Como é denominada a organela citoplasmática responsável pela digestão intracelular

Graduada em Ciências Biológicas (UNISUAM, 2010)
Graduada em Zootecnia (FAGRAM, 2006)

Ouça este artigo:

Chamamos de digestão o conjunto de processos físico-químicos responsáveis pela transformação de grandes moléculas orgânicas oriundas dos alimentos em compostos simples e capazes de serem absorvidos e utilizados pelo organismo. A digestão pode ser classificada como extracelular, intracelular ou extracorpórea.

A extracelular se refere à ocorrência do processo digestório no tubo digestivo dos animais, sendo, portanto, fora da célula.

A extracorpórea é realizada por pequeno grupo de espécies que, de alguma maneira lançam enzimas digestivas para fora de seu corpo, dando início ao processo digestivo externamente. Como exemplo de indivíduos temos os fungos, que lançam enzimas sobre seu substrato e aranhas (o veneno lançado de suas presas possui enzimas digestivas que já iniciam a hidrólise do alimento).

A digestão intracelular é aquela realizada no interior das células. Há seres vivos em que esta é a única forma de digestão (protozoários, por exemplo), mas ocorre normalmente nas diversas espécies. Ela pode ser classificada de duas maneiras: heterofagia ou autofagia.

Na autofagia acontece a digestão das próprias estruturas celulares, o que ocorre em condições normais para a renovação das organelas citoplasmáticas ou de maneira alternativa em casos de insuficiência nutricional.

Na heterofagia, para que ocorra digestão de moléculas intracelularmente, é necessário o ingresso das mesmas ao interior celular. O sistema de endomembranas apresenta fluxo em ambas as direções, funcionando como uma porta de entrada (endocitose) e saída (exocitose) de moléculas, possuindo diferentes maneiras de absorvê-las e eliminar resíduos. De acordo com o tamanho e as propriedades físicas do material que será incorporado, esse mecanismo pode ser do tipo pinocitose, que permite a entrada de líquidos juntamente a pequenas moléculas e proteínas dissolvidas, cujo envolvimento ocorre por meio de pequenas depressões na membrana plasmática, conhecidas como fossetas, que se desprendem internamente em pequenas e numerosas vesículas conhecidas como pinossomo, os quais se fundem ao endossomo posteriormente. O outro mecanismo de absorção é a fagocitose, aonde há o envolvimento das partículas sólidas relativamente grandes e estruturadas por meio de pseudópodes, englobando-as através de vesículas chamadas de fagossoma ou vacúolo alimentar, que se fundem posteriormente ao endossomo.

Dentre as organelas celulares com papel essencial na digestão intracelular estão os lisossomos. Eles são oriundos do Complexo de Golgi e são preenchidos por enzimas digestivas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Os lisossomos atuam sobre os endossomos, os vacúolos formados pela absorção celular contendo as moléculas, e fundem-se aos mesmos. Neste envoltório formado, há a liberação das diversas enzimas hidrolíticas nas substâncias presentes. A ativação dessas enzimas somente ocorre no pH ácido presente no envoltório formado, que é diferente do pH do citoplasma, impedindo que as enzimas atuem indevidamente em outras partes da célula. Desta maneira, os lisossomos e suas enzimas lisossomais processam a digestão intracelular propriamente dita, reduzindo-se macromoléculas a componentes básicos aproveitáveis pela célula. Os carboidratos, os lipídios e as proteínas, por exemplo, são digeridos e geram monossacarídeos, ácidos graxos e aminoácidos, respectivamente. Esses componentes básicos são transportados ao citoplasma e podem ser aproveitados nas várias vias biossintéticas que a célula possui.

Já o material absorvido que não foi totalmente digerido pode ser eliminado pelo processo de exocitose que é o processo pelo qual uma célula eucarionte viva libera substâncias para o fluido extracelular, sendo, desta maneira, um processo de funcionamento análogo à endocitose.

Referencias: Bibliográficas:

http://biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/apost-fisiol-parte4.pdf

http://www.nuepe.ufpr.br/blog/wp-content/uploads/2014/03/Digest%C3%A3o-celular-2014.pdf

https://biologiards.files.wordpress.com/2013/06/secrec3a7c3a3o-e-digestc3a3o-celular.pdf

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/11183416022012Biologia_Celular_aula_2.pdf

http://www.fec.unicamp.br/~caxd/falcetta/_resumos/bio1.pdf

http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/recurso-multimidia-professor/biologia/novaeja/m2u03/bio_livrodoaluno_v2_unidade3.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/digestao-celular/

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna. O citoplasma é uma região celular importante, sendo observada a ocorrência de diversas reações químicas nela.

Não podemos esquecer-nos ainda de que é no citoplasma que encontramos, em células eucariontes, as chamadas organelas celulares, tais como a mitocôndria e o complexo golgiense. A região localizada entre as organelas é chamada de matriz citoplasmática ou citosol e apresenta consistência gelatinosa.

