Como e chamado o processo de destruição de todos os microorganismos?

Mais do que nunca precisamos reforçar os cuidados com a higienização e desinfecção de ambientes. Veja como realizar esse processo de maneira segura e eficaz!

O novo coronavírus (Covid-19) colocou o mundo em total estado de alerta, de modo a mudar radicalmente nosso comportamento para nos preocuparmos com a higienização pessoal e física. Exemplo disso é o cuidado com a desinfecção de ambientes.

Um fato é que nosso bem-estar está em risco a todo momento e muitas vezes isso é ignorado.

Por isso, é fundamental conscientizar a importância de manter os locais limpos e devidamente higienizados, pois todos os dias somos expostos a milhares de bactérias, fungos e vírus.

Mas ainda bem que existem formas eficientes para o combate às ameaças invisíveis por meio da desinfecção de ambientes. Vamos juntos descobrir como fazer isso da forma correta?

A desinfecção consiste no processo de destruição de microrganismos na forma vegetativa, principalmente patogênicos – aqueles capazes de transmitir doenças infecciosas – presentes em um ambiente, objeto ou superfície.

Esse procedimento de eliminação pode ser feito através de determinados produtos químicos ou meios físicos.

Dessa forma, a desinfecção de ambientes cumpre com eficiência a missão de tornar locais de trabalho ou residências livres de agentes nocivos à saúde.

Mas para realizar essa prática é necessário seguir métodos e utilizar produtos especiais para destruir bactérias, fungos e vírus.

Tipos de Desinfecção

A ANVISA caracteriza a desinfecção de ambientes em três níveis: alto, intermediário e baixo.

O ato de desinfectar em alto nível pode ser compreendido como processo físico ou químico, que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos. Exceto um número elevado de esporos bacterianos.

A desinfecção intermediária elimina microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, em sua maioria vírus e fundos, de objetos inanimados e superfícies.

Já a desinfecção de ambientes de baixo nível é indicada apenas para itens não-críticos e superfícies. Uma vez que não há ação sobre esporos, nem sobre certos tipos de vírus e fungos.

Quais produtos devem ser utilizados?

Essa com certeza é uma questão que gera muita dúvida. Mas fique tranquilo, iremos explicar de modo simples a importância de escolher as substâncias adequadas. Olha só!

Quando falamos de agentes químicos, todo cuidado é bem-vindo. Entre os disponíveis no mercado, podemos destacar o álcool etílico 70%, fenóis, hipoclorito de sódio, quaternário de amônio (para desinfecção de superfícies).

Para realizar a desinfecção de ambientes, devem ser usados produtos específicos a base de Quaternário de Amônia e de Peróxido de Hidrogênio, com ativos bactericidas que promovem alto desempenho e exterminam um amplo espectro de microrganismos.

Fora a necessidade substancial, os produtos devem cumprir as normas das autoridades sanitárias e ambientais. Respeitando sempre as propriedades exigidas e licenciadas pelos órgãos regulamentadores.

Afinal, como realizar a desinfecção de ambientes?

Com os produtos certos em mãos, é hora de partir para a ação!

1. Priorize a limpeza e desinfecção de superfícies

Por se tratar de um vírus altamente transmissível, o Covid-19 foi o grande responsável por reforçar os protocolos de higienização pelo mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso que todas as áreas fixas e equipamentos sejam limpos e desinfectados em uma frequência maior para combater o vírus.

Cada local, objeto e superfície exige um tipo de limpeza, como:

  • Utilizar de maneira adequada os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Não varrer as superfícies a seco — essa atitude contribui significativamente para que haja dispersão de microrganismos;
  • Limpar os pisos utilizando a técnica de varredura úmida;
  • Ter cuidados especiais para pacientes que estejam em isolamento, com kits exclusivos de limpeza;
  • Estabelecer em protocolo sobre a frequência de limpeza;
  • Ter atenção especial quanto às superfícies mais tocadas por pacientes e profissionais (maçanetas, por exemplo).

2. Contrate profissionais especializados ou tenha ciência dos principais protocolos de higienização

A exposição aos riscos de contaminação pode ser tornar ainda mais vulnerável quando não há uma conduta legal a ser seguida. Ou seja, os profissionais ou responsáveis por executar a desinfecção de ambientes devem estar alinhados ao atual contexto de higienização.

É interessante reforçar os cuidados com a limpeza por meio de manuais ou passo a passo simples, para não esquecer. Além disso, é indispensável lembrar a importância em manter as mãos limpas em tempos de pandemia.

3. Faça a desinfecção dos equipamentos e objetos na mesma frequência!

Tudo o que tocamos acaba sendo alterado. Por mais que o ambiente esteja devidamente higienizado e limpo, trazemos agentes externos para dentro do ambiente.

Seja na superfície, computador, mesma, caneca ou até mesmo o celular. Vale dedicar mais atenção e empenho para manter esses itens higienizados diariamente.

Desinfectar pode Salvar Vidas, sabe por quê?

Ainda está em dúvida sobre a importância da desinfecção de ambientes? Ela é indispensável no controle de doenças.

Mas para isso, é preciso realizar o processo de modo periódico. Não apenas em hospitais, mas também em empresas, residências e outros locais com grande circulação de pessoas.

Onde há pessoas, podem haver agentes infecciosos os rondando. Então é melhor não arriscar, não é mesmo?

Afinal, ao encontrarmos outras pessoas e a cada espaço que visitamos, entramos em contato direto com novas bactérias e vírus. Não tem jeito.

Eles acabam sendo levados para a nossa casa ou trabalho, infectando outras pessoas das mais diversas formas. E é aí que a desinfecção entra em cena para combater a transmissão de doenças.

Vale destacar que além do processo de limpeza e desinfecção de ambientes, o Ministério da Saúde reforça os cuidados pessoais diante a pandemia que estamos enfrentando.

Como se chama o processo de destruição de todos os microrganismos?

Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no próprio hospital através de processos físicos ou químicos. Desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.

Qual o nome do processo que elimina parte dos microrganismos de uma superfície?

A desinfecção é uma delas e é responsável por exterminar microrganismos e agentes infecciosos de superfícies e objetos. O processo não consegue, porém, eliminar todos os esporos bacterianos. Esta função cabe à esterilização, outra forma de higienização.

Como se denomina o processo de destruição de todos os microrganismos exceto os Esporulados?

Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.

Como ocorre a morte dos microrganismos?

Os microorganismos são considerados mortos quando perdem a sua capacidade de se multiplicar de forma irreversível. Quando falamos de calor seco, oxidação. Porém devemos levar em consideração que cada microorganismo responde de uma forma, de acordo com sua resistência, quantidade e estágios metabólicos.