Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?

A velhice acarreta o percurso vital do indivíduo a partir da terceira idade.

Velhice

A velhice acarreta o percurso vital do indivíduo a partir da terceira idade. O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural da vida que traz consigo algumas alterações sofridas pelo organismo, consideradas normais para esta fase.

A velhice deve ser compreendida na sua totalidade porque é, simultaneamente, um fenómeno biológico com consequências psicológicas, e acarreta certos comportamentos caraterísticos dessa fase de desenvolvimento (Freitas, Queiroz, & Sousa, 2007). Como todas as situações humanas, a esta também tem uma dimensão existencial, que modifica a relação da pessoa com o tempo, e gera mudanças nas suas relações com o mundo e com sua própria história (Freitas, Queiroz, & Sousa, 2007). Assim, é uma parte do ciclo vital que não poderia ser compreendida senão na sua totalidade e até mesmo enquanto facto cultural (Freitas, Queiroz, & Sousa, 2007).

A etapa da vida caraterizada como velhice, com as suas peculiaridades, só pode ser compreendida a partir da relação que se estabelece entre os diferentes aspetos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais (Schneider, &Irigaray, 2008). Essa interação institui-se de acordo com as condições da cultura na qual o indivíduo está inserido, muitas vezes em condições históricas, políticas, económicas, geográficas e culturais produzem diferentes representações sociais da velhice e do idoso (Schneider, &Irigaray, 2008). Há uma correspondência entre a concepção de velhice presente numa sociedade e as atitudes frente às pessoas que estão a envelhecer (Schneider, &Irigaray, 2008)

Em todo o mundo, o número de pessoas com 60 anos ou mais está a crescer mais rapidamente do que o de qualquer outra faixa etária já que o número de pessoas idosas com 60 anos ou mais, cresceu 7,3 milhões entre 1980 e 2000, totalizando mais de 14,5 milhões em 2000 (Schneider, &Irigaray, 2008). Atualmente, os especialistas no estudo do envelhecimento referem-se a três grupos de pessoas mais velhas, os idosos jovens, os idosos velhos e os idosos mais velhos. O termo idosos jovens geralmente refere-se a pessoas de 65 a 74 anos, que costumam estar ativas, cheias de vida e vigorosas. Os idosos velhos, de 75 a 84 anos, e os idosos mais velhos, de 85 anos ou mais, são aqueles que têm maior tendência para a fraqueza e para a enfermidade, e podem ter dificuldade para desempenhar algumas atividades da vida diária (Schneider, &Irigaray, 2008). Embora esta categorização seja bastante usual, cada vez mais as pesquisas revelam que o processo de envelhecimento é uma experiência heterogénea, vivida como uma experiência individual. Apesar disso, algumas pessoas, aos 60 anos, já apresentam alguma incapacidade e outras estão cheias de vida e energia aos 85 anos, pelo que, apesar de haver tendência para certos padrões, verificam-se casos que diferem (Schneider, &Irigaray, 2008).

Embora a velhice seja nada além do que um construtor social, ela acarreta alguns obstáculos tais como o preconceito que continua a crescer (Schneider, &Irigaray, 2008). A idade é uma categoria que esta embutida dentro dela mesma, é discutível e obsoleta pelo que, enquanto todos os outros estágios da vida são planeados e construídos social e culturalmente e não existem conflitos baseados nos mesmos, tais cmo a infância, a adolescência e a idade adulta do panorama do desenvolvimento humano, a velhice é colocada à margem, pois ao mesmo tempo em que as pessoas querem viver muito, não querem ficar velhas nem parecer velhas (Schneider, &Irigaray, 2008).

