Como pode definir o teatro popular?

De uma forma muito sintética pode-se começar pela herança do teatro religioso, em voga na Idade Média, no espaço europeu. Durante esta época pequenas encenações (Mistérios, Moralidades, Milagres, entre outras) que incluíam cânticos e danças, dão forma a narrativas bíblicas, procissões e cultos hagiográficos. Estas manifestações, desenvolvidas inicialmente sob os auspícios da Igreja, funcionavam como um instrumento de reiteração da fé e um meio de moralização de costumes. Dado o cariz licencioso que começou a impregnar estas representações a Igreja proibiu, nos actos de culto, folias, bailes e semelhantes expressões populares que, de acordo com a sua deliberação, profanariam os templos. Assim o teatro é projectado para fora do espaço e tempo sagrados, passando a ser representado nos adros e pórticos das Igrejas e outros espaços, e adquirindo uma maior independência do calendário litúrgico. Juntamente com a decrescente utilização do latim, a prática teatral adquire novos contornos estéticos que a aproxima de uma arte mais democrática.

Simultaneamente o terreno dramático medieval é povoado por outros géneros. A comédia faz também a sua aparição pela mão da tradição histriónica, com bobos e truões, onde pontuam breves cenas de cariz jocoso. Por outro lado o teatro popular surge ainda como uma espécie de composição poética híbrida, decorrente da circulação dos velhos romances medievos ou das narrativas das gestas guerreiras.

Há também a apontar o contributo da caudalosa literatura de cordel setecentista que sofreu uma larga disseminação em Portugal, persistindo ainda alguns núcleos até finais do século XIX e ainda princípios de XX. Temas clássicos, temas religiosos, temas históricos, a par de uma insistente análise da vida quotidiana, são trazidos à estampa (acolhidos) nessa tumultuosa literatura de intenções dramáticas sob as mais variadas designações (comédia, tragédia, entremez, ópera, seriam as mais usuais).

Percorreu-se um espaço e um período de tempo muito alargados de uma forma muito breve, fica a salvaguarda de que se pretende apenas dar uma breve perspectiva do assunto.

Actualmente pode-se vislumbrar reminiscências de todo este caudal dramático no teatro popular mirandês e, em particular, com a peça "A vida alegre do brioso João soldado".

As várias questões presentes no cânone literário oficial tem continuidade nas manifestações culturais populares (ou vice-versa, se se quiser). Estas não são, no entanto, um mero reflexo. Zonas de contacto de formas artísticas onde representação, texto literário, canto, dança e mímica, confluem para dar forma a uma outra visão do mundo.

Os caminhos da cultura popular cruzam-se, assim, com outros, os de uma cultura erudita, cunhando, de maneiras diversas, temas universais.

Atividade de arte para o 6º ano, 7º ano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: O TEATRO POPULAR BRASILEIRO

A primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo de catequização. O teatro era usado pelos jesuítas para ensinar a religião católica aos índios ou colonos. Durante esse tempo, o padre Anchieta foi um dos principais jesuítas que mais utilizou esse tipo de representação artística que era chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram realizadas em praças, ruas ou escolas.

O TEATRO POPULAR

Como pode definir o teatro popular?

Um marco importante do teatro popular brasileiro foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente, o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com o crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões nacionais. O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70, o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.


O TEATRO DE ARIANO SUASSUNA

Como pode definir o teatro popular?

O teatro de Ariano Suassuna impressiona pela habilidade que o autor apresenta em misturar o culto e o popular, com a finalidade de criar uma arte erudita a partir de características da cultura popular do nordeste brasileiro. Uma de suas obras teatrais mais famosa é o Auto da Compadecida. Trata-se de um drama sucedido no Nordeste, com elementos da tradição da literatura de cordel e do gênero comédia. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.

CONCLUSÃO

O teatro popular é uma expressão artística realizada por um ator ou um grupo de atores em um palco, em que é interpretada uma história fictícia ou não, com a colaboração de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que monta a obra escrita por um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da representação.

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. A primeira manifestação teatral surgida no Brasil tinha a finalidade de:
a) ensinar a cultura dos portugueses aos índios.
b) transmitir as doutrinas religiosas do catolicismo.
c) representar as características do povo brasileiro.
d) incentivar a cultura popular nos ambientes escolares.


2. Como foi chamado o primeiro teatro em território brasileiro?
____________________________________


3. O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil?
a) O interesse das pessoas por assuntos religiosos.
b) O interesse do povo em assuntos nacionalistas. 
c) O aumento das classes menos favorecidas.
d) O apoio do governo aos artistas brasileiros. 

4. Como podemos definir teatro popular?
____________________________________

5. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças teatrais foram proibidas no Brasil. Isso significa que houve:
a) emancipação.
b) Independência.
c) censura. 
d) calúnia.

6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um marco importante para o teatro popular brasileiro?
_____________________________________

7. Sobre as obras de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica da sua arte teatral.
a) Produção letrada. 
b) Linguagem popular.
c) Regionalismo e religiosidade. 
d) Cultura sulista.

8. Como é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os palcos?

a) Dramaturgo. 
b) Diretor teatral.
c) Ator ou atriz.
d) Assistente técnico.

9. Para você, por que o teatro popular é considerado uma arte?
______________________________________

Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.

HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

GABARITO

1B / 2. Teatro de catequese. / 3B / 4. Como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. / 5C / 6. Porque foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas. / 7D / 8A / 9. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro.
adjetivo Que pertence ao povo; que concerne ao povo. Que recebe aprovação de povo; que tem a simpatia da maioria.
O teatro começou a existir a partir do século XV em diante. O gênero teatro popular recebe este nome justamente porque atingia todas as camadas da sociedade. Mas antigamente era feito de maneira bem diferente. Tudo era na base do improviso, com cenas ao ar livre, nas ruas e em espaços públicos.
No final dos anos 1950, surge um público interessado em ver abordadas, no palco, questões políticas em contexto nacional. Para isso, os novos dramaturgos buscam na pobreza do interior e da periferia o protagonista ideal. Nasce assim uma tendência que seria predominante nos anos seguintes.