Como se caracteriza a fase do leitor iniciante a partir dos 6 7 anos?

Dos 6 aos 8 anos, as crianças começam a ler com maior autonomia, além de definirem melhor seus próprios gostos literários. Por isso, chamamos os pequenos e pequenas leitoras desta faixa etária de leitores iniciantes! Quer saber mais sobre os benefícios da leitura para crianças de 6 a 8 anos e como apoiá-las nessa jornada? Descubra agora mesmo! 📚🧒🏽

Leia mais:
👉 Como gostar de ler?
👉 A leitura para crianças de 3 a 6 anos
👉 A leitura para crianças de 9 a 10 anos

A leitura para crianças de 6 a 8 anos

Na fase de construção dos leitores iniciantes, que vai dos 6 aos 8 anos de idade, além de toda a imaginação, criatividade e energia, os pequenos e pequenas também passam a indicar de forma mais clara as suas próprias preferências, como em relação aos livros e temas que mais lhes interessam. Além disso, é aqui que as crianças criam uma visão mais crítica e também curiosa sobre o mundo que as cercam.

Por exemplo, é quando a famosa fase dos porquês está mais aflorada, e as crianças querem saber e compreender tudo! Também é nessa fase que o processo de alfabetização se dá de maneira mais intensa. Por isso, é justamente neste momento que acontecem as primeiras leituras autônomas. Ou seja, sem a necessidade da presença dos adultos.

Contudo, embora as crianças comecem a dar seus primeiros passos rumo à independência, os leitores iniciantes ainda devem ser acompanhados de perto pelos pais, mães e demais responsáveis. Isso porque cabe aos adultos fazer perguntas e guiar reflexões acerca das leituras infantis. 🤝

Ainda, vale lembrar que, dos 6 aos 8 anos, pode tornar-se um pouco mais difícil identificar as melhores opções de livros para as crianças. Sobretudo porque, quanto mais elas são expostas ao mundo, mais elas aprendem e seus gostos mudam. Por isso, é fundamental apresentar os pequenos leitores a diferentes tipos textuais, como livros clássicos, fábulas e contos, histórias em quadrinhos e muito mais!

Os benefícios da leitura para leitores iniciantes

Sabemos que a leitura e as histórias infantis proporcionam diversos benefícios, ao longo de toda a infância. Porém, dos 6 aos 8 anos de idade, os livros infantis também têm um papel fundamental no auxílio ao processo de alfabetização. Afinal, nesta faixa etária, a leitura incentiva as brincadeiras com as letras e palavras, amplia o vocabulário e estimula a organização do pensamento sequencial. 🧩

Além disso, a literatura infantil é uma ferramental fundamental para as famílias, já que ampara os pequenos e pequenas em diversas situações, como o dia a dia na escola, a chegada de um novo irmão ou irmã ou até a separação dos pais, por exemplo. Ainda, os ajuda a encontrar as respostas para seus tantos porquês e também traz novas questões a serem exploradas. Tudo isso de forma lúdica, divertida, com muita aventura e uma linguagem acessível para as crianças!

No entanto, é preciso que saibamos exatamente o que oferecer aos nossos pequenos leitores, não é mesmo? Afinal, a leitura deve ser estimulante e educativa, na medida certa. Então, como apoiar os leitores iniciantes? Como apoiar a leitura para crianças de 6 a 8 anos? Confira nossas dicas a seguir!

Como apoiar os leitores iniciantes?

Como a criança de 6 a 8 anos está em pleno processo de alfabetização, é interessante que o adulto mediador encoraje os pequenos e pequenas a ler e interpretar a história. Faça isso sempre que possível, pois assim vocês exercitam a leitura e a compreensão do texto!

