Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Ouça este artigo:

Recebe o nome de ciclo de Otto, o ciclo termodinâmico que representa o funcionamento de motores de combustão interna, popularmente conhecidos como motores a explosão. O ciclo foi definido e patenteado pelo engenheiro francês Beaus de Rochas, porém, o engenheiro alemão Nikolaus August Otto o implementou, sendo o primeiro a construir um motor com base nesse ciclo.

Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?
O modelo ideal do ciclo de Otto é constituído por quatro processos reversíveis internamente:

  1. Admissão isobárica
  2. Compressão adiabática
  3. Expansão adiabática
  4. Exaustão isobárica

Motores de automóveis movidos a gasolina, álcool ou gás natural operam com base no ciclo de Otto. Esse tipo de motor também é chamado de motor de quatro tempos uma vez que ocorre num ciclo de 4 etapas: admissão, compressão, expansão e exaustão.

1º - Admissão: nessa primeira fase, a válvula de admissão (entrada) está aberta e a válvula de escape (saída) permanece fechada. O pistão se move de forma a aumentar o volume da câmara de combustão, e a mistura de combustível com o ar entra no cilindro sob pressão praticamente constante. Assim, diz-se que na fase de admissão ocorreu uma transformação isobárica, ou seja, transformação sob pressão constante.

2º - Compressão: agora as válvulas de admissão e de escape estão fechadas e o pistão realiza um movimento rápido, comprimindo a mistura combustível. Com isso, ocorre um aumento de pressão e uma diminuição do volume da mistura, simultaneamente. No fim dessa etapa a pressão do sistema é cerca de 9 vezes a pressão atmosférica.

3º - Expansão: nessa terceira etapa, as válvulas de admissão e escape continuam fechadas, o pistão sobe e a vela (um dispositivo do motor) solta uma faísca, que provoca uma explosão da mistura combustível. Por meio dessa queima, uma grande quantidade de energia térmica é obtida e parte dessa energia será convertida em trabalho mecânico. Com o fornecimento de calor, a pressão do sistema aumenta e o pistão é forçado violentamente para baixo, de modo a aumentar o volume do cilindro.

4º - Exaustão: por fim, no momento em que o pistão chega à posição de maior volume do cilindro, a válvula de escape se abre e a de admissão continua fechada. Isso faz com que o gás quente seja expulso da câmara de combustão, resfriando o sistema. Depois de ocorrer o resfriamento, o pistão se movimenta no sentido de diminuir o volume da câmara de combustão, conduzindo os resíduos da explosão para fora, que serão liberados pelo escapamento.

Assim que os gases são expulsos, o motor retorna à sua condição inicial, de forma que o ciclo se reinicie.

Referências:
http://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/ciclo_otto.htm
http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/2%C2%BA2009/TCCFranklinveraofinal.pdf
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/15cOtto/materiais/saiba_mais.pdf
http://www.elivre.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Funcionamento-de-um-carro.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/ciclo-de-otto/

Arquivado em: Termodinâmica

Atualizado em 24 de abril de 2021

O automóvel como conhecemos hoje é fruto de um longo processo de evolução que começou na criação dos primeiros motores a combustão no século XVIII, movidos à lenha.

Em 1876, Nikolaus August Otto, engenheiro alemão que viveu entre 1832 e 1891, apresentou seu protótipo de motor quatro (4) tempos movido a benzeno, mas teve sua patente revogada em 1886, pois o francês Beaus de Rochas já havia registrado uma patente com motores que utilizavam o mesmo princípio. O projeto teve grande aceitação pelo fato de ser mais eficiente e silencioso que os motores concorrentes a vapor.

Os primeiros motores eram movidos a gás e somente após alguns anos e evolução da tecnologia, eles foram aperfeiçoados aos modelos movidos à gasolina com admissão de ar (1889). Otto, após anos de testes e fracassos, conseguiu aperfeiçoar o ciclo já patenteado por Beaus, produzindo um motor de combustão interna, tendo assim o mérito da implantação da tecnologia.

