Como o professor de Educação Física contribui para o desenvolvimento sócio afetivo do Adolescente?

3698 palavras 15 páginas

• Interacção mãe/filho:
Construção do objecto;
Importância da vinculação;
Relações precoces mãe/filho;
Processo de separação/individualização.
• Entrada no grupo:
Isolamento;
Começo do grupo;
Relações entre crianças;
Amizade;
Cooperação e a autonomia.
• Criança e o adulto:
Da família à creche, ao jardim de infância, à escola;
Papel estruturante do vigilante.

Ana Correia

Ser Mãe
Ser mãe é embalar nos braços
Um sonho lindo e profundo
É andar presa nos laços
Do maior amor do mundo!
Ser mãe é viver a amar
É sem receber tudo dar,
A tudo renunciar
É viver e recordar!...

Fernanda França, 1976

Ana Correia

Interacção Mãe/Filho
 Inicia-se antes da criança nascer (fase pré-natal), quando os pais

…exibir mais conteúdo…

Todas as relações futuras são baseadas neste

modelo que aprendemos na infância (importância de um bom modelo).

Ana Correia

John Bowbly (1958), estabeleceu quatro fases de vinculação:
 1.ª Fase – Orientação e sinais com discriminação limitada da figura (0-8/12 semanas

de idade).
Nesta fase, embora o bebé ainda não tenha capacidade para discriminar figuras, tem uma orientação especial para os seres humanos. São exemplos: sorrir, agarrar, seguir e palrar.
Nesta fase é importante a presença contínua de uma figura de vinculação e que as separações possam ser breves.
 2.ª Fase – Orientação e sinais dirigidos para uma ou mais figuras discriminadas (3-6

meses).

O início da discriminação de figura(s) com quem começa a estabelecer uma relação particular carateriza esta fase. As figuras de vinculação servem de base segura para a exploração do meio

físico e social. As crianças não só manifestam preferência por determinadas figuras, como revelam medo, cautela ou, inclusive, rejeição clara por outras. O (aumento do) sorrir, agarrar,

seguir, palrar são exemplo de comportamentos desenvolvidos nesta fase.

Ana Correia

 3ª. Fase – Manutenção de proximidade com uma figura discriminada através da

locomoção e sinais (6-24 meses).
A criança é capaz de discriminar a figura de vinculação para servir de base-segura/ “porto de abrigo”, manifesta uma maior reserva perante os estranhos

Relacionados

  • Desenvolvimento socio-afetivo e psicossexual da criança e do adolescente de Freud

    2720 palavras | 11 páginas

    venho através desta presente síntese abordar os temas principais do texto Desenvolvimento socio-afetivo e psicossexual da criança e do adolescente de Freud, sendo minha pesquisa através do mesmo e incluo alguns estudos extras embasados na apresentação do "blog" de uma professora, Claudia Bonfim, toda e qualquer citação abaixo relacionada será inteiramente de autoria dos devidos autores citados. Organização estrutural da personalidade segundo Freud a mente humana é abordada através de três constructos….

  • As contribuições da educação física no desenvolvimento sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor de crianças do ensino infantil

    15278 palavras | 62 páginas

    RESUMO O Ensino Infantil é a primeira etapa do ensino básico, tendo como princípio o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físicos, social, intelectual e psicológico. A cultura corporal, ludicidade, brincadeiras, jogos contribui para o desenvolvimento infantil. Diversas tendências da educação física marcaram o universo brasileiro, e que essas tendências foi um foco de discussão a uma maior humanização da Educação Física. O presente trabalho por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter….

  • As relações sócio-afetivas no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física.

    3241 palavras | 13 páginas

    Diante do exposto e para o esclarecimento das relações sócio-afetivas no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física são discorridos no primeiro capitulo deste trabalho os aspectos sócio-afetivos do desenvolvimento humano, no capitulo II aborda sobre as relações interpessoais na Educação Física, enquanto o capitulo III apresenta o processo ensino aprendizagem. 2 PROBLEMA Como se manifesta as relações sócias afetivos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental? 3….