Leia também: Diferenças entre células procarióticas e eucarióticas

Citoplasma das células eucariontes

O citoplasma nas células eucariontes corresponde ao conteúdo celular localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Nesse local encontram-se várias organelas, tais como  mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático e complexo golgiense. No citoplasma são  encontrados também grânulos de glicogênio, inclusões lipídicas e uma rede de proteínas chamada de citoesqueleto.

Entre as organelas celulares, temos a matriz citoplasmática, também conhecida como citosol. No citosol várias moléculas estão dissolvidas, o que lhe confere consistência de gel, sendo composto basicamente por água, porém outras substâncias estão nele dissolvidas, como carboidratos, proteínas, aminoácidos, lipídios e alguns íons.

Como é denominada a organela citoplasmática responsável pela digestão intracelular
O citoplasma, em células eucariontes, está localizado entre a membrana plasmática e o núcleo. Na figura, o citoplasma está representado pela cor azul.

É no citoplasma também que observamos a presença do citoesqueleto, uma espécie de rede formada por proteínas. O citoesqueleto é constituído pelos filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. Essa rede complexa de filamentos apresenta variadas funções, das quais podemos destacar a sustentação mecânica da célula, a participação no processo de divisão celular, a organização das organelas dentro da célula, a determinação do formato da célula, e também a movimentação do citoplasma, que pode garantir até mesmo a movimentação de toda a célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Funções do citoplasma

O citoplasma está relacionado com diferentes processos, uma vez que nele estão as organelas celulares. Nele muitas reações químicas ocorrem, sendo o local, por exemplo, onde as proteínas são sintetizadas. Vale salientar que, devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma está relacionado também com a sustentação mecânica da célula e até mesmo a movimentação de alguns tipos celulares.

Movimentos citoplasmáticos

Os movimentos citoplasmáticos ocorrem devido à ação do citoesqueleto. A seguir, vamos conhecer melhor dois movimentos citoplasmáticos: o movimento ameboide e a ciclose:

  • Movimentos ameboides: como o nome indica, podem ser observados, por exemplo, nas amebas. Entretanto, outras células também os realizam, como os leucócitos. Nos movimentos ameboides, observamos o surgimento de extensões celulares chamadas de pseudópodes (do grego, pseudes, falso, e pod, pés), que garantem o deslocamento da célula. Esses pseudópodes surgem devido a interações de filamentos de actina e miosina.
  • Ciclose: é um processo observado nas células vegetais em que se verifica a formação de uma corrente citoplasmática circular no interior da célula. Esse movimento circular ajuda  na distribuição de substâncias dentro da célula. A ciclose ocorre graça a interações de actina e miosina.

Leia mais: Endocitose e exocitose – relacionadas com a captura e eliminação de substâncias, respectivamente

Organelas celulares

Como é denominada a organela citoplasmática responsável pela digestão intracelular
Esquema de uma célula vegetal e suas estruturas.

As organelas celulares são estruturas localizadas no interior do citoplasma e que se caracterizam por ser envolvidas por membranas. Devido a essa definição, muitos autores não consideram os ribossomos como organelas, uma vez que não possuem membrana. Outros autores, no entanto, denominam os ribossomos de organelas não membranosas. Considerando-se a definição de estrutura envolvida por membrana, podemos citar:

  • Mitocôndrias: nelas ocorre a respiração celular;
  • Complexo golgiense: relacionado com a secreção celular;
  • Retículo endoplasmático: pode ser dividido em duas porções, o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso. Uma função atribuída ao rugoso é a produção de proteínas, e o liso está envolvido com processos como desintoxicação e síntese de proteínas;
  • Lisossomo: responsável pela digestão intracelular;
  • Peroxissomo: apresenta uma série de funções metabólicas, atuando, por exemplo, na oxidação de moléculas tóxicas.
  • Cloroplasto (célula vegetal): relacionado com a fotossíntese;
  • Vacúolo central ou vacúolo de suco celular (célula vegetal): relacionado com várias funções, como armazenamento e controle do pH celular.

Caso tenha maior interesse nessas estruturas e suas funções, leia: Organelas celulares.

Qual organela citoplasmática é a responsável pela digestão intracelular?

Os lisossomos são organelas membranosas repletas de enzimas que atuam na digestão intracelular e que estão presentes em células eucarióticas.

Quais são as organelas responsáveis pela digestão intracelular?

O lisossomo é uma organela rica em enzimas digestórias que tem a função de realizar a digestão intracelular.

Qual é a organela citoplasmática responsável?

As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção de energia por meio da respiração celular. Sua morfologia apresenta duas membranas, sendo uma interna que forma as cristas e outra externa que delimita a organela.

O que é a digestão intracelular?

Digestão intracelular - tipo de digestão em que o ser vivo, utilizando expansões celulares de duração temporária, envolve partículas alimentares, formando vesículas fagocíticas para onde são lançadas enzimas.