Como fazer a estrutura de uma resenha?

A resenha é um gênero textual que, em forma de síntese, informa, descreve e mostra a opinião do autor sobre um fato ou produção cultural.

Por isso, ela é comumente utilizada em escolas ou no ensino superior como uma das variadas opções de trabalhos acadêmicos.

Redatores e pessoas que possuem um blog também precisam saber escrever e ter afinidade com esse gênero textual. Afinal, a resenha é um recurso comum na produção de conteúdos, pois valoriza a síntese e a argumentação, além de ser objetiva.

Seja para fins profissionais ou acadêmicos, conhecer a resenha e sua estrutura é essencial. No artigo a seguir, iremos apresentar as características de uma resenha, como fazer uma resenha, o que ela deve ter, além de quais são os tipos de resenha que um escritor pode trabalhar. Vamos lá?

Como fazer a estrutura de uma resenha?

O que é uma resenha?

Uma resenha é definida por ser uma produção textual que analisa um objeto ou um tema e redige sobre ele. 

Esse objeto geralmente é uma produção cultural, como filmes, livros e séries, mas pode ser também sobre uma produção acadêmica, como revistas, artigos ou monografias. Ou seja, qualquer coisa pode ser objeto de uma resenha.

Dessa forma, o objetivo de uma resenha é construir e desenvolver descrições e análises por meio da observação de um objeto. E toda essa produção culminará em um conteúdo opinativo, que guiará o leitor no conhecimento sobre um tema, e pode ser que, mesmo sendo opinativo, a opinião do autor não fique completamente explícita.

A resenha é uma síntese. Por isso, ela precisa ser objetiva, mesclando descrição, crítica e opinião. Mas não é que por ela ser um gênero textual breve, que deve ser superficial, muito pelo contrário, ela deve aprofundar um tema e ser escrita na terceira pessoa para distanciar o autor do seu objeto. Além disso, por representar o ponto de vista do autor, ela tende a ser original e interessante.

Principais características de uma resenha

Uma resenha deve difundir as ideias essenciais do objeto em que ela se baseou para ser escrita. E isso de uma forma resumida e que contenham juízo de valor e argumentos sobre essas ideias.

Portanto, uma resenha deve apresentar os pontos mais importantes de um objeto, assim como mostrar a estrutura e o foco da obra. Também precisa ser impessoal, imparcial, objetiva e concisa.

Outra característica da resenha é que ela deve embasar as opiniões com informações e argumentos, de forma que seja uma crítica fundamentada sobre o objeto.

Qual a estrutura de uma resenha?

Há diversos tipos de resenha e cada uma apresenta suas particularidades. No entanto, há uma estrutura comum a todos esses tipos, a qual deve ser seguida para que uma resenha seja escrita.

Introdução

A introdução tem como objetivo situar o público sobre o objeto da resenha e sobre o que será analisado criticamente ao longo do texto.

Por isso, é importante começar a resenha com informações iniciais sobre a obra, seu tema e alguns dados bibliográficos como autor e data de lançamento.

Desenvolvimento 

O desenvolvimento é a parte mais extensa da resenha. É nessa parte que o escritor irá focar na descrição do conteúdo, assim como os aspectos mais relevantes da obra, e desenvolver a análise crítica, com os argumentos e opiniões do autor sobre o objeto analisado.

Dessa forma, o desenvolvimento de uma resenha precisa apresentar as ideias e pontos de vistas embasados, fundamentados, explicados e coerentes.  

Conclusão

A parte da conclusão é voltada para finalizar o texto e o que foi exposto. Ou seja, é o fechamento das ideias, mas que irá sintetizar e opinar sobre alguns aspectos do objeto, por exemplo, se você concorda com o autor, se recomenda a obra ou se é relevante a sua leitura. 

Como fazer a estrutura de uma resenha?

Dicas de como fazer uma resenha de qualidade

Para construir e escrever uma boa resenha, além de se atentar a estrutura, você deve também incorporar algumas boas práticas. 

Assim como outros gêneros textuais, a resenha precisa ser simples, clara, concisa, objetiva, impessoal e seguir a linguagem culta em relação à gramática e à ortografia.

1. Seja imparcial e tenha atitude científica

Ao escrever uma resenha, o resenhista deve posicionar-se criticamente ao objeto analisado. Isso significa que ele precisa abandonar suas paixões e sentimentos e mostrar ao leitor os aspectos negativos e positivos que o objeto possui.

Além disso, quando a resenha for um trabalho acadêmico, deve seguir as normas ABNT e as exigências de ser objetiva e impessoal.

2. Recorte e privilegie o essencial

Ao escrever uma resenha, é impossível que o autor reproduza tudo o que existe no material resenhado. Dessa forma, você deve focar apenas nos aspectos mais interessantes do objeto e escolher entre os muitos detalhes da obra, recortando partes que sejam significativas.

3. Estude e leia o objeto a ser resenhado

Essa dica parece ser boba, mas não é! Afinal, é bastante comum pessoas que se propõem a escrever sobre algo que nunca leram ou assistiram.

Portanto, não seja essa pessoa. Leia e se aproprie do seu objeto antes de escrever sobre ele. Caso você esteja resenhando um livro, ressaltamos que essa leitura não precisa ser aprofundada, uma leitura rápida já basta para que você consiga resenhar sobre ele.