O modelo ciclo Otto é composto por quatro ordens reversíveis internamente:

  • Admissão isobária
  • Compressão adiabática
  • Expansão adiabática
  • Exaustão isobárica
Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Componentes do motor ciclo Otto

Para que o motor funcione devem-se destacar alguns dos elementos necessários para tal:

  • As válvulas que funcionam controlando a entrada e saída de ar/gás de escape
  • A vela que emite a faísca necessária para queimar a mistura ar/combustível comprimida
  • O virabrequim no interior do motor que possui várias funções, como acionar as válvulas, sincronizar os pistões e transmitir a energia mecânica resultante da explosão dentro do cilindro para a caixa de câmbio.
Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Os motores ciclo Otto são chamados de motores quatro tempos já que funcionam com um ciclo de quatro etapas: admissão, compressão expansão/explosão e escape.

Na figura abaixo, as etapas estão representadas em um corte lateral do processo do ciclo Otto.

Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Os motores a combustão interna do ciclo Otto ou Diesel, que foram implantados no século XIX, são compostos de no mínimo um cilindro, pistão e diversas peças móveis, mostradas na figura a seguir.

Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Etapas do motor ciclo Otto

Admissão

Conhecida como a primeira fase, no momento de admissão a válvula de se abre permitindo a entrada de ar e combustível enquanto a válvula de escape está fechada. O pistão então se move a fim de aumentar o volume da câmara de combustão, assim a mistura de ar e combustível, suprimida através do injetor, entra no cilindro sob pressão praticamente constante.

Em função desta etapa, é dito que durante a admissão ocorre uma transformação isobárica, ou seja, uma transformação sob pressão permanente.

Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Compressão

Nesta etapa tanto a válvula de escape como a de admissão estão fechadas enquanto o pistão sobe, comprimindo a mistura ar/combustível. Consequentemente a pressão no cilindro aumenta e diminui de volume ao mesmo tempo.

Ao fim desse processo, a pressão no sistema é cerca de nove (9) vezes maior que a pressão atmosférica (1 atm).

Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Expansão/ Explosão (Ignição)

Na terceira etapa do processo, as válvulas continuam fechadas e com a subida do pistão na fase final da compressão, a vela de ignição solta uma faísca provocando a explosão da mistura ar/combustível dentro do cilindro.

Em função da queima, é gerada uma grande quantidade de energia térmica e parte dessa energia é convertida em trabalho mecânico. Com a explosão, a temperatura e a pressão dentro do cilindro aumentam empurrando drasticamente o pistão para baixo, aumentando o volume do cilindro.

Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Exaustão

Na última etapa do processo o pistão alcança o ponto de maior volume do cilindro. Neste momento a válvula de escape é aberta enquanto a da admissão continua fechada. Isso faz com que o gás quente (e menos denso) resultante da queima, seja repelido da câmara de combustão, resfriando o sistema.

Após a saída do gás quente, o pistão novamente sobe para diminuir o volume na câmara de combustão, levando o restante do gás para fora do motor até o sistema de escapamento.

Como é o funcionamento de um motor de combustão interna ciclo Otto 4 tempos?

Após os gases serem expulsos, o motor retorna a sua condição inicial, começando o processo novamente.

No manual Simplo, inclusive, você encontra informações técnicas sobre motores ciclo Otto e os sistemas de injeção das principais montadoras mundiais.

Como é o funcionamento de um motor 4 tempos?

O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados. O motor que normalmente equipa os automóveis é o motor de explosão ou de combustão de quatro tempos.

Como é o funcionamento do motor de combustão interna do ciclo Otto?

O Ciclo Otto Na admissão, cada pistão desce dentro do seu cilindro de forma a aumentar o volume dessa câmera e admitir a mistura de ar com combustível. Após esse primeiro “tempo”, a válvula de admissão é fechada e o pistão inicia um movimento de subida para comprimir esse fluido, aumentando sua pressão.

Como funcionam os motores de combustão interna de quatro tempos?

O motor a combustão interna de pistão que funciona segundo o ciclo Diesel apresenta, durante o funcionamento, quatro fases: 1a – Admissão 2a – Compressão 3a – Combustão 4a – Escape A série dessas quatro fases consecutivas é chamada de ciclo do motor.

Qual o ciclo do motor 4 tempo?

Os quatro tempos do ciclo Otto O ciclo de quatro etapas definido por Otto na sua versão mais completa é habitualmente abreviada como admissão, compressão, expansão (ou combustão) e exaustão (ou escape).