Como o espinho ajuda o cacto a sobreviver em ambientes secos ou desérticos?

 Como Cactos Sobrevivem no Deserto

Absorvem Água e Armazenam – Confira

Como o espinho ajuda o cacto a sobreviver em ambientes secos ou desérticos?

 Algo que não pode faltar em um deserto são os cactos. Eles podem chegar a 18 metros de altura e sobrevivem nas regiões mais quentes e secas do mundo. Como isso é possível???

O segredo está estrutura do cacto, projetado para colher e reter a água do deserto. Diferente da maioria das plantas os cactos não têm longas raízes que ficam aprofundadas no subsolo. Sua raiz é superficial, capaz de absorver rapidamente a água da chuva e até mesmo o orvalho.

Como o espinho ajuda o cacto a sobreviver em ambientes secos ou desérticos?

 Os espinhos do cacto também têm um papel fundamental. Eles absorvem a água que não cai no solo, mas sobre a planta e assim fazem com que o aproveitamento seja ainda maior. Funcionam também como mecanismo de defesa já que protegem o cacto do ataque de animais.

Mesmo captando tanta água, por que os cactos sobrevivem sendo que as chuvas são realmente raras no deserto??? Isso também se deve a sua estrutura e capacidade de armazenamento e respiração.

Como o espinho ajuda o cacto a sobreviver em ambientes secos ou desérticos?

 Ao contrário das outras plantas que guardam sua água nas folhas, os cactos não têm folhas e por isso usam a polpa do caule para fazer este armazenamento. A região impede boa parte da evaporação e faz com que a planta mantenha seus níveis de água por muito mais tempo.

A respiração dos cactos também ajuda. Eles só respiram durante a noite quando é muito frio, assim seus poros ficam fechados durante todo o dia e perdem pouquíssima água durante a respiração.

Gostou de saber como funcionam os cactos e por que eles sobrevivem nos desertos??? Faltou alguma coisa??? Comente.

Você Vai Gostar de Ler:

  • Receita de Pão Caseiro de Leite com Recheio de Coco ou Sem Recheio
  • Eletrostática: Carga Elétrica e Elementar, Prótons e Elétrons Calcular
  • Tudo sobre Diamantes: Composição, Tipos, Cores, Melhores Fotos e mais
  • Estágio no Twitter – Site para Inscrição, Tudo Sobre
  • Saiba Como Cozinhar Usando Pouco Sal, Deixando a Comida Saborosa
  • Laura Pausini no Brasil em 2012: Vídeo, Fotos, Site Oficial, Ingressos
  • Como Fazer Amigos – Ter, Cultivar Mais Amizades É Saudável, Veja Dicas
  • Pão de Mel Montado Ana Maria Braga – Mais Você, Bom para repor Energias
  • Alergia a Cosméticos: Sintomas, Problemas de Pele, Hipoalérgicos Preço
  • Pastel e Bolinho de Torresmo do Jogo de Panelas 27/07/2015

Assuntos do Artigo:
  • como os cactos conseguem viver no deserto com tão pouca água
  • cactos do deserto
  • como os cactos conseguem sobreviver em ambientes tão secos como o sertão
  • como os cactos vivem no deserto com pouca agua
  • como os cactos sobrevivem no deserto
  • como os cactos conseguem viver no deserto
  • Como os cactos conseguem viver nos desertos com tão pouca água

Comente Via FaceBook

Comentários

As cactáceas são plantas possuem caule com a capacidade de armazenar água e folhas reduzidas ou modificadas em espinhos.

As cactáceas, conhecidas popularmente como cactos, são plantas da família Cactaceae, que apresenta em torno de 100 gêneros e 1400 espécies. Essa família ocorre principalmente nas Américas e caracteriza-se por apresentar caule suculento repleto de espinhos. Nesses vegetais, é possível observar epiderme caulinar com estômatos, que também atuam na fotossíntese, uma vez que muitas espécies apresentam folhas geralmente reduzidas e decíduas ou, algumas vezes, até ausente.

As cactáceas apresentam flores vistosas, que variam muito em forma e cor. São geralmente bissexuadas, com estames numerosos e carpelos de três a numerosos. O pólen e o néctar atraem um grande número de visitantes, desde insetos até aves e morcegos. Os frutos são do tipo baga e frequentemente também apresentam espinhos, o que ajuda na dispersão por mamíferos.

Uma característica extremamente interessante dessa família de plantas é a capacidade de resistir a ambientes secos, como o da Caatinga. Dentre as principais adaptações, podemos citar como exemplo as folhas reduzidas e os caules repletos de água e fotossintéticos. Além disso, algumas espécies apresentam caule com cutícula espessa e folhas modificadas em espinhos, que diminuem a perda excessiva de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto bastante importante para a sobrevivência de cactáceas em ambiente seco diz respeito ao chamado metabolismo CAM (metabolismo ácido das crassuláceas). Nesse processo, os estômatos somente se abrem à noite para permitir a entrada de CO2. Essa característica permite que as plantas não percam muita água, uma vez que os estômatos fechados durante o dia evitam a transpiração.

Como o espinho ajuda o cacto a sobreviver em ambientes secos ou desérticos?

Algumas espécies dos gênero Opuntia são utilizadas como medicinais

As cactáceas são amplamente usadas como plantas ornamentais, mas algumas espécies possuem frutos comestíveis, tais como as do gênero Opuntia, tradicionalmente chamadas de palmas. O fruto dessa planta é doce e rico em vitaminas. Além disso, são usadas na medicina popular como cicatrizante, anti-inflamatório, diurético e no tratamento de doenças respiratórias e do sistema digestório. Algumas pessoas utilizam as cactáceas até mesmo para o controle de diabetes e do colesterol. É importante destacar que a raiz e também o cladódio (caule achatado de cor verde) possuem potencial medicinal.

Porque os cactos conseguem sobreviver em ambientes secos?

Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água. Os cactos, como já dito, possuem folhas reduzidas, uma característica que diminui a perda de água por transpiração.

Como o cacto consegue sobreviver no ambiente?

Em geral, as folhas são a área em que uma planta mais perde água. Como não podem se dar a esse luxo, em vez de folhas os cactos têm estruturas modificadas, os espinhos. A pele espinhosa ainda ajuda na proteção contra animais à procura de um golinho d'água na polpa do cacto.

Como os espinhos contribuem para adaptação da planta aos ambientes secos?

Plantas de clima quente e seco, geralmente, têm suas folhas diminuídas, ou até mesmo modificadas em espinhos, como forma de reduzir a superfície de contato e evitar, assim, a transpiração.

Para que servem os espinhos dos cactos?

Tanto espinhos quanto acúleos estão relacionados com a função de defesa de uma planta, evitando que ela sofra herbivoria. Além da função de proteção, os espinhos podem ajudar contra a perda excessiva de água, como é o caso das Cactaceae.