Idade psicológica

O conceito de idade psicológica pode ser usado em dois sentidos. Um tem a ver com a relação que existe entre a idade cronológica e as capacidades psicológicas, tais como perceção, aprendizagem e memória, as quais prenunciam o potencial de funcionamento futuro da pessoa (Schneider, &Irigaray, 2008). Outro conceito de idade psicológica tem relação com o senso subjetivo de idade. Este conceito depende de como cada pessoa avalia a presença ou a ausência de marcadores biológicos, sociais e psicológicos do envelhecimento com outras pessoas da sua idade (Schneider, &Irigaray, 2008). O julgamento subjetivo, a estimação da duração de eventos ou a quantia de tempo decorrida compõem este conceito de idade psicológica, que se relaciona diretamente com a idade cronológica (Schneider, &Irigaray, 2008).

Conclusão

Estes estudos permitem-nos verificar que a velhice faz parte de uma etapa da vida da pessoa. Vemos que existemtrês fases da velhice, começando pelos idosos jovens, posteriormente os idosos velhos, e finalmente, os idosos mais velhos. Cada fase da velhice é caracterizada por algumas condições que, frequentemente, trazem limitações físicas e psicológicas ao indivíduo velho, pelo que é necessário implementar estratégias que permitam prolongar a sua qualidade de vida.

1566 Visualizações 1 Total


References:

  • Freitas, Maria Célia de, Queiroz, Terezinha Almeida, Sousa, Jacy Aurélia Vieira de. O significado da velhice e da experiência de envelhecer para os idosos. RevEscEnferm. USP 2010; 44(2): 407-12. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n2/24.pdf;
  • Schneider Rofolfo Herberto, Irigary, Tatiana Quanti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia | Campinas | 25(4) | 585-593 | outubro-dezembro, 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v25n4/a13v25n4.pdf

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) Licenciatura em Psicologia pela Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) Dententora de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) Contacto de email:

Related:

Sexualidade na terceira idade

Sexualidade na terceira idade Frequentemente se associa a terceira idade a uma fase em que o indivíduo deixa de ter sexualidade activa. Este processo desencadeia ideias erradas que fazem do idoso alguém assexuado. “Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), terceira idade em países em desenvolvimento e constituída por indivíduos a partir dos 60 anos, e em países desenvolvidos, a partir dos 56 anos.” (Maschio, Balbino, Souza, & Kalinke, 2011, p. 2). Falar de sexualidade, ainda hoje causa desconforto porque se refere a um tema tabu, carregado de erotismo e de intimidade, que, aliado ao tema da terceira idade, é assumido como algo …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Qualidade de vida na terceira idade

Qualidade de vida na terceira idade Num país onde a esperança de vida se encontra em crescimento, é importante verificar que tipos de fatores que contribuem para uma qualidade de vida melhor na população idosa, uma vez que, neste contexto, a atividade e a autonomia ocupam um lugar de relevo. O envelhecimento da população mundial tem sido um dos grandes desafios a ser enfrentados no século XXI (Costa, 2011), uma vez que a tendência é para a diminuição da mortalidade precoce, ou seja, para o prolongar da esperança de vida das pessoas, o que torna, inevitavelmente a população envelhecida (Paschoal, Salles, Franco, …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Esperança de vida

Esperança de vida A esperança de vida diz respeito ao tempo e longevidade da vida de um indivíduo, a qual, depende de diferentes fatores. A evolução da ciência e das condições de vida gerais, vem influenciando bastante este processo. Para Camargos e Gonzaga (2015) a esperança de vida relaciona-se com os anos que a pessoa vive com saúde e sem saúde, ou seja, com doença ou livre dela. Miranda e Banhato (2008) consideram a evolução da ciência e da medicina quando se referem à esperança de vida, a propósito da mesma ter aumentado consideravelmente tanto em qualidade como na quebra da natalidade. De acordo …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Abandono de idosos

Abandono de idosos O abandono de idosos refere-se à ausência de cuidados por parte das famílias para lhes prestar os cuidados necessários. Estas circunstancias podem acontecer por diversos motivos que podem ou não ser legítimos. O abandono de idosos está relacionado com diversas questões tais como falta de recursos por parte das famílias para os recolher ou mesmo falta de respeito para com os mesmos, colocando-os em instituições de acolhimento (Pestana, & Santo, 2008). Já os estudos de Freitas e Noronha (2010) referem, precisamente, a ideia de abandono, no que concerne aos idosos que vivem em instituições, uma vez que, quase sempre, a …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Geriatria

