Como ocorrem as transformações químicas nos alimentos?

Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que há formação de novas substâncias pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).
Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias.
Muitas transformações químicas podem ser facilmente detetadas pelos efeitos que se observam: mudança de cor, variação de temperatura, libertação de um gás, formação de um sólido, formação de uma chama e carbonização de uma substância.
Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

As coisas ao nosso redor e dentro de nós estão constantemente se transformando em outros materiais com cor, sabor, formato, cheiro, estado físico e outras características e propriedades totalmente diferentes. Por exemplo, o tronco de uma árvore pode depois virar carvão e cinza. Outra coisa: você já observou como uma esponja de aço usada para lavar louça fica com o tempo? Isso mesmo, ela muda de cor, ficando em um tom marrom-alaranjado, e depois despedaça-se, ou seja, enferruja.

Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.

Mas não confunda uma simples mudança de estado físico com uma transformação química. Por exemplo, quando a água líquida é colocada no congelador, ela transforma-se em gelo; mas se tirarmos o gelo de dentro da geladeira, o que acontecerá? Ela voltará para o estado líquido! Isso significa que o gelo tem a mesma constituição da água líquida. Não houve uma reação química, mas sim uma transformação física, suas moléculas simplesmente ficaram mais juntas umas das outras no estado sólido e mais afastadas no estado líquido.

Nas reações químicas, os constituintes dos materiais iniciais que estavam ligados são separados e formam-se novas ligações, produzindo novos materiais.Por exemplo, no caso do tronco de árvore que vira carvão e cinza, isso ocorre porque ele reage com o oxigênio do ar em uma reação de queima, também chamada de combustão. Assim, suas moléculas são rompidas e rearranjam-se, formando novas moléculas. Entre elas, temos o dióxido de carbono, o monóxido de carbônico, vapor de água, bem como o carvão e as cinzas (ambos formados do elemento carbono).

Já a esponja de aço é feita principalmente do metal ferro, que reage com a água e o oxigênio do ar, rearranjando-se e formando a ferrugem. O mesmo ocorre com outros materiais feitos de ferro, como os pregos.

Como ocorrem as transformações químicas nos alimentos?

Transformação química de pregos de ferro em pregos enferrujados

Assim, todas as reações químicas têm os materiais iniciais, que são chamados de reagentes, e os materiais finais, que são chamados de produtos:

REAGENTES PRODUTOS

Exemplos:

Madeira + Oxigênio do ar Carvão + Vapor de água

Ferro + Oxigênio do ar + Água (umidade do ar) Ferrugem

Esse tipo de representação da reação química é chamada de equação química.

Para você saber se ocorreu uma reação química, basta observar se algum dos fatores abaixo ocorreram durante a transformação:

* Liberação de algum gás;

* Mudança de cor;

* Alteração na textura do material, como amolecer ou endurecer;

* Explosão;

* Aparecimento de alguma chama ou luminosidade;

* Formação de um sólido diferente dos líquidos iniciais.

Essas mudanças observadas, na maioria das vezes, indicam a ocorrência da reação química, mas existem algumas exceções, como é o caso da água que se transforma em gelo. Houve alteração na textura do material, mas continua sendo o mesmo, ou seja, água.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Como ocorrem as transformações químicas de exemplo?

Isso mesmo, ela muda de cor, ficando em um tom marrom-alaranjado, e depois despedaça-se, ou seja, enferruja. Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.

Quais os tipos de transformações dos alimentos e de que forma cada uma delas ocorre?

A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processos mecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos.

O que e a transformação dos alimentos?

Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis, realizada no aparelho digestório ou digestivo, por meio de dois tipos de processos: mecânico e químico.

Qual a importância das transformações químicas nos alimentos?

Essas mudanças servem para nos indicar que o alimento está passando pelo processo natural de amadurecimento e decomposição, se tornando eventualmente estragado e inapropriado para consumo humano.