Como se chama a linha que divide a Terra em hemisférios oriental e ocidental?

Como se chama a linha que divide a Terra em hemisférios oriental e ocidental?

Qual é a linha que divide a Terra em hemisfério oriental e ocidental?

O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).

O que são hemisférios Quais são eles?

substantivo masculino Cada uma das duas metades do globo terrestre ou da esfera celeste, que resulta da divisão da linha do Equador: hemisfério norte, setentrional ou boreal, hemisfério sul, meridional ou austral.

Como se chama a linha imaginária que divide a esfera terrestre?

Equador é a linha imaginária ao redor do meio de um planeta ou outro corpo celeste. Está a meio caminho entre o Pólo Norte e o Pólo Sul, a 0 graus de latitude. Um equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.

Qual paralelo que divide a Terra em hemisfério norte e sul?

Linha do Equador O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

Qual é o hemisfério oriental da América?

  • A América é o único continente que está totalmente situado dentro do hemisfério Ocidental do globo. O hemisfério Oriental é também chamado de hemisfério Leste. Este hemisfério abrange as regiões que estão situadas a Leste do Meridiano de Greenwich (longitude 0°).

Qual a localização do hemisfério ocidental?

  • Parte da Europa, da África e da Antártida se localizam no hemisfério ocidental, mas a América é o único continente a situar-se com seu território totalmente dentro desse hemisfério, portanto, é por vezes referido como o hemisfério americano.

Por que o continente americano está localizado no hemisfério ocidental?

  • Todo o continente americano está localizado no hemisfério Ocidental, logo, o território do Brasil está totalmente dentro deste hemisfério que abrange as áreas a Oeste do Meridiano de Greenwich. Essa região é comumente chamada simplesmente de Ocidente.

Quais são os hemisférios do Brasil?

  • O Brasil tem seu território em mais dois hemisférios terrestres, que são o Norte e o Sul. Apenas uma pequena porção do Norte do país entra no hemisfério Norte (cerca de 7%), enquanto todo restante é abrangido pelo quadrante do hemisfério Sul terrestre (93%). O território brasileiro é cortado por duas das linhas imaginárias, que são ...

Linha do Equador é o nome dado à linha imaginária traçada na posição horizontal e que circunda o planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios: Norte (setentrional ou boreal) e Sul (meridional ou austral). Corresponde ao paralelo de 0º, com base no qual são determinadas as latitudes — distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Veja também: Clima equatorial — o clima encontrado em regiões de baixa latitude próximas à Linha do Equador

Resumo sobre a Linha do Equador

  • É uma linha imaginária traçada horizontalmente e que divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

  • Corresponde à maior circunferência traçada no plano horizontal do planeta.

  • Possui 40.075 quilômetros de extensão e atravessa 13 países, entre eles o Brasil.

  • Em muitos lugares por onde ela passa, há um monumento indicando.

  • É o marco zero para a determinação das latitudes, representa o paralelo de latitude de 0º.

Localização da Linha do Equador

A Linha do Equador é uma linha imaginária, chamada também de paralelo, localizada exatamente no centro do planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios idênticos. Ela corresponde, assim, à maior circunferência que pode ser traçada no plano horizontal da esfera terrestre.

→ Países em que a Linha do Equador está presente

O paralelo de 0º, ou Linha do Equador, atravessa 13 países em quatro continentes:

  • América;

  • África;

  • Ásia;

  • Oceania.

E os países são:

Em diversos municípios pertencentes a esses países, foi construído um monumento demarcando o exato local em que a Linha do Equador atravessa, tornando-se assim pontos turísticos tanto para visitantes de fora daquela localidade quanto para os próprios moradores.

A linha amarela no chão indica a passagem do paralelo de 0º e é possível identificar no gramado a posição dos hemisférios Sul (S) e Norte (N).

Extensão da Linha do Equador

A Linha do Equador possui 40.075 quilômetros de extensão. Ela está posicionada na região mais larga do globo terrestre, com raio equatorial medindo aproximadamente 6378 quilômetros.

Função da Linha do Equador

Uma das principais funções da Linha do Equador é a divisão do planeta Terra em dois hemisférios idênticos, nomeados de acordo com a sua posição:

  • Hemisfério Norte, chamado também de Setentrional ou Boreal;

  • Hemisfério Sul, chamado também de Meridional ou Austral.

A Linha do Equador representa ainda o paralelo de referência para a determinação das latitudes, sendo por isso demarcado como o paralelo de 0º. A latitude nada mais é do que a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Em ambos os hemisférios, as latitudes são medidas até 90º, e os valores aumentam quanto maior for a distância da Linha do Equador.

