Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos mamíferos placentários?

A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes:

  • Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal;
  • Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.

A troca de gametas entre os indivíduos ocorre em todos os seres vivos que realizam reprodução sexuada. Na reprodução assexuada não ocorre fecundação.

Através do fenômeno da fecundação as características de dois indivíduos diferentes se misturam e são passadas aos descendentes, um mecanismo conhecido como hereditariedade.

Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos mamíferos placentários?
Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos mamíferos placentários?

Fecundação Interna

Na fecundação interna, a união dos gametas acontece dentro do corpo do animal. Durante a cópula o macho usa seus órgãos genitais ou copuladores, para liberar os espermatozoides dentro do corpo da fêmea.

Essa forma é mais vantajosa pois independe das condições do meio externo para acontecer.

Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos mamíferos placentários?
No cavalo-marinho, curiosamente é o macho que fica grávido

Dentre os animais que se reproduzem com fecundação interna, existem 3 formas diferentes do embrião se desenvolver, são elas:

  • Ovíparos: após o óvulo ser fecundado, o embrião se desenvolve dentro de um ovo que a fêmea deposita no ambiente. O ovo garantirá nutrientes e proteção para o embrião crescer. Exemplos: aves, como os pinguins, e répteis, como a tartaruga;
  • Vivíparos: quando os embriões permanecem dentro do corpo da fêmea sendo nutridos e protegidos pelo corpo materno. Exemplos: mamíferos como o ser humano, o tamanduá, etc;
  • Ovovivíparos: se após a fecundação o embrião se formar dentro de um ovo e for mantido dentro do corpo dos progenitores será chamado ovovivíparo. Exemplo: cavalo-marinho.

Leia também: O que é fecundação?

Fecundação Externa

Nesse tipo de fecundação, os gametas se fundem fora do corpo da fêmea, no ambiente.

Na fecundação externa é preciso que haja água para que os gametas masculinos consigam se deslocar até o feminino.

Além disso, é preciso que os machos eliminem grande quantidade de gametas para garantir que eles alcancem os óvulos.

Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos mamíferos placentários?
O "abraço nupcial" do sapo macho sobre a fêmea e os óvulos

Existem algumas estratégias utilizadas pelos animais para facilitar que ocorra a fecundação. Os sapos, por exemplo, usam o "abraço nupcial" em que seguram a fêmea durante a cópula e lançam os espermatozoides logo em cima dos óvulos recém-postos.

Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos mamíferos placentários?
Aranha tece um casulo de seda para proteger os ovos amarelos

Os animais que se reproduzem com fecundação externa são ovíparos, pois o desenvolvimento embrionário dos descendentes ocorre dentro de ovos.

Entre os animais que se reproduzem assim estão alguns vertebrados, como peixes e anfíbios.

Saiba mais sobre:

  • Reprodução: o que é, tipos e exemplos
  • Reprodução assexuada
  • Reprodução sexuada
  • Diferenças entre reprodução assexuada e sexuada
  • Como ocorre a fecundação humana?

Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos mamíferos placentários?

Onde ocorre a fecundação em mamíferos?

A fecundação nos mamíferos é interna, ou seja, o encontro dos gametas ocorre dentro do corpo do animal. O encontro do espermatozoide com o óvulo no interior do corpo da mulher é denominado de fecundação. ... A fecundação, na espécie humana, ocorre nas tubas uterinas, e o desenvolvimento do embrião ocorre no útero.

Como ocorre a fecundação num mamífero é uma Angiosperma?

a) Num mamífero, a fecundação é interna e ocorre com o encontro de um gameta masculino móvel (espermatozóide) e um gameta feminino (óvulo), no interior do corpo da fêmea, originando o zigoto. b) Numa angiosperma, a fecundação ocorre por meio de um tubo polínico, que transporta dois núcleos gaméticos masculinos.

Em que tipo de reprodução ocorre a fecundação?

reprodução sexuada Fecundação é o termo utilizado para denominar o processo em que o gameta masculino une-se ao feminino, o que inicia o desenvolvimento do embrião. Por envolver gametas, a fecundação é um processo observado apenas na chamada reprodução sexuada.