Uma outra ideia para colocar tal sugestão em prática é revezar a contação da história. Isto é, primeiro, o adulto. E depois, a criança! Essa atividade também fortalece os vínculos familiares e pode ser um ótimo momento em família. 🥰

Além disso, essa experiência de leitura compartilhada pode ser bastante divertida. Afinal, poderão dar novos sentidos à história! Vocês podem contar e recontar a história, alterando os nomes dos personagens, suas características e muito mais. E se determinada personagem fizesse outra coisa, ao invés de ter feito o que fez? E se a resposta tivesse sido diferente daquela que foi dada? Essa brincadeira do “E se…” é uma excelente maneira de explorar toda a potencialidade do livro, sem perder a linha da brincadeira.

Ainda, como nessa fase a criança já está mais madura, aproveite as temáticas dos livros infantis para terem conversas mais complexas. Utilize a leitura para falar sobre comportamentos, emoções e sentimentos ou questões do dia a dia. É o caso do bullying, das amizades, da saudade e até do luto, por exemplo.

Ainda com dúvidas? Confira abaixo as principais questões de pais, mães e responsáveis na hora de ler para pequenos e pequenas de 6 a 8 anos de idade:

Meu filho não gosta de ler e não se interessa pelos livros. O que fazer para incentivá-lo?

Primeiro, busque conhecer os personagens favoritos de seu pequeno ou pequena, e procure livros infantis com eles! Esta pode ser uma boa maneira de tornar a leitura mais atrativa nesta fase. Lembre-se que toda literatura é válida, desde que ela desperte o interesse e o gosto pela leitura.

Depois, explore com sua criança os diferentes gêneros: quadrinhos, livros interativos, livros de contos e pequenas narrativas, livros de fábulas… Sempre atento(a) ao que mais lhe chama atenção!

E, claro, é preciso lembrar que a leitura para crianças de 6 a 8 anos deve ser sempre desafiadora e empolgante. Os leitores iniciantes podem se sentir mais animados com aqueles livros que os desafiam. Então, que tal tentar? 😉

Minha filha já está começando a ler, qual o melhor tipo de livro para ela?

Livros em caixa alta são ideais para que os pequenos e pequenas em fase de alfabetização reconheçam as letras e as palavras. Mas, de forma geral, fazer uma leitura pausada, apontando as palavras com o dedo, para que a criança também possa acompanhar, também pode contribuir para a alfabetização infantil.

Ainda, livros infantis que dão ênfase na formação das palavras também ajudam, como trava-línguas, rimas e onomatopeias, por exemplo. Isso porque eles auxiliam na identificação da sonoridade das palavras e da formação silábica!

Outro ponto que pode contribuir e estimular os leitores iniciantes, é buscar por livros que também sejam paradidáticos ou complementares àquilo que é estudado em sala de aula. Sobretudo, porque conseguimos incentivar ainda mais a curiosidade da criança!

Assim, que tal um livro sobre números quando as primeiras aulas sobre matemática surgirem? Ou, até mesmo, um livro sobre literatura brasileira, quando começarmos a tratar da história do Brasil? 😁 São algumas das nossas sugestões!

Já lemos em casa, mas gostaria de continuar incentivando o amor pelos livros. O que fazer?

Para apoiar os leitores iniciantes, visitar uma biblioteca ou livraria pode ser uma ótima ideia! Por meio desta visita, a criança poderá conhecer e entender melhor as estruturas destes espaços, além de aprender a buscar sozinho os seus livros favoritos!

Dessa forma, é possível tornar o momento da leitura ainda mais divertido, sem que isso soe apenas como mais uma atividade a ser cumprida. Pelo contrário, os livros irão se tornar parte da vida da criança! E ela poderá se tornar uma leitora porque, de fato, gosta de ler. ❤️

#ParaGostarDeLer: um guia completo de incentivo à leitura

Confira essas e muitas outras informações no guia exclusivo que preparamos para pais, mães e educadores(as) incentivarem a leitura entre pequenos e pequenas! 🤩 Para conhecer e baixar grátis este material e aproveitar todas as dicas e informações que nossas especialistas em desenvolvimento infantil prepararam com muito carinho, basta acessar #ParaGostarDeLer: Um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos!