Geriatria Geriatria define-se pelo ato de atender o idoso aos níveis psicológico e funcional quando necessita de cuidados. O geriatra preocupa-se com todos os aspetos da saúde do idoso ao longo do seu envelhecimento. Em todo o mundo, o número de pessoas com 60 anos ou mais está em crescimento mais rapidamente do que o de qualquer outra faixa etária avançado (Schneider, &Irigary, 2008). A população de idosos, isto é, pessoas com 60 anos ou mais ano cresceu 7,3 milhões entre 1980 e 2000, o que irá totalizar mais de 14,5 milhões em 2000, até 2025, um número muito mais avançado (Schneider, …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Solidão na terceira idade

Quando falamos em solidão, temos que ter em conta que ela não escolhe sexo, classe social, e nem mesmo idade. No entanto, temos de ter em conta que, cada vez mais, a solidão é sentida, principalmente por indivíduos na terceira idade. No âmbito da Psicologia do Desenvolvimento o envelhecimento tem sido cada vez mais investigado não mais como um período de crises, declínios e perdas, mas como uma fase de aquisições e transformações, de significados e possibilidades que conferem um novo status ao idoso nos estudos contemporâneos (Azeredo, Afonso, 2015). Por outro lado, a ampliação da longevidade não é garantia de se …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Promoção da saúde no envelhecimento

A promoção da saúde no envelhecimento pretende que o idoso viva esta fase de forma ativa e o mais autónoma e funcionalmente possível. Este investimento é feito através de programas que promovam a estimulação das suas capacidades quer físicas, quer mentais, quer sociais. Vários são os autores que defendem que a promoção da saúde no envelhecimento, está associada à independência e à capacidade funcional do idoso (Ferreira, Maciel, Costa, Silva, & Moreira, 2012; Matos, Branco, Carvalhosa, & Carvalhosa, 2005). Pode dizer-se, então, que o envelhecimento saudável é aquele em que a pessoa se encontra plenamente capaz de fazer as suas escolhas e …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Terceira idade

A terceira idade é uma fase da vida em que é necessário procurar evitar o isolamento e a solidão através de estratégias de promoção da saúde e da qualidade de vida do idoso. Os estudos evidenciam que a maior preocupação com o indivíduo na terceira idade diz respeito à qualidade de vida do mesmo e por isso mesmo têm sido muitos os investimentos feitos nesse sentido, principalmente nas áreas sociais, da psicologia e até mesmo na organização do ambiente destes indivíduos (Carneiro, & Falcone, 2004). Para que tal seja possível, é necessário que haja uma verdadeira interação entre o indivíduo idoso e …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Cuidadores de idosos

Cuidadores de idosos Cuidadores de idosos são as pessoas mais próximas dos idosos responsáveis por estes quando os mesmos se encontram em estado dependente. Habitualmente, o estilo de vida destes cuidadores sofre ajustes devido à necessidade de dar resposta aos idosos a seu cargo. É importante referir que, no que diz respeito às características dos cuidadores de idosos, são maioritariamente do sexo feminino, filhas ou esposas e com idades, na maioria, dentro do intervalo entre os 50 e os 65 anos (Pinto, & Barham, 2014). Segundo os estudos de Ferreira, Alexandre e Lemos (2011) a importância de falar em cuidadores de idosos diz …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Envelhecimento saudável

