Como os fenícios desenvolveram seu comércio marítimo?

Ouça este artigo:

A Fenícia era uma civilização oriental localizada em uma estreita faixa litorânea do Mediterrâneo, tendo apenas 40 Km de largura, onde, atualmente, situa-se o Líbano e parte da Síria.

Devido a sua localização pouco propícia á agricultura - O relevo fenício era montanhoso e árido - e muito próxima do mar Mediterrâneo, os fenícios desenvolveram sua civilização em função do comércio marítimo, atividade em que foram os grandes mestres da antiguidade.

Não por acaso o regime político era uma talassocracia, que atribuía o poder aos homens ligados ao mar. Graças ás suas grandes habilidades como navegadores, entre os séculos X e I a.C os fenícios estabeleceram rotas comerciais ao longo de todo o Mediterrâneo e até mesmo na costa atlântica da península ibérica e no norte da África.

Produto da necessidade dominar o comércio marítimo, também, foram as inestimáveis contribuições que os fenícios legaram á humanidade. A astronomia e a matemática, por exemplo, foram ciências largamente aperfeiçoadas pelos fenícios e, embora tenham sido muito importantes para o desenvolvimentos das referidas ciências, considera-se a criação do primeiro alfabeto fonético a maior herança deixada pelos fenícios. Sempre em um contexto de intensa atividade mercantil, o alfabeto fonético foi criado devida a necessidade de ter uma linguagem de fácil compreensão, afim de facilitar o entendimento dos mais variados povos com quem os fenícios realizavam transações.

Como os fenícios desenvolveram seu comércio marítimo?

O alfabeto fenício. Créditos: uladzimir zgurski / Shutterstock.com

A conjugação da forte vocação marítima com uma grande habilidade comercial resultou na fundação de diversas colônias fenícias, como Cartago, Creta, Gadir e Tingis. Após o século V a Fenícia foi ocupada pela macedônia e deixou de existir como unidade política, embora suas colônias continuassem a prósperar economicamente devido ao comércio marítimo.

Cartago, a principal colônia fenícia chegou a duelar com a poderosa civilização romana pela hegemonia das rotas marítimas no mediterrâneo, em um conflito que ficou conhecido como Guerras Púnicas, no ano de 146 a.C. Derrotados pelos romanos, pouco restou dos fenícios no Mediterrâneo.

A religião Fenícia era politeísta e seus deuses representavam as forças da natureza, os fenícios acreditavam que com o sacrifício de animais atrairiam para si a boa vontade dos deuses. Como a Fenícia foi composta por diversas cidades-estado ( Arad, Biblos, Tiro, Sídon) em cada uma destas cidades os deuses recebiam nomes diferentes, embora fossem comuns á toda civilização Fenícia.

Como os fenícios desenvolveram seu comércio marítimo?

Templo de Eshmun, em Sídon, Líbano, construído em homenagem ao deus da cura fenício Eshmun. Foto: Marco Ramerini / Shutterstock.com

Leia também:

  • Arte fenícia

Fontes
Fonte: Os fenícios, Donald Hardem, Editorial Verbo, Lisboa, 1980.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/fenicios/

Índice:

  1. Por que os fenícios Dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo?
  2. O que os fenícios se dedicavam?
  3. Como os fenícios desenvolveram seu comércio marítimo?
  4. Como era o comércio do povo fenício?
  5. Por que os fenícios eram considerados o povo do mar?
  6. O que foram os fenícios?
  7. Quais eram os traços fundamentais do comércio desenvolvido pelos fenícios qual é a resposta dessa pergunta?
  8. Como os fenícios eram conhecidos?
  9. Como funcionava o comércio na época que as embarcações existiam?
  10. Como os fenícios eram chamados?
  11. Qual a contribuição dos fenícios para as civilizações posteriores?
  12. Qual a origem dos fenícios?
  13. Quais são as influências da cultura fenícia?
  14. Qual era a religião da Fenícia?

Por que os fenícios Dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo?

Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

O que os fenícios se dedicavam?

A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio. Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade.

Como os fenícios desenvolveram seu comércio marítimo?

As extensas florestas de cedro na região serviram como fonte de matéria-prima para a construção de navios, o que fez os fenícios se tornarem especialistas na construção naval. O comércio marítimo possibilitou ainda a colonização de vários locais no mar Mediterrâneo.

