Quando dizemos que o código genético é redundante degenerado estamos nos referindo ao fato de que?

Você já parou para pensar em como as informações das sequências de DNA e RNA são traduzidas em proteínas? O elemento chave de todo esse processo é o código genético. Por meio dele, é possível transformar uma mensagem codificada do material genético em uma sequência de aminoácidos para formar as proteínas. Nesse texto, vamos entender como funciona o código genético e sua leitura. Acompanhe:

Publicidade

O que é o código genético

O código genético é, basicamente, uma tabela de códigos que funciona como base para a tradução de uma sequência de DNA em aminoácidos. Assim, diferentes combinações de aminoácidos formarão diferentes proteínas.

Relacionadas

Um grupo de pesquisadores descobriu que cada sequência de três letras do DNA equivale a um código, em que cada código corresponderia a um aminoácido. Essas trincas de letras são chamadas de códons e são formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).

Principais características do código genético

O código genético apresenta algumas características. Veja, a seguir, as principais delas:

  • Especificidade: cada códon possui seu aminoácido correspondente. Ou seja, o códon AUG, que codifica a metionina, não pode codificar o triptofano. Isso porque uma trinca sempre codifica o mesmo aminoácido.
  • Universalidade: os códons têm o mesmo significado em todos os seres vivos; são raras as exceções.
  • Redundância: um mesmo aminoácido pode ser codificado por diferentes códons.

Agora que você já conhece as características básicas do código genético, vamos entender como ele funciona e conhecer sua tabela.

Como funciona o código genético

O funcionamento do código começa pela leitura dos códons para codificar aminoácidos. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos, então é possível obter 64 combinações diferentes, por conta da redundância do código. Ainda, há códons que não codificam nenhum aminoácido e recebem o nome de códon de parada.

Publicidade

Esse tipo de códon sinaliza para a célula que o processo de codificação de aminoácidos chegou ao fim e a proteína já está pronta. Além disso, também há um códon especifico para o início do processo, chamado de códon iniciador.

Tabela do código genético

Conheça a tabela do código genético abaixo. É importante ressaltar que os códons representados na tabela são as bases do RNA-mensageiro obtido após o processo de transcrição do DNA.

Quando dizemos que o código genético é redundante degenerado estamos nos referindo ao fato de que?
Todo Estudo

A leitura do da tabela é bem simples. Devemos procurar o códon na tabela e identificar qual aminoácido ele codifica. A formação das proteínas só terá início a partir do momento em que houver o códon iniciador. Sendo assim, sem ele, o processo de tradução do RNA-m não começa.

Publicidade

Saiba mais sobre o código genético

Para te ajudar no entendimento do conteúdo, selecionamos vídeos para que não reste nenhuma dúvida. Portanto, não deixe de conferir nossa seleção.

Tradução do código genético

Nesse vídeo, há a explicação de como ocorre a tradução dos códons em aminoácidos para a formação de proteínas.

Aulão do código genético

Aqui, há uma aula completa sobre o conteúdo estudado. Acompanhe no vídeo!

Publicidade

Como ler a tabela do código genético

Selecionamos um vídeo que explica detalhadamente como fazer a leitura da tabela do código genético. Não deixe de conferir!

Portanto, o código genético pode ser definido como a relação entre os códons encontrados no RNA-m e os aminoácidos encontrados nas proteínas. Continue seus estudos sobre biologia e entenda sobre as bases nitrogenadas que estruturam o material genético dos seres vivos.

Referências

SNUSTAD, P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6º Edição, Editora Guanabara, 2013.

Quando dizemos que o código genético é redundante degenerado estamos nos referindo ao fato de que?

Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Código genético. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/codigo-genetico. Acesso em: 17 de December de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [FUVEST (adaptado)]

O código genético é o conjunto de todas as trincas possíveis de bases nitrogenadas (códons). A sequência de códons do RNA mensageiro determina a sequência de aminoácidos da proteína. É correto afirmar que o código genético:

a) varia entre os tecidos do corpo de um indivíduo.
b) é o mesmo em todas as células de um indivíduo, mas varia de indivíduo para indivíduo.
c) é praticamente o mesmo em todas as formas de vida.
d) permite distinguir procariotos de eucariotos.

A alternativa correta é c) é praticamente o mesmo em todas as formas de vida.

2.

Quando dizemos que cada códon possui seu aminoácido correspondente, estamos nos referindo a uma das características do código genético. Qual é essa característica?

a) universalidade.
b) redundância.
c) igualdade.
d) especificidade.

A alternativa correta é d) especificidade.

Compartilhe

O que significa dizer que o código genético e degenerado ou redundante?

Como um mesmo aminoácido pode ser traduzido a partir de diferentes códons, o código genético é considerado degenerado (ou redundante). Cientistas já sabem que, apesar de uma mesma proteína ser produzida a partir de sequências genéticas variadas, algumas combinações resultam em maiores produções proteicas.

Por que se diz que o código genético é universal e degenerado?

O código genético é praticamente o mesmo para todos os seres vivos e, por isso, dizemos que ele é universal. Além de universal, ele é considerado "degenerado", pois praticamente todos os aminoácidos são determinados por mais de um códon.

O que significa dizer que o código genético e degenerado explique a importância evolutiva dessa característica do código genético?

A importância do código genético ser degenerado consiste na ideia de que as diferentes combinações de nucleotídeos em trincas (códons) podem codificar o mesmo aminoácido. Isso pode diminuir as chances de se obter uma mutação no DNA que prejudique a formação/função de uma proteína importante pro organismo.

Quanto ao código genético é correto afirmar que?

Quanto ao código genético, é correto afirmar que: a) as proteínas são transcritas a partir do RNA, que é traduzido a partir do DNA. b) tanto o DNA quanto o RNA das células eucariotas são moléculas de fita dupla. c) o RNA é transcrito a partir do DNA e é responsável pela tradução protéica.