Qual é a denominação de óvulo na qual os mamíferos fazem a sua fecundação?

O óvulo humano é, na verdade, um ovócito secundário, que tem forma esférica e é constituído por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. O óvulo humano e de todos os outros mamíferos placentários é chamado de alécito (a = não; lecito = vitelo).

Onde ocorre a Anfimixia?

Na última etapa da fecundação chamada de cariogamia (cario=núcleo; gamo=casamento), singamia (sin=aproximação) ou anfimixia (anfi=duplo; mixia=mistura), ocorre a fusão do núcleo do espermatozoide com o núcleo do óvulo e a consequente formação do zigoto.

Onde ocorre a fecundação interna?

A fecundação interna acontece no interior do corpo da fêmea, envolvendo uma quantidade menor de gametas. O desenvolvimento do embrião pode ocorrer de diferentes formas.

Como ocorre a fertilização externa?

Na fecundação externa, a fêmea deposita os ovos no ambiente e, então, o macho lança os gametas masculinos, fecundando-os externamente ao trato reprodutor da fêmea. Entre os grupos de animais que realizam a fecundação externa, podemos destacar algumas espécies de peixes e de anfíbios.

Onde normalmente ocorre o processo de fecundação?

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

Onde normalmente ocorre a fecundação?

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

O que é necessário para ocorrer a fecundação?

Para que a fecundação humana aconteça é necessário que óvulo e o espermatozoide se unam dando origem ao zigoto. Mas esse encontro dos gametas só pode acontecer se a mulher estiver no seu período fértil, ou seja, ovulando. ... Nesse sentido, este é o tempo necessário para que a fecundação ocorra.

Qual a fecundação desses animais?

  • A fecundação nesses animais é interna, e o desenvolvimento é direto, não se observando, portanto, um estágio larval durante seu desenvolvimento. A maioria é vivípara, porém observa-se representantes ovíparos, sendo esse o caso dos monotremados.

Como os mamíferos podem ser encontrados?

  • Os mamíferos são seres altamente adaptáveis e podem ser encontrados por todo planeta. Isso ocorre porque muitos mamíferos vivem em sociedades e dedicam cuidado aos seus filhotes até o momento em que se tornam independentes. Além disso, muitos mamíferos foram domesticados pelo homem e hoje convivem com os mesmos.

Como ocorre a reprodução dos mamíferos?

  • Assim, a reprodução é sexuada. Grande parte dos mamíferos apresentam períodos de reprodução definidos, ou seja, épocas que favorecem a origem de filhotes. A fecundação dos mamíferos é interna. Após o nascimento, os filhotes recebem o leite materno originado das glândulas mamárias das mães.

Qual é a função dos mamíferos?

  • Outra característica importante dos mamíferos é a presença de um músculo que divide o tórax e abdome chamado de diafragma. Os movimentos de elevação e abaixamento desse músculo são essenciais para a ventilação dos pulmões. A respiração de todos os representantes é pulmonar, incluindo baleias e golfinhos.

Como ocorre o encontro entre os gametas masculinos e femininos na fecundação?

Esse processo ocorre na tuba uterina, uma parte do sistema reprodutor feminino. Para que a fecundação aconteça, deve ocorrer a cópula para os espermatozoides serem depositados no interior da vagina. Esses espermatozoides penetram o colo do útero e seguem até a tuba uterina.

Como ocorre a fecundação dos mamíferos placentários?

Todos os mamíferos apresentam fecundação interna, mas em algumas espécies a atração do espermatozoide ocorre através de substâncias químicas produzidas pelo óvulo, ou pelas células que o envolvem. É importante ressaltar que os espermatozoides fecundam apenas os óvulos das fêmeas da mesma espécie.

Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos anfíbios?

Tipos de Fecundação: Nesse tipo de fecundação, as fêmeas depositam seus óvulos em ambiente aquático e o macho lança os seus espermatozoides. A união entre os gametas ocorre no ambiente. A fecundação externa ocorre em sapos e peixes. Fecundação externa em anuros (sapos, pererecas e rãs).

Quando o gameta masculino fecunda o gameta feminino ocorre a formação de um?

Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.