Como era o comércio do povo fenício?

Os fenícios realizavam comércio através da galé, navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.

Por que os fenícios eram considerados o povo do mar?

Os fenícios são conhecidos como o povo do mar. Isso porque eles foram grandes mercadores marítimos e contribuíram para o desenvolvimento da Astronomia.

O que foram os fenícios?

Os fenícios eram povos da antiga Fenícia, atual Tunísia. Foram contemporâneos dos hebreus, império grego e império romano. Esse povo é conhecido pelo comércio, navegações e alfabeto. ... O real nome desse povo é cananeu.

Quais eram os traços fundamentais do comércio desenvolvido pelos fenícios qual é a resposta dessa pergunta?

Além de se preocuparem com a acomodação dos bens comercializados, os fenícios também tinham de enfrentar a cobiça de outros navegantes que cruzavam a extensão do Mar Mediterrâneo. A pirataria e os saques já eram práticas comuns ao comércio marítimo daquela época.

Como os fenícios eram conhecidos?

Os fenícios também são conhecidos como “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon. Esse povo ficou extremamente conhecido na Antiguidade por ter exímios comerciantes e navegadores, produzindo as melhores embarcações de sua época e por ter mercadorias apreciadas por diversos povos.

Como funcionava o comércio na época que as embarcações existiam?

A pirataria e os saques já eram práticas comuns ao comércio marítimo daquela época. Por isso, algumas embarcações se deslocavam com a proteção de outros navios de guerra equipados com remos e aríetes capazes de interceptar a ação de uma embarcação pirata.

Como os fenícios eram chamados?

Fenício é um termo inventado pelos gregos. O real nome desse povo é cananeu. Eles eram assim chamados porque vendiam púrpura (pigmento para tecidos). Em grego púrpura significa phoinikes, que passado para o latim fica poenicus, e em português fenícios.

Qual a contribuição dos fenícios para as civilizações posteriores?

A grande contribuição dos fenícios para as civilizações posteriores foi a invenção do alfabeto fonético, criado por interesses comerciais. a) I, II e III estão corretas.

Qual a origem dos fenícios?

Os fenícios fazem parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – a civilização fenícia.. Viviam no Norte da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e o território que hoje corresponde ao Líbano, Síria e Israel. Os fenícios são conhecidos como o povo do mar.

Quais são as influências da cultura fenícia?

A cultura fenícia recebeu influências dos povos que eles comercializavam a ponto de muitos estudiosos identificarem poucos elementos originais. No entanto, destacaram-se na cunhagem de moedas e imprimiram ali os desenhos de seus barcos e mitos.

Qual era a religião da Fenícia?

Leia mais sobre Hebreus e Persas. A religião da Fenícia era o Politeísmo onde praticavam rituais de sacrifício de animais. Os fenícios cultuavam, principalmente, três deuses, que são conhecidos por nomes diferentes: El - era o deus máximo – aquele que havia criado o mundo, mas não necessariamente os deuses.

Como era o comércio marítimo dos fenícios?

Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade. Desse modo, comerciavam com grande número de povos e em vários lugares do Mediterrâneo, guardando em segredo as rotas marítimas que descobriam.

Qual foi a principal atividade econômica desenvolvida pelos fenícios?

Os fenícios utilizaram sua habilidade em navegação para aumentar a influência de sua principal atividade econômica, o comércio. O alcance e a fama do comércio fenício foram gigantescos para a época.

O que os fenícios fizeram para crescer comercialmente?

No progresso de suas atividades comerciais, os fenícios tiveram expressivo destaque no desenvolvimento de embarcações que pudessem lhes colocar em contato com as diversas civilizações do mar Mediterrâneo.

Por que os fenícios desenvolveram o comércio como atividade econômica?

Justamente porque os fenícios tinham a oferta certa para atrair os consumidores, aquelas pequenas aldeias em Canaã se tornaram autênticas cidades: na Síria, havia Ugarit — atual Ras-Shamra; onde viria a ser o atormentado Líbano, encontravam-se Tiro, ainda hoje com esse nome, e Biblos, que agora se chama Jubeil; no ...