O que utilizamos como referência para nos orientar é para ir de um lugar para o outro?

Pontos Cardeais para você se orientar

O que utilizamos como referência para nos orientar é para ir de um lugar para o outro?

Os pontos cardeais são pontos de referência utilizados para a orientação dos mapas, que valem para todos os lugares. Estando na sua casa ou na escola, você sabe onde o sol nasce e onde ele se põe? Esta pergunta é importante porque é acompanhando o movimento aparente do sol, que descobrimos o lugar onde estamos. Desde cedo, o homem descobriu a importância do sol para encontrar a direção e o sentido a seguir.

Pontos cardeais

Os pontos cardeais foram definidos justamente a partir da observação do movimento aparente do sol e também pela posição das estrelas no firmamento. Em qualquer lugar da superfície da terra, o sol sempre nasce do mesmo lado e se põe no lado oposto. No começo da manhã, o sol pode ser visto em um ponto na linha do horizonte. Esse ponto é chamado nascente. O sol ilumina o planeta e, em algumas épocas do ano, ele parece estar mais elevado no céu. Em outras, ele parece estar mais baixo. No meio do dia, o sol parece estar a pino, isto é, sobre as nossas cabeças. Quase nem dá para ver a nossa sombra no chão.

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).

Para facilitar o trabalho de orientação, geralmente os mapas têm a direção Norte na parte superior da folha de papel. Assim, o Leste está sempre à direita, o Oeste está sempre à esquerda e a direção Sul fica sempre abaixo.

Você também pode encontrar os pontos cardeais. Faça assim:

Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer. Nessa direção está o Leste. Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul. Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.

Cruzeiro do Sul

À noite, quando o sol não é visto no céu, como podemos nos orientar pelos pontos cardeais? A orientação durante a noite é feita com a ajuda de outras estrelas. A constelação do Cruzeiro do Sul pode ser o nosso ponto de referência para a orientação durante a noite.

O Cruzeiro do Sul é composto de quatro estrelas maiores e de uma menor, formando uma cruz. Para encontrarmos os pontos cardeais, prolongamos o braço maior da cruz quatro vezes em direção à Terra. No ponto final dela, traçamos um reta até o chão. Aí encontramos o Sul. Se ficarmos de costas para esse lugar, o Norte estará à nossa frente. O Leste, à nossa direita. O Oeste, à nossa esquerda.

Outros pontos de referência

Conhecendo esses pontos de referência principais, é possível definir outros quatro, situados entre os pontos cardeais: são os pontos colaterais. Seus nomes são formados pela combinação, dois a dois, dos pontos cardeais. Entre o ponto cardeal Norte e o ponto cardeal Leste, temos o ponto colateral Nordeste (NE); entre o Sul e o Leste, temos o Sudeste (SE); entre o Sul e o Oeste, fica o Sudoeste (SO); entre o Norte e o Oeste, o Noroeste (NO). A representação dos pontos cardeais com os pontos colaterais, isto é, todos os pontos assinalados num mesmo desenho, forma a rosa-dos-ventos. E ela recebeu esse nome porque foi utilizada originalmente para indicar a direção de onde provinham os ventos, muito importante até hoje para os comandantes de barcos e aviões.

A bússola

Para a navegação (tarefa de conduzir um barco ou um avião de um ponto de origem até seu destino), o problema da orientação é muito sério. Imagine um capitão de navio, no meio do oceano, utilizando apenas o sol para tentar orientar um mapa e descobrir a direção em que está e o sentido que precisa seguir?! É praticamente impossível. Por isso, as grandes navegações só se tornaram possíveis depois da invenção da bússola, que é uma ferramenta muito simples de orientação.

A bússola, inventada pelos chineses e aprimorada pelos europeus, nada mais é do que uma agulha magnetizada que gira livremente sobre uma rosa-dos-ventos. Por causa do campo magnético da terra, a agulha da bússola sempre aponta para o Norte, em qualquer lugar em que esteja o navegador. Assim é possível orientar um mapa e descobrir a direção a tomar e o sentido do percurso a seguir, independente do dia ou da noite, da visibilidade do céu ou da existência de outras referências.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas. No entanto, a localização não era precisa como as fornecidas por instrumentos de orientação modernos.

Os grandes centros urbanos são regionalizados em zonas, por exemplo, zonas oeste, sul, norte, leste. Existe uma maneira simples de orientação que não requer a utilização de nenhum tipo de instrumento, é a observação da posição do sol, serve para se situar na cidade, no campo ou nas florestas.

É possível se orientar sem possuir em mãos instrumentos de orientação como bússola, GPS, mapas entre outros. A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.

A orientação realizada através da observação das estrelas tem seu uso difundido entre pessoas do campo, pescadores e navegadores, essas geralmente conhecem as características gerais do céu durante a noite, no entanto, existem diferenças entre os hemisférios em relação às constelações. No hemisfério norte a orientação ocorre por meio da constelação Estrela Polar e no hemisfério sul, pelo Cruzeiro do Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Orientação pelos astros e estrelas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/orientacao-pelos-astros-estrelas.htm. Acesso em 17 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

O que utilizamos como referência para nos orientar e para ir de um lugar para o outro?

Dentre vários instrumentos inventados o mais utilizado é a bússola, esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos. A bússola é instalada em aviões, navios e carros e motos de competição de rally, isso para manter as pessoas em sua devida direção pretendida.

Quais são os instrumentos de orientação?

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Quais são os principais pontos de orientação?

GEODEM Orientação.
Para orientar-se na Terra então, o homem criou esses pontos de referência e a Rosa-dos-ventos representa tais pontos de orientação: Cardeais, Colaterais e Subcolaterais..
• Os pontos cardeais são: Norte (N), Sul (S), Leste (L ou E), Oeste (O ou W)..

O que é ponto de referência em Geografia?

Pontos de referência são elementos de um ambiente que se destacam dentre os outros. A característica que torna um elemento uma referência em tarefas de navegação ou localização pode ser visual (cor, tamanho), estrutural (localização proeminente) ou semântica (significado cultural, histórico ou atividade relacionada).