Fundamental para o estabelecimento das coordenadas geográficas, a Linha do Equador também demarca a região da superfície terrestre que recebe maior índice de luz solar durante o ano e, por conta disso, perpassa pelas áreas mais quentes do planeta.

Além disso, esse paralelo se torna importante para:

  • o estudo da distribuição de calor no planeta Terra e de fenômenos climáticos e atmosféricos;

  • a compreensão da existência de diferentes zonas climáticas, uma vez que é utilizado como referência tanto para a localização quanto na definição de nomenclaturas.

Saiba mais: Solstícios e equinócios — eventos relacionados à inclinação da Terra que marcam o início das estações do ano

Linha do Equador no Brasil

O Brasil é um dos países que têm o seu território “cortado” pela Linha do Equador. Esse paralelo passa somente pela região Norte do país, cruzando ao todo quatro estados:

  • Amazonas;

  • Roraima;

  • Pará;

  • Amapá.

Além disso, destaca-se alguns aspectos interessantes:

  • Somente uma capital brasileira é atravessada pela Linha do Equador, que é a cidade de Macapá, sede do governo amapaense.

  • Somente a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, é a sede estadual que fica inteiramente no Hemisfério Norte.

Relação de paralelos e meridianos com a Linha do Equador

Paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, sendo, portanto, um sistema cartográfico e que apresenta diferentes objetivos, entre os quais está a determinação das coordenadas geográficas.

Os paralelos são linhas dispostas horizontalmente na esfera terrestre. Cada um deles forma, portanto, um círculo completo. Dessa forma, aLinha do Equador é o paralelo central, com medida de 0º, a partir do qual tem início a contagem das latitudes. Além dele, existem outros quatro paralelos importantes, chamados de paralelos notáveis, que são:

  • No Hemisfério Norte: Trópico de Câncer (23º27’) e Círculo Polar Ártico (66º33’);

  • No Hemisfério Sul: Trópico de Capricórnio (-23º27’) e Círculo Polar Antártico (-66º33’).

Os meridianos, por sua vez, são linhas traçadas na vertical, formando assim semicírculos de mesmo tamanho. Eles dividem o planeta em Hemisfério Ocidental ou Oeste, e Hemisfério Oriental ou Leste. São utilizados na medição das longitudes, tendo como referência o Meridiano de Greenwich, que possui longitude 0º. Sua contagem vai de 0 a 180º, sendo a Linha Internacional de Data o meridiano de 180º, chamada, por essa razão, de Antimeridiano de Greenwich.

Os meridianos são utilizados ainda na delimitação dos fusos horários, sistema de padronização da contagem das horas no planeta.

Veja também: Quais são os fusos horários existentes no Brasil?

Relação da latitude e longitude com a Linha do Equador

Latitudes e longitudes combinadas formam o sistema de coordenadas geográficas, essencial para a localização de um referencial sobre a superfície terrestre.

Latitude é a medida em graus de qualquer ponto em relação à Linha do Equador. Quanto mais afastado do paralelo de 0º, maior é o valor da latitude. As latitudes variam até 90º no Hemisfério Norte (N) e até -90º no Hemisfério Sul (S).

As longitudes correspondem à distância em graus de um ponto em relação ao meridiano de 0º, o de Greenwich. As localidades situadas a leste são comumente referidas com números positivos seguido da indicação do hemisfério (L), enquanto, a oeste, indica-se a longitude com números negativos ou pela letra O, variando de 0 a 180º em cada um dos hemisférios.

A determinação da posição exata de um ponto depende de uma medida de latitude e uma medida de longitude. A cidade de Brasília, capital do Brasil, por exemplo, está situada nas seguintes coordenadas geográficas: 15º47’ S (Hemisfério Sul) e 48º08’ O (Hemisfério Ocidental).

Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich são as linhas imaginárias de maior importância dentro do sistema de coordenadas geográficas. Ambas fazem a divisão do planeta Terra em hemisférios, e é com base nelas que as latitudes e longitudes são medidas.

Como vimos, a Linha do Equador representa o paralelo de 0º, enquanto Greenwich corresponde ao meridiano de 0º. O cruzamento dessas linhas acontece na superfície do oceano Atlântico, próximo à costa ocidental africana, na região do golfo da Guiné. Convencionou-se chamar esse ponto de ilha nula, embora não exista nenhum trecho de terra nessas coordenadas.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que cruza o planeta Terra de norte a sul, acompanhando o sentido do seu eixo. Ele divide a superfície entre os hemisférios oeste e leste e representa o marco zero para a contagem universal das longitudes e também das horas. Esse meridiano recebe o mesmo nome do bairro londrino que atravessa e também do observatório onde está localizado o telescópio que auxiliou na definição de sua posição, o Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra.