Dicas de leitura para crianças de 6 a 8 anos

Agora que você já sabe sobre os benefícios e a importância da leitura para crianças de 6 a 8 anos, confira as dicas da Leitura para sua família! A seguir, você descobre alguns livros fantásticos da Loja Leiturinha para incentivar a leitura nessa faixa etária:

O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde

Como se caracteriza a fase do leitor iniciante a partir dos 6 7 anos?

Imagine só ter um tigre como companhia do chá ou café da tarde? 🐯 Foi exatamente isso que aconteceu com Sofia e sua mãe nesta divertida história! A imaginação infantil toma conta dessa narrativa inusitada em que o tigre toma chá e come uma porção de outras comidas deliciosas. Mas, e esse gatinho na rua? Como se parece com o Senhor Tigre! Bem, deixa para lá. Afinal, é bem mais interessante contar como foi quando o tigre veio para o chá da tarde! Com o livro O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde, as crianças irão se divertir com essa possibilidade, pois a fantasia recheia o imaginário dos pequenos e torna a vida mais prazerosa!

Publicado pela primeira vez em 1968, O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde é um verdadeiro sucesso mundial. O livro já foi traduzido para diversos idiomas e acompanhou várias gerações de leitores. Estima-se, inclusive, que já foram vendidos mais de 10 milhões de exemplares da obra em todo o mundo. Dessa forma, O Tigre Que Veio para o Chá tornou-se um dos livros mais populares e famosos para as crianças!

👉 Clique aqui para conferir o livro “O Tigre Que Veio Para o Chá da Tarde” na Loja Leiturinha!

O Mistério do Rino Sério

Como se caracteriza a fase do leitor iniciante a partir dos 6 7 anos?

O escritor Fernando Nuno desenvolveu o livro O Mistério do Rino Sério, um livro Original Leiturinha, pensando exatamente no gosto dos nossos pequenos leitores! Por isso, temos certeza que a criança irá se identificar com Zionte, um rinoceronte que prefere ficar quietinho, no seu canto. Mesmo que essa não seja a maior característica do(a) seu(a) pequeno(a), a introspecção está presente de forma unânime em alguns momentos da nossa vida!

👉 Clique aqui para comprar o livro “O Mistério do Rino Sério” na Loja Leiturinha!

Uma História para Ana

Como se caracteriza a fase do leitor iniciante a partir dos 6 7 anos?

O livro Uma História para Ana, também um livro Original Leiturinha, conta a história da Ana (uma menina curiosa que só ela!) e de seu pai, que no final aprende a gostar de contar histórias até virar um escritor, inspirado na sua pequena aventureira. Essa obra é uma homenagem à grande Ana Maria Machado! 😍

👉 Clique aqui para ver o livro “Uma História para Ana” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas de leitura para crianças de 6 a 8 anos? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Como se caracteriza a fase do leitor iniciante a partir dos 6 a 7 anos?

O leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos) é a fase em que a criança começa a apropriar-se da decodificação dos símbolos gráficos, mas como ainda encontra-se no início do processo, o papel do adulto como “agente estimulador” é fundamental.

Como se caracteriza a fase do leitor iniciante?

Leitor iniciante: é comum a partir dos 6/7 anos de idade, sendo a fase em que a criança começa a se apropriar da decodificação dos símbolos gráficos. Como está no início desse processo, o adulto precisa assumir um papel de "agente estimulador". Recomenda-se livros com linguagem simples e que tenham começo, meio e fim.

O que e um leitor iniciante?

LEITOR INICIANTE Leitores iniciantes são aqueles que ainda gastam muito tempo no processo de decodificação das palavras, o que compromete sua compreensão do que leram.

Quais são as fases do leitor?

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Confira como e quando ocorre cada uma dessas fases: Decodificação.