  • relação entre esporte saúde doping e qualidade de vida

    8806 palavras | 36 páginas

    prejudiciais à saúde parapotencializar os efeitos do treinamento esportivo é denominado doping. Mais do que a exceção ou um problema externo ao esporte, o doping é hoje parte não só da engrenagemesportiva de alto rendimento, mas também de programas de desenvolvimento da estética corporal em muitas academias de ginástica. A maioria dos atletas profissionais eamadores que utilizam drogas ilícitas ou não tem conhecimento dos efeitos colaterais que….

  • UNID 1 Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem Respostas

    1585 palavras | 7 páginas

    H Unidade I Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2015/2) Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2015/2) Usuário ADRIANA APARECIDA CARDOSO LIND Curso Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Teste Questionário Unidade I (2015/2) Iniciado 06/09/15 23:37 Enviado 06/09/15 23:38 Status Completada Resultado 5 em 5 pontos da tentativa Tempo 0 minuto decorrido Instruções ATENÇÃO: este questionário segue as seguintes configurações: possui número de tentativas ilimitadas;….

  • O papel do aspecto emocional e afetivo no rendimento escolar do aluno

    3560 palavras | 15 páginas

    Resumo O ser humano é dotado de desejos, vontades e sentimentos próprios que começam a se desenvolver desde o nascimento. Ao longo da infância, ocorre o processo de desenvolvimento socioafetivo da criança, período em que são importantes as interações que proporcionam vivências afetivas. Tanto a família quanto os professores exercem um papel importante no desenvolvimento afetivo da criança porque são eles, enquanto sujeitos mais experientes, que coordenam o processo de aprendizagem. Nesse sentido….

  • A importância da vinculação

    2363 palavras | 10 páginas

    A Importância da Vinculação Índice Introdução .....................................................................................................................................3 Desenvolvimento Sócio – Afetivo .................................................................................................4 A Vinculação .................................................................................................................................5 Vinculação Segura e….

  • a influência da afetividade na construção do conhecimento

    5748 palavras | 23 páginas

    Pode-se afirmar que ela tem papel fundamental na relação professor-aluno e no processo de ensinoaprendizagem. E que os aspectos afetivos e cognitivos são indissociáveis. O professor, sendo o elo que possibilita a formação integral do aluno, tem o dever de refletir e questionar constantemente sua prática pedagógica e até que ponto está construindo esta relação afetiva com os….

  • psicologia

    1346 palavras | 6 páginas

    toda a vida, independentemente da idade. Pergunta 2 . Wallon afirma que o desenvolvimento equilibrado dos (_______) é o que pode permitir uma vida mais plena por parte do indivíduo em sua inserção no contexto em que vive. A alternativa que preenche adequadamente o espaço anterior é: Respostas: a. Caracteres secundários sexuais. b. Conjuntos funcionais cognitivos, afetivo, motor e da pessoa. c. Seus pais e responsáveis. d. Seus mesentérios e aparelho….

  • “A importância da família no processo de ensino-aprendizagem”.

    5809 palavras | 24 páginas

    RESUMO Este trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas, onde buscamos fundamentação sobre o assunto, pesquisando e analisando diversos pensadores e estudiosos. Nas teorias de Vygotsky e Piaget, encontramos base sobre o desenvolvimento da aprendizagem sobre dois prismas importantes. A partir daí….

Trabalhos Populares

Como a Educação Física possibilita o desenvolvimento afetivo social?

Na escola, a criança tem a chance de se socializar com outras crianças através da recreação, jogos e brincadeiras dirigidas. Por isso a educação física tem a conjuntura de contribuir para que a criança ou adolescente desenvolva a autoconfiança interagindo com o grupo e também desenvolver habilidades motoras.

Qual a Importância da Educação Física para o Desenvolvimento Infanto

A Educação Física, principalmente na idade escolar, ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras e no reflexo. Além disso, também melhora a coordenação e na postura corporal, trazendo benefícios para a saúde.

O que é o desenvolvimento sócio afetivo?

O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...

Como estimular o desenvolvimento afetivo?

Conversar e interagir com a família Conversar com o bebê, falando devagar e olhando em seus olhos, favorece a criação de um vínculo afetivo mais forte e duradouro. A presença do pai, da mãe e da família como um todo é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento dos pequenos, inclusive no dia a dia escolar.