Leia também: Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais

Resumo sobre Meridiano de Greenwich

  • O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta paralelamente ao seu eixo e divide a superfície em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste).

  • É utilizado como referência na determinação das longitudes e na contagem das horas, tendo sido fundamental para o estabelecimento dos fusos horários.

  • Atravessa nove países e diversos mares e oceanos.

  • Sua posição foi definida pelo telescópio Airy Transit Circle, que fica no Observatório Real de Greenwich, no bairro de Greenwich Park, em Londres, Inglaterra.

  • O estabelecimento do Meridiano de Greenwich como marco zero se deu no ano de 1884.

O Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios, o ocidental (ou oeste) e o oriental (ou leste) e representa o ponto inicial da contagem das longitudes.

Ele foi estabelecido como marco zero para a delimitação dos demais meridianos, que são as linhas imaginárias verticais que dividem a superfície terrestre e se encontram nos polos. Por essa razão, a longitude do Meridiano de Greenwich é de 0°.

A distância medida de qualquer ponto até o Meridiano de Greenwich vai receber o nome de longitude, que possui valor máximo de 180° em cada um dos hemisférios. A capital do Brasil, Brasília, por exemplo, está posicionada na longitude 47°52’58’’ O, o que significa que essa é a distância em graus que a cidade está do Meridiano de Greenwich, com a letra O indicando sua localização no hemisfério ocidental.

Outra importante função do Meridiano de Greenwich é servir de referencial para a determinação dos fusos horários. Assim como acontece com a longitude, a contagem das horas é realizada a partir desse meridiano. Para isso, criou-se o Greenwich Meridian Time (GMT) ou Horário do Meridiano de Greenwich, chamado agora de Tempo Universal Coordenado (ou UTC, do inglês Universal Coordinated Time).

Localização do Meridiano de Greenwich

Observatório Real de Greenwich em Londres, na Inglaterra [1]

O Meridiano de Greenwich recebe esse nome porque atravessa o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, na cidade de Londres, capital da Inglaterra. A sua localização foi determinada a partir do posicionamento do telescópio Airy Transit Circle, construído pelo astrônomo britânico George Biddel Airy no ano de 1850. O estabelecimento do Primeiro Meridiano (do inglês Prime Meridian), como ficou conhecido, ocorreu no ano de 1884.

Leia também: Trópicos de Câncer e Capricórnio — linhas imaginárias criadas em razão da inclinação dos raios solares

Locais que o Meridiano de Greenwich corta

O meridiano de 0° atravessa o planeta de norte a sul, correndo paralelamente ao eixo da Terra. Na sua trajetória imaginária, ele cruza diversos mares e oceanos, além de dividir o território de uma série de países localizados nos continentes europeu, africano e antártico.

Abaixo, listamos todos os locais que são cortados pelo Meridiano de Greenwich.

→ Oceano Glacial Ártico;

→ Mar da Groenlândia;

→ Mar do Norte;

→ Mar da Noruega;

→ Canal da Mancha;

→ Mar Mediterrâneo;

→ Oceano Atlântico.

  • Países e outras superfícies continentais:

→ Inglaterra;

→ França;

→ Espanha;

→ Argélia;

→ Mali;

→ Burkina Faso;

→ Togo;

→ Gana;

→ Antártida.

O Meridiano de Greenwich cruza com a Linha do Equador (paralelo de 0°) sobre o Oceano Atlântico, nas proximidades da Baía de Benim, no continente africano.

Meridiano de Greenwich e fuso horário

O Meridiano de Greenwich foi estabelecido como o ponto de partida dentro de um sistema universal de contagem das horas que ficou inicialmente conhecido como Horário do Meridiano de Greenwich (GMT, sigla em inglês). Essa determinação foi realizada durante a mesma conferência que fixou esse meridiano como o primeiro para a delimitação das longitudes, evento que ocorreu no ano de 1884, na capital estadunidense de Washington, e contou com a participação de representantes de 25 países.

Na reunião foi definida a divisão do mundo em 24 diferentes fusos horários, que nada mais são do que intervalos longitudinais de 15° dentro dos quais a hora é a mesma em todos os territórios. Chegou-se a essa quantidade de fusos horários com uma relação matemática simples: o planeta demora 24 horas para completar uma volta em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação), que consiste em 360°. Dividindo-se a distância percorrida em graus pelo número de horas, sabe-se que o planeta se movimenta 15° em intervalos de 1 hora, até completar o total de horas de um dia.

O mapa mostra a divisão do mundo em 24 diferentes fusos horários com os seus limites práticos.