4. Cuidado com o plágio

Outra dica que parece não ser importante, mas que é essencial, é que seu texto seja original e sem plágio. Ler outras resenhas é importante para se inspirar, assim como citar certas partes do texto pode enriquecer a sua resenha.

No entanto, sempre que isso for feito, é importante sempre dar os créditos da forma devida. E busque sempre expressar sua opinião e crítica sobre um objeto sem usar ideias e textos de outras pessoas, seja original.

5. Defina o público-alvo

Quando se escreve sobre qualquer conteúdo, é necessário que saiba quem é o público-alvo. Ao conhecer sobre a audiência, seu perfil e suas necessidades, você conseguirá escrever a resenha com a linguagem e tom adequado para seu público, assim como filtrar as informações que achar relevante.

6. Atente-se a estrutura da resenha

Uma resenha pode ser confundida com outros gêneros textuais como o resumo, por exemplo. Dessa forma, em sua introdução sempre identifique e apresente os dados mais técnicos do objeto. E isso para depois contextualizá-lo para o público informando, de modo direto, o assunto principal, as ideias e a intenção do autor.

No desenvolvimento, discorra sobre a estrutura do objeto e sobre seu conteúdo. É nessa hora que você irá apresentar, em suas palavras, o que foi dito no texto. Neste momento não emita sua opinião e seja direto e objetivo. 

Depois, analise criticamente o conteúdo do objeto, mas lembre-se de que ao expressar opiniões, elas devem ser embasadas em fatos e informações verdadeiras e concretas para dar credibilidade a sua resenha. E, por último, fale um pouco sobre o autor.  

Como fazer a estrutura de uma resenha?

Diferença entre resumo e resenha

Resumo e resenha estão presentes tanto na vida acadêmica dos estudantes, quanto também na vida de profissionais em geral, principalmente daqueles na área da comunicação, como redatores. Portanto, entender a diferença entre ambos esses gêneros, que gera tanta confusão, é essencial.

O resumo é um texto descritivo e imparcial que apresenta aspectos relevantes de determinada obra, sem que o autor julgue, avalie ou opine sobre. Portanto, em um resumo você deve relatar o que é relevante em seu objeto.

a resenha é um texto de análise, assim como é de crítica, comparações e opinião. Essa última é obrigatória, mesmo que seja impessoal ou imparcial, e deve ser relacionada ao conteúdo de uma determinada obra.

Tipos de resenha

Mesmo que o objetivo de toda resenha seja analisar de forma objetiva e crítica um objeto, não existe apenas um tipo de resenha, existem vários. 

E cada tipo de resenha apresenta sua própria particularidade e suas próprias características, mas sempre prezando pela objetividade, imparcialidade, impessoalidade e cientificidade. 

Dessa forma, separamos três, dos mais conhecidos e pedidos, tipos de resenha para apresentar para você. 

Resenha crítica

A resenha crítica tem como característica apresentar, de forma explícita, o ponto de vista do autor sobre o objeto. Portanto, ela sempre será informativa, descritiva e opinativa, com suas ideias sintetizadas e expostas, de forma a influenciar seus leitores. 

Esse tipo de resenha também pode ser chamado de opinativa. E isso acontece porque ela faz uso de julgamentos de valor, de beleza da forma e estilo do objeto. E são esses julgamentos que fazem com que a resenha crítica seja mais fundamentada em seus argumentos, assim como mais detalhada.

Portanto, sempre que você for escrever uma resenha crítica, faça uma análise interpretativa do objeto, assim como a exposição de considerações pessoais sobre o assunto.

Resenha temática

A resenha temática é um tipo de resenha muito comum dentro do meio acadêmico, assim como artigos científicos, monografias e TCCs.  

Sua principal característica é discutir sobre um determinado e único tema, e, para isso, abrange vários textos sobre o mesmo tema, como uma forma de embasamento teórico e referencial. 

Dessa forma, o objetivo desse tipo de resenha é fazer um paralelo entre todos os textos expostos e suas ideias, além de expor uma opinião única sobre elas. 

Para fazer uma resenha temática, você deve trazer seu ponto de vista sobre um determinado tema baseado em ideias e contribuições trazidas de outros autores. Também, por seu caráter acadêmico, sua estrutura deve seguir as normas da ABNT para citações e para referência. 

Resenha descritiva

Esse tipo de resenha também é mais voltado para a área acadêmica. Por isso, também pode ser conhecido como resenha técnica ou científica. 

A resenha descritiva se assemelha à resenha crítica, mas diferentemente dessa, ela é acadêmica e dispensa a opinião do autor. Portanto, ela se utiliza do julgamento de verdade para analisar o texto que será resenhado. De forma que a análise seja estrita ao que está colocado no texto.

O que achou sobre as nossas dicas para escrever uma boa resenha? Conheça mais sobre o tema e aprenda também como otimizar a sua escrita!

Como se dá a estrutura de uma resenha?

Qual a estrutura de uma resenha? Descreve as propriedades da obra (descrição física); • Relata as credenciais do autor; • Resume a obra; • Apresenta suas conclusões e metodologia empregada; • Quadro de referencias que o autor utilizou; • Avaliação da obra; • A quem a obra se destina (dissertação).

Como se faz uma resenha passo a passo?

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

Como fazer a estrutura de uma resenha crítica?

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título na resenha pode retomar o nome da obra, antecipar a análise principal do texto ou surtir curiosidade no leitor.

O que é e como se faz uma resenha?

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).