dor nos rins em caso de câncer renal aparece apenas em estágios mais avançados da doença e está associada à presença de sangue na urina. 

Como é feito o diagnóstico?

A nefrologia é a área especializada no trato urinário e cuida de problemas como os mencionados acima. O Dr. Pedro Tulio detalha que “após ouvir o relato do paciente (processo chamado de anamnese), o profissional pode solicitar exames como a dosagem de creatinina, a ultrassonografia e a tomografia computadorizada". 

Como aliviar as dores nos rins?

Segundo o médico, o tratamento das dores nos rins pode ser feito com o uso de analgésicos simples, progredindo para derivados da morfina e antibióticos em caso de infecções. Para quadros de cálculo renal, podem ser considerados procedimentos cirúrgicos de retirada ou trituração da pedra. 

Nefrologia no Hospital São Lucas Copacabana: referência no Rio de Janeiro

Nos últimos anos, o Hospital São Lucas Copacabana expandiu sua atuação em Nefrologia, tornando-se uma das referências na especialidade. O HSL conta com um corpo clínico especializado e de alta competência para intervenções cirúrgicas – incluindo procedimentos cirúrgicos complexos, como o transplante. Atualmente, o HSL é o único hospital da cidade do Rio de Janeiro a realizar o transplante duplo de rim-pâncreas, além do transplante renal.  

No Centro Médico São Lucas, o paciente tem acesso a atendimento clínico e tratamento ambulatorial em doenças renais através de equipe multidisciplinar para o acolher e dar suporte em toda a linha de cuidado. Nele, podem ser feitos exames de rastreio e diagnóstico, assim como de acompanhamento. 

Grandes diferenciais do Centro Médico São Lucas

  • Consultas ambulatoriais de diversas especialidades médicas em um mesmo local, o que permite um atendimento multidisciplinar mais ágil e integrativo, além de comunicação mais direta entre os profissionais envolvidos no cuidado de cada paciente.
  • O paciente pode contar com a estrutura e todos os serviços de um hospital de alta complexidade.
  • Corpo clínico dedicado ao ensino e pesquisa clínica .
  • Alta tecnologia de exames e procedimentos para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos nossos pacientes.
  • Nossas equipes seguem rígidos protocolos de certificação de qualidade para assegurar a segurança dos pacientes, sem perder nossa vocação para o atendimento humanizado. 

Para mais informações, consulte nossos canais de atendimento.

Como saber se estou com dor nos rins ou na lombar?

A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave, sendo caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.

Como saber se estou com dor nos rins?

Sintomas de problemas nos rins.
dor ao urinar;.
vontade de fazer xixi frequentemente;.
febre;.
mudança na coloração da urina: laranja, vermelha, marrom ou preta;.
náuseas e vômitos;.
cheiro forte na urina..

Como saber se a dor e muscular ou nos rins?

Se a dor acontecer perto de onde os rins estão, abaixo da caixa torácica, isso pode ser um indício de que se trata de algum problema renal. Também pode ser sentida uma dor no fundo das costas. Você pode sentir dor em um ou nos dois lados do corpo. Depende se o que você tem está afetando apenas um rim ou os dois.

Onde dói quando está com dor nos rins?

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.