O envelhecimento saudável tem como objetivo a promoção da saúde, prevenção de declínio e, consequentemente, aumento da qualidade de vida da pessoa idosa. Até ao início do século XX, associava-se o envelhecimento à perda de capacidades e, principalmente, ao não desenvolvimento e à não evolução (Cupertino, Rosa, & Ribeiro, 2007). Com a promoção e investimento na gerontologia, passou a importar cuidar para que o envelhecimento saudável se tornasse numa realidade (Cupertino, Rosa, & Ribeiro, 2007). Para tal, a ciência procura que se desenvolvam conceitos como a plasticidade humana, a resiliência, o acompanhamento do indivíduo idoso por equipas multidisciplinares e multidirecionais, etc (Cupertino, Rosa, …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Idosos institucionalizados

Os idosos institucionalizados são os que vivem em instituições onde se encontram ao cuidado de outrem devido a situações de dependência física e/ou mental. De acordo com a literatura, a institucionalização de idosos está relacionada com fatores demográficos, sociais e de saúde bem como com a entrada também da mulher no mercado de trabalho, que levou a desresponsabilizar a mesma, gradualmente, do cuidado com os pais ou sogros, refazendo a constituição tradicional de família (Gonçalves, Silva, Mazo, Beneditti, Santos, Marques, Rodrigues, Portella, Scortegagna, Santos, Pelzer, Souza, Meira, Sena, Creutzberg, & Resende, 2010). O envelhecimento é uma fase do desenvolvimento humano que implica …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Idoso ativo

O idoso ativo é aquele que realiza todas as atividades familiares, comunitárias e sociais, não se rendendo ao sedentarismo tipicamente associado à idade. A literatura acerca do idoso ativo associa as características do mesmo à educação da sociedade no sentido de colocar o mesmo numa participação ativa nos diferentes espaços onde se insere, seja na família, onde convive ativamente com os entes queridos, seja na comunidade (Ferreira, Maciel, Silva, Sá, & Moreira, 2010). Segundo os estudos de Miranda e Godeli (2003) uma das formas mais saudável de manter o idoso ativo é através da realização de atividades físicas, que os afasta do …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

Cuidados na saúde do idoso

Cuidados na saúde do idoso Os cuidados da saúde do idoso têm como objetivo identificar noções básicas associadas ao envelhecimento. A sua função é identificar as doenças mais frequentes quando a pessoa se encontra nesta fase. O envelhecimento populacional é um fenómeno mundial em que as modificações se dão de forma radical e bastante acelerada, do ponto de vista puramente demográfico, e que tem como origem, unicamente, o rápido e sustentado declínio da fecundidade (Lima, Arcieri, Garbin, & Moimaz, 2010).  As projeções mais conservadoras indicam que, em 2020, o número de idosos no mundo terá um contingente superior a 30 milhões de pessoas …

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido Segundo os aspectos sociais biológicos e psicológicos?
18-09-2016

O que é o processo de envelhecimento de acordo com os aspectos biológicos psicológicos e sociais?

A relação entre os aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e culturais é fundamental na categorização de um indi-víduo como velho ou não. A pessoa mais velha, na maioria das vezes, é definida como idosa quando chega aos 60 anos, independentemente de seu estado bioló-gico, psicológico e social.

Como ocorre o processo de envelhecimento identificando os aspectos biológicos?

Evidências têm sido obtidas de que o envelhecimento biológico abrange diversos parâmetros intimamente relacionados, como: taxa metabólica, ingestão calórica, genética, estilo de vida e fatores ambientais (SHONEICH, 1999). aumento cronológico de idade ou com a passagem do ciclo da vida”.

Como o processo de envelhecimento pode ser compreendido?

O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuicao progressiva da reserva funcional dos individuos - senescencia - o que, em condicoes normais, nao costuama provocar qualquer problema.

Quais as principais diferenças entre o envelhecimento psicológico e biológico?

Dadas as diferentes dimensões de idade que compõem o processo de envelhecimento, pode-se desenvolver um perfil de idade compreensivo para qualquer indivíduo. Por exemplo, uma mulher de 70 anos pode ter uma boa saúde (idade biológica), mas ter problemas de atenção (idade psicológica).