Como fica a gengiva do bebê quando está nascendo os primeiros dentes?

O nascimento dos primeiros dentes do bebê com certeza já foi motivo de preocupação dos papais e mamães, principalmente...

O nascimento dos primeiros dentes do bebê com certeza já foi motivo de preocupação dos papais e mamães, principalmente para os pais de primeira viagem.

Nessa fase, o que não faltam são relatos das experiências que outros pais tiveram com seus filhos. Alguns difíceis e traumáticos e outros que disseram ser um processo extremamente natural e tranquilo.

Dentes dos bebês: um processo que requer paciência

O que você precisa ter em mente é: o processo de nascimento dos primeiros dentes é diferente para cada criança. Você só vai saber como será o processo do seu bebê enquanto ele estiver acontecendo.

Por isso, antes de tudo, o mais importante é se preparar para a chegada dessa fase, estudando sobre como lidar com os possíveis sintomas, reações, cuidados e formas de ajudar o neném nesse período. E lembre-se sempre: cada bebê possui um processo próprio e único.

Como fica a gengiva do bebê quando está nascendo os primeiros dentes?

Quais os sintomas que o dente do bebê está nascendo?

Os primeiros sinais de dentição incluem babar, morder objetos, irritabilidade e mau-humor, dor e sensibilidade na gengiva.

Cada criança reage de uma maneira diferente, mas esses são os sintomas mais típicos e quando notados devem servir de alerta para a entrada na fase de dentição.

Para alguns bebês, os sinais dos primeiros dentes podem durar semanas antes do dente realmente aparecer, mas para outros, pode não haver sinal nenhum. 

Caso seu filho acorde ou fique agitado durante a noite, apresente mudanças nos hábitos alimentares ou das mamadas também pode ser um sinal da chegada dos primeiros dentes. Por exemplo, um neném que já tinha o costume de dormir a noite inteira pode, de repente, acordar e querer mamar em busca de conforto.

Esses sintomas e reações podem se estender, durando até que todos os dentes de leite tenham nascido.

Com qual idade nascem os dentes do bebê?

O primeiro dente costuma surgir entre 3 e 9 meses de idade, mas é claro que isso pode variar muito. Então, não se preocupe se os primeiros dentes do seu neném começarem a nascer mais cedo ou mais tarde.

Os primeiros dentinhos costumam nascer em pares e na maioria das vezes, os primeiros a surgir são os incisivos centrais inferiores, seguido dos incisivos centrais superiores.

A maioria das crianças terá o conjunto de dentes de leite completo até os 3 anos.

Como fica a gengiva do bebê quando está nascendo os primeiros dentes?

O que fazer para aliviar a dor de dente do bebê? 

O processo de nascimento dos primeiros dentes dos bebês pode ser difícil e dolorido, não só para os pequenos, como para os pais também.

Por isso, é importante lembrar que além de algumas medidas, o carinho e afago também são essenciais para que o bebê se sinta acolhido e aliviado. Seja paciente, dê atenção, viva o processo com o neném..

Além disso, caso o bebê  esteja sofrendo muito, você pode ajudar da seguinte forma:

1. Lave bem as mãos e esfregue a gengiva da criança por cerca de dois minutos.

2. Dê objetos como anéis de dentição, chocalhos e outros brinquedos que o bebê possa ‘’mastigar’’ ou ”morder”.

3. Dar brinquedos flexíveis que podem ajudar o bebê a aliviar a dor e a coceira.

Em casos extremos, não sinta receio, entre em contato com o pediatra para encontrar um analgésico seguro que ajude no alívio dos sintomas.

Com a possibilidade de realizar consultas via telemedicina, a orientação se torna muito mais prática e segura. 

É preciso limpar a boca do neném antes do nascimento dos primeiros dentes?

A resposta é: sim. Você pode usar escovas de dentes que são dedeiras e se encaixam diretamente no seu dedo para que possa esfregar a gengiva e limpar o resto da comida.

Além disso, você pode incentivar uma rotina de higiene bucal e quando os primeiros dentes chegarem o bebê já estará habituado com a rotina. 

Preciso levar o neném no dentista?

Com o nascimento dos primeiros dentes do neném, é importante cuidar da higiene bucal. Entretanto, para entender a necessidade da avaliação de um odontopediatra, primeiro converse com o pediatra para que sejam estabelecidos bons hábitos alimentares e não favorecer o surgimento de cáries. 

Quando a idade avançar, busque dicas e informações com os profissionais sobre a escova de dente para bebê, pasta de dente para bebê ideal e outros itens para facilitar a sua rotina e segurança do pequeno.

Por isso, agende agora mesmo uma consulta com um de nossos pediatras para entender quais hábitos você pode começar a inserir na rotina do seu filho.

É fácil e sem mistério: você pode agendar do site, aplicativo, whatsapp ou telefone 4090-1510

Conhece alguém que está passando por esse momento? Compartilhe esse artigo, assim o processo pode se tornar mais fácil e cheio de aprendizados! 

Como fica a gengiva do bebê quando vai sair o dente?

A gengiva costuma ficar mais frágil, inchada e sensível. Com isso, os bebês têm dificuldades em sugar o leite da mamadeira, o que acaba prejudicando o processo de aleitamento e até mesmo deixa a gengiva ainda mais irritada e dolorida.

Como saber se a gengiva do neném está inchada para nascer dente?

Os sinais de que os primeiros dentinhos estão por vir são: Aumento da Gengiva: ela fica inchada, vermelha e meio esbranquiçada. Excesso de baba: O bebê começa a salivar em abundância e a olhos vistos. Necessidade de morder as mãos e objetos: devido a coceira que essa fase traz.

Como saber se os dentes do meu bebê está nascendo?

Os principais sintomas do nascimento dos primeiros dentes são:.
Agitação e irritabilidade durante o dia;.
Excesso de saliva;.
Gengivas inchadas e avermelhadas;.
Vontade de mastigar todos os objetos que encontra;.
Chupar os dedos;.
Esfregar as gengivas;.
Dificuldade em comer;.
Falta de apetite;.

Quanto tempo leva para o dente rasgar a gengiva do bebê?

Confira! E quanto tempo demora para o dente do bebê rasgar a gengiva? Bom, esta é outra dúvida que papais e mamães querem muito saber, afinal, os sintomas são sempre difíceis de lidar e podem ser, até mesmo, exaustivos. Em média, pode demorar uma semana para romper a gengiva.