Cada um dos fusos horários possui um meridiano central, com a contagem tendo início no Meridiano de Greenwich. O fuso horário em que ele se encontra é chamado de fuso de referência. Tendo em vista que a Terra se movimenta de oeste para leste, foi convencionado que a leste do fuso de referência acrescenta-se uma hora a cada novo fuso horário. Já à medida que se caminha para o oeste, subtrai-se uma hora a cada 15°.

Em função da sua extensão territorial, um mesmo país pode ter mais de um fuso horário, como é o caso do Brasil, que possui oficialmente quatro fusos horários. No entanto, a determinação dos limites desses fusos horários são adaptadas a cada um dos territórios, o que é chamado de limite prático, uma vez que os limites teóricos muitas vezes dividiam cidades em dois fusos horários, causando problemas.

O meridiano oposto ao Meridiano de Greenwich, que corresponde ao meridiano de 180°, é chamado de Linha Internacional da Data, que atravessa o Oceano Pacífico. Ela demarca a divisão entre dois dias civis, e os territórios situados a leste desse meridiano (à direita no mapa) estão a 24 horas à frente daqueles situados a oeste da linha (à esquerda no mapa).

Leia também: Como calcular fusos horários?

Paralelos e meridianos

Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre o planeta que nos auxiliam na localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Elas compõem as coordenadas geográficas (sistema de latitude e longitude) e são utilizadas na delimitação dos fusos horários e das zonas térmicas da Terra.

Os paralelos são as linhas demarcadas horizontalmente, que circundam o planeta perpendicularmente ao seu eixo. O principal e mais extenso deles é a Linha do Equador, que corresponde ao paralelo de 0° de latitude e divide a Terra em hemisférios norte e sul. Outros paralelos que recebem nomes especiais são os Círculos Polares Ártico (60° N) e Antártico (60° S) e os Trópicos de Câncer (23°27’ N) e de Capricórnio (23°27’ S).

Os meridianos, por sua vez, são demarcados verticalmente, seguindo o eixo da Terra. Eles são utilizados na determinação das longitudes, tendo como referência o Meridiano de Greenwich, e na contagem das horas. Diferentemente dos paralelos, eles não circundam toda o planeta, o que significa dizer que todo meridiano possui o seu antimeridiano. O meridiano oposto ao de Greenwich, como mencionado, é a Linha Internacional da Data. Para saber mais, leia: Paralelos e meridianos.

História do Meridiano de Greenwich

Com o avanço no sistema de transportes terrestres, marcado pelo advento das ferrovias e do deslocamento intercontinental, surgiu a necessidade de se unificar o sistema de coordenadas e da contagem das horas como uma forma de evitar os habituais transtornos pela utilização de uma série de métodos distintos que variava de país para país.

Antes do estabelecimento do meridiano principal, cada nação tinha um determinado meridiano como central, e a padronização das horas acontecia também de maneira descentralizada, causando confusão nos transportes e no comércio. Tentativas de sincronia anteriores haviam sido feitas durante o final dos séculos XVIII e XIX, mas sem sucesso.

A posição do Meridiano de Greenwich foi definida a partir da localização do telescópio Airy Transit Circle, construído pelo astrônomo George Biddel Airy, que propôs, em 1851, a utilização desse meridiano como referencial comum na determinação das coordenadas em todo o mundo.

Algumas reuniões foram realizadas no intervalo entre a proposta de Airy e a sua efetivação, que ocorreu em 1884. A iniciativa partiu do governo estadunidense, que já tinha o sistema de Greenwich como referência, bem como alguns outros países que já utilizavam esse meridiano como marco zero.

A conferência que determinou o Meridiano de Greenwich como o primeiro meridiano e ponto inicial na contagem de horas no mundo, definindo um sistema de fusos horários, ficou conhecida como Conferência Internacional do Meridiano e foi realizada em outubro de 1884, na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, contando com a presença de 41 delegados, representantes de 25 países.

Créditos da imagem

[1] Flik47 / Shutterstock.com

Qual a linha que divide a Terra em hemisfério ocidental e oriental?

O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta paralelamente ao seu eixo e divide a superfície em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste).

Qual e a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério setentrional ou norte e meridional do sul?

O paralelo principal, a linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.

Quais são os nomes das linhas imaginárias da Terra?

Os Paralelos e Meridianos correspondem às linhas imaginárias do globo terrestre. Assim, enquanto os paralelos são as linhas traçadas horizontalmente, os meridianos representam as linhas verticais. Essas linhas cumprem a função de facilitar a localização no globo terrestre (geolocalização).

O que divide a linha do Equador?

Localizada na porção central do planeta, no chamado paralelo 0°, a Linha do Equador divide o planeta em dois hemisférios: norte e sul. Ela corta o planeta de leste a oeste e perpassa o território de 12 países, em quatro continentes (América, África, Ásia e Oceania).