Quando o bebe vai nascer ele mexe muito

O tampão mucoso saiu, o bebê encaixou, a cólica está mais forte… Esses são todos sinais de que o bebê vai nascer em breve. Segundo os médicos, o trabalho de parto – ainda mais na primeira gravidez – pode durar de 8 a 12 horas. Às vezes, até mais. Por isso, não precisa sair feito louca pela rua com a mala da maternidade ao sentir a primeira pontada na barriga. Muitas vezes, o medo e o estresse podem prolongar essa fase e dificultar tudo. Então, tente manter a calma. Você terá tempo para chegar ao hospital – em alguns casos, esses sinais surgem até duas semanas antes. Confira!

Primeiro sinal de que o bebê vai nascer: “queda do ventre”

Ocorre quando o bebê desce e encaixa a cabeça na pelve. É um processo que diminui um pouco o tamanho da barriga da grávida. Você sentirá um certo alívio porque isso vai facilitar a respiração e a digestão. Além disso, também vai se sentir mais confortável ao se sentar, pois a sensação de compressão do útero diminui. O peso na região do baixo ventre, porém, pode incomodar e exigir o uso de cintas, além de mais idas ao banheiro. O encaixe pode acontecer a partir da 36a semana.

+ Como tornar o momento que antecede o parto mais tranquilo

Bebê menos ativo: ele encaixou!

Não se apavore se, no fim da gestação, seu filho passar a se mexer menos. Isso é normal por causa do encaixe. Ele vai continuar a se mover, mas um pouco menos. Quando se preocupar? Se ele não se mexer por mais de 12 horas seguidas. Nesse caso, avise o médico o quanto antes.

Está chegando: saiu o tampão mucoso

O tampão é uma secreção que lembra catarro, às vezes com um pouco de sangue, que sai pela vagina quando o parto está próximo. O tampão mucoso preenche o canal cervical (colo do útero) e forma uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Ele também é chamado de “sinal” porque coincide com o início da dilatação do colo do útero, de 10 a 15 dias antes do parto.

+ Parto: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Contrações uterinas: o bebê vai nascer!

No começo, você vai perceber que elas são espaçadas e não causam dor. Com o passar dos dias, ficam mais constantes e se parecem com cólicas menstruais. Depois, tornam-se cada vez mais intensas, e saem das costas em direção à barriga e aos quadris. É a hora de começar a contar. Se, nesse período, você tiver três contrações de maneira regular (uma a cada 10 minutos), está em trabalho de parto. São os sinais de que o bebê vai nascer!

Outro desses sinais é o fato de a barriga ficar mais dura. Não se desespere: avise seu obstetra e vá com calma para a maternidade. Este é só o início do trabalho de parto. É importante saber: o falso trabalho de parto pode se transformar em verdadeiro em questão de minutos. Por isso, cronometre suas contrações!

E mais:

+ Saiba quais intervenções podem ocorrer durante o parto

+ Visitas: é você quem decide se as recebe ou não

+ Por quanto tempo mãe e bebê ficam no hospital?

Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.

Quais são os principais sinais que indicam que o bebê está pra nascer?

Os principais sintomas do trabalho de parto são: endurecimento e dor na barriga, que se inicia na região lombar e irradia para o pubis; perda de líquido pela região vaginal, este líquido é incolor e pode ser percebido em pequena ou grande quantidade  normalmente molha calcinha e calça (se difere do corrimento, pois este tem coloração, branca ou acinzentada associada a odor e as vezes coceira)

É verdade que desconforto na hora de dormir e desarranjo intestinal podem ser um sinal disso? Quando isso costuma acontecer?
O desconforto na hora de dormir pode acontecer pelo aumento do volume da barriga que pesa dificultando a gestante de dormir e a mudança do eixo da coluna e não podemos generalizar que possa ser um sinal de trabalho de parto.

Ja quando a gestante realmente esta em trabalho de parto e ja apresenta dor e contração ela terá dificuldade para dormir. Quando o bebê esta encaixado na pelve, baixo no momento do trabalho de parto a mulher tem a sensação de querer evacuar e muitas vezes durante o parto normal o faz.

É comum ocorrer a perda do tampão mucoso? Como eu sei que foi isso? E quando costuma acontecer?
Sim, a perda do tampão mucoso é comum ocorrer. Ocorre pela saída de um material gelatinoso e denso da vagina que pode ocorrer semamas antes ou no processo de trabalho de parto.

As contrações mais intensas, que parecem cólicas, costumam acontecer quando e por quanto tempo?

As contrações que definem o trabalho de parto são caracterizadas por dor que se inicia na região lombar e irradia para o pubis e endurece toda a barriga, são frequentes, em um período de 10 minutos ocorrem 2 ou 3 e tem duração variável, podendo a barriga permanecer dura por segundos ou até minutos.

Como é a sensação do rompimento da bolsa? Qual a diferença entre ela e a perda do tampão mucoso?
O rompimento da bolsa pode ser percebido de 2 maneiras: quando ocorre o rompimento mais baixo da bolsa, a saída de líquido é abundante e costuma molhar a roupa da mulher e aonde ela esteiver sentada ou deitada. Quando o rompimento da bolsa é mais alto no abdome  a saída de líquido pode ocorrer aos poucos e durante os movimentos da gestante.

Se o líquido da bolsa estiver marrom ou esverdeado, o que isso significa?

Se o líquido da bolsa estiver com coloração diferente que não seja a incolor quer dizer que o bebê de alguma forma esta em sofrimento fetal, se esverdeado é pela presença do mecônio (fezes do bebê) e amarronzado (sangue por rotura da placenta). Nos dois casos é necessário que a gestante ja se programe a ir para maternidade imediatamente.

É verdade que quando o bebê encaixa na bacia, a grávida costuma sentir uma sensação de alívio, conseguindo respirar melhor e tendo menos azia? Quando isso costuma acontecer?
Quando o bebê se encaixa na barriga pode ocorrer esta sensação de respirar melhor e da azia melhorara sim, pois ele diminui a pressão que exercia no diafragma e com isto alivia os pulmões e descomprime o estômago, esta sensação ocorre no final do terceiro trimester da gravidez.

Dra. Juliana Amato

Quando o bebê está prestes a nascer Ele mexe muito?

O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.

Quais os sinais de que o parto está próximo?

6 sinais que podem indicar que o parto se aproxima.
1- Mais contrações de treinamento. ... .
2- Pressão na pelve. ... .
3- Sensação de respirar melhor. ... .
4- Diminuição do movimento fetal. ... .
5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ... .
6- Aumento da secreção vaginal..

Quando entra em trabalho de parto o bebê mexe?

podem começar quando o bebê se mexe ou está em uma posição específica; são sentidas na parte da frente do abdômen e na pelve — como fincadas ou sensação dolorida.

Por que no final da gravidez o bebê mexe muito?

Isso é perfeitamente natural, e indica que o feto está recebendo uma boa oxigenação pelo cordão umbilical. Nas últimas semanas de gravidez, o espaço dentro do útero realmente fica pequeno, não sendo mais possível tantos malabarismos como outrora.