Como é o processo de polinização nas gimnospermas e nas angiospermas?

Os polinizadores são agentes bióticos ou abióticos responsáveis por transportar o grão de pólen e realizar a polinização.

A polinização é um processo que consiste no transporte de pólen do local de produção até o local onde se encontra a oosfera. Nas angiospermas, esse processo consiste no transporte do pólen da antera até o estigma da flor.

Essencial para a propagação de algumas espécies, a polinização é, portanto, fundamental para a manutenção da biodiversidade. Para que ela ocorra, no entanto, alguns agentes são necessários.

Polinizadores

A polinização ocorre por meio da ação de agentes polinizadores, que garantem o transporte de pólen. Eles podem ser abióticos, como o vento e a água, ou bióticos, como os animais. Nesse último caso, é comum que os agentes estejam procurando alimentos, como o néctar, e acabem transportando o pólen de maneira acidental.

Veja a seguir alguns dos principais polinizadores:

⇒ Animais: Esse tipo de polinização, conhecida como zoofilia, é uma das mais comuns entre as angiospermas. Várias espécies animais estão envolvidas no transporte de pólen, entre as quais, merecem destaque:

- Insetos: A polinização por insetos é conhecida como entomofilia. Entre esses animais, podemos destacar as abelhas, que correspondem ao grupo mais importante de polinizadores que existe, pois são responsáveis por polinizar o maior número de espécies. Além desse grupo, os besouros, moscas e mariposas também estão relacionados ao transporte de pólen nas angiospermas.

- Pássaros: A polinização por pássaros é conhecida como ornitofilia. Geralmente, as plantas polinizadas por aves apresentam uma grande quantidade de néctar, pouco odor e cor muito vistosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Morcegos: A polinização por morcegos é conhecida como quiropterofilia. Normalmente, as flores polinizadas por esses animais são ricas em néctar, porém, são fracamente coloridas.

Portanto, as flores polinizadas por animais apresentam, em geral, atrativos que garantem a visita de polinizadores. Como atrativos, podemos citar o odor, as cores e a produção de substâncias como o néctar.

⇒ Água: A polinização pela água é chamada de hidrofilia. Existem diferentes formas de esse agente transportar o grão de pólen, como ao desprender as flores masculinas e levá-las até as femininas, que ficam presas em pedúnculos florais. Em outras espécies, as flores ficam submersas e o pólen é levado pela correnteza até a parte feminina.

⇒ Vento: A polinização pelo vento é chamado de anemofilia. Esse tipo de polinização ocorre tanto em gimnospermas quanto em angiospermas. Essas plantas, de uma maneira geral, produzem grande quantidade de pólen, uma vez que a liberação desses grãos não é orientada por esse agente, que pode ou não possibilitar o encontro com uma flor feminina. Nas angiospermas, as flores que são polinizadas pelo vento normalmente não apresentam características atrativas, como cheiro, cor ou néctar.

Como é o processo de polinização nas gimnospermas e nas angiospermas?

Como ocorre o processo de polinização em gimnospermas e angiospermas?

Polinização: Nas gimnospermas, a polinização é, basicamente, realizada pelo vento. ... As angiospermas já possuem sistemas de polinização mais refinados: a grande maioria têm polinização adaptada aos animais. Isso mesmo! Muitas angiospermas dependem de animais para realizarem sua polinização.

Como é a estrutura das angiospermas?

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos. ... Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar.

Como ocorre o ciclo de vida das angiospermas?

  • São todas as plantas que possuem flores e frutos. Como ocorre o ciclo de vida e reprodução das angiospermas? Nas angiospermas, o órgão reprodutivo pode ser identificado pelas flores, elas cumprem a função de proteger seu sistema reprodutivo e atrair os agentes polinizadores.

Quais são as espécies de angiospermas?

  • As angiospermas representam a maior parte das espécies existentes do reino Plantae, enquanto as gimnospermas, possuem apenas cerca de 750 espécies. Dentro do processo evolutivo das plantas, as angiospermas apresentam um grau maior de especialização e evolução. Do grego: gymnó “nu” e spermas “sementes”.

Quando é feita a polinização de insetos?

  • Nesse tipo de polinização, o grão de pólen flua ou boia até encontrar o estigma. Entomofilia: Quando os insetos são os agentes polinizadores. Pode ser realizada por abelhas, moscas, besouros, borboletas e vespas. Os insetos são atraídos pela cor e odor das flores.

Quais são os componentes polinizadores da flor?

  • Ele é o responsável pela transferência do pólen entre as partes masculinas e femininas da flor. Os agentes polinizadores podem ser componentes bióticos ou abióticos. Entre os componentes bióticos estão abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos. Entre os componentes abióticos destacam-se o vento, a chuva e a gravidade.

Como é o processo de polinização nas gimnospermas?

Polinização: Nas gimnospermas, a polinização é, basicamente, realizada pelo vento. A este tipo de polinização damos o nome de anemófila. As plantas que possuem polinização anemófila geralmente produzem uma enorme quantidade de pólen.

Como é o processo de polinização nas angiospermas?

A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.

Qual a diferença entre a polinização das gimnospermas e angiospermas?

Embora as diferenças sejam bastante evidentes, elas possuem também diversas semelhanças entre si: – Ambas são capazes de produzir pólen para a fecundação através de um tubo polínico. No entanto, as gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento.

Que tipo de polinização ocorre nas gimnospermas?

→ Anemofilia Anemofilia é a polinização realizada pelo vento e é a forma predominante por vetores abióticos. Pode ser observada tanto em algumas espécies de angiospermas como também de gimnospermas, sendo reconhecida como a principal forma de polinização nas coníferas.