Como se chama a transformação do corpo pela qual os sapos e outros anfíbios passam em seu ciclo de vida?

O ciclo de vida

     O ciclo de vida das rãs, como na maioria dos anfíbios, inicia-se na água; esses animais mantêm uma estreita relação com o ambiente aquático durante boa parte de sua vida. Para se reproduzirem preferem pequenas lagoas ou poças d'água, onde darão origem aos girinos. Para que as rãs reproduzam, deverão atingir a maturidade sexual e estar em ambiente com condições propícias.


     Quando as rãs atingem a maturidade sexual, inicia-se o cortejo nupcial, isto é, o macho delimita o seu território e canta para atrair a fêmea. Durante a reprodução da rã-touro, o acasalamento ocorre com o casal semi-submerso, algumas vezes apoiando-se no fundo ou na vegetação, mantendo as narinas e os olhos na superfície. O macho abraça a fêmea pelas costas, fixando-se na região axilar e comprimindo-a. Simultaneamente e em ritmos compassados, o casal libera os gametas e distendem as patas para espalhar a desova pela superfície. Neste momento, ocorre a fecundação dos óvulos pelos espermatozóides.


     Após a fecundação, o ovo inicia seu desenvolvimento de embrião para larva que apresenta botão caudal, batimentos cardíacos e brânquias externas (início). Gradativamente, começa a crescer e a se modificar; as brânquias passam a funcionar dentro do corpo, permanecendo a abertura do sifão lateral, por onde ocorre o fluxo da água, que entra pela boca e passa pelas brânquias, possibilitando a respiração. Nesta oportunidade, a larva modifica a forma do corpo e ganha a denominação de girino. O girino passa então por um processo fisiológico contínuo, denominado metamorfose, que consiste na modificação da morfologia e fisiologia das rãs, para possibilitar a sua sobrevivência no ambiente terrestre.


     Esse processo é subdividido nas fases pro-metamorfose, pré-metamorfose e clímax. Entretanto, de maneira simplificada, pode ser dividida nos seguintes estádios:

G1

Fase de crescimento onde ainda não se iniciou a metamorfose. Neste estádio, em algumas espécies de rãs, já ocorre o desenvolvimento do pulmão, o que possibilita ao girino respirar quando vem á superfície.

G2

Inicia-se a metamorfose, os membros se desenvolvem e já podem ser observados como dois pequenos apêndices na parte posterior do corpo.

G3

As patas posteriores agora já se exteriorizam quase totalmente, mas ainda não estão completamente formadas. Inicia-se a pré-metamorfose.

G4

Os girinos aproximam-se do clímax da metamorfose. As quatro patas estão totalmente prontas, as posteriores já têm a forma das pernas do adulto. Entretanto, as pernas anteriores encontram-se ainda internalizadas, causando deformações na pele..

G5

É o clímax da metamorfose. Nesta fase, as patas anteriores exteriorizam-se. A cauda, ainda grande, afila-se, e vai sendo absorvida gradativamente, fornecendo a energia necessária para o animal que, enquanto isto, não se alimenta. As principais modificações que ocorrem durante o clímax da metamorfose estão relacionadas com a respiração, a circulação, a digestão, os órgãos dos sentidos (olfato, visão) e com os membros.

    As modificações verificadas nessa passagem são intensas. Enquanto na fase aquática a respiração era branquial e o coração semelhante ao dos peixes, com duas cavidades, na fase terrestre o coração terá três cavidades e a respiração, além de pulmonar e cutânea, dá-se na região gular (papo), onde ocorre a hematose graças à grande vascularização nesta região e aos movimentos oscilatórios quando a rã infla e esvazia o papo periodicamente. O aparelho digestivo também irá se modificar pois o alimento que o girino consome no ambiente aquático, geralmente é constituído de algas, bactérias, fungos e outros microrganismos, que são encontrados nos substratos e no meio aquático. Na fase terrestre, alimentam-se de insetos, crustáceos, anelídeos, moluscos e pequenos vertebrados.


     Assim que essas modificações se completam o animal recebe o nome de imago, ou seja, a rã completamente formada com o corpo semelhante à do adulto, porém imatura sexualmente. O imago deixa o ambiente aquático para viver no terrestre e desenvolver-se, o ciclo se fecha novamente com a desova em meio aquático.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como se chama a transformação do corpo pela qual os sapos e outros anfíbios passam em seu ciclo de vida?

Girino é a larva de anuros (como as rãs e sapos), caudados e ápodes. O anfíbio tem forma de peixe, com uma longa e musculosa cauda, sem membros e com brânquias externas, nas primeiras fases.[1]

Os girinos normalmente se desenvolvem na água e sofrem metamorfoses antes de chegar ao estado adulto. Na fase inicial da sua vida eles respiram por brânquias externas que mais tarde são absorvidas pelo animal para gerar brânquias internas. Nas espécies terrestres, estas são substituídas posteriormente por pulmões quando se aproxima a fase adulta. Outras transformações incluem a reabsorção da cauda e o aparecimento de membros, primeiro os posteriores, depois os anteriores.

Os girinos vivem em lagos, pequenas poças de água estagnada, ou mesmo na água acumulada em certas plantas, como as bromélias e em rios — neste caso, podem mostrar adaptações do corpo, como ventosas, para evitar que sejam arrastados pela corrente.

Em algumas espécies, esses anfíbios se alimentam de plâncton e larvas de insetos, já em outras são carnívoros, podendo mesmo consumir outros da mesma espécie — essas espécies possuem uma espécie de bico córneo na boca, com pequenos dentes.

  • Como se chama a transformação do corpo pela qual os sapos e outros anfíbios passam em seu ciclo de vida?

    Girinos em cardume

Referências

  1. Ciência Hoje das Crianças 140, outubro 2003 (Márcio Borges-Martins e Luciano de Azevedo Moura) - E os bichos se transformam. Entenda o processo de metamorfose, pelo qual passam anfíbios e insetos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • O MundoAnimal.com - Anfíbios
  • Como se chama a transformação do corpo pela qual os sapos e outros anfíbios passam em seu ciclo de vida?
    Portal de anfíbios e répteis

Quais são as transformações que ocorrem no corpo dos anfíbios anuros durante a vida?

Durante o processo de metamorfose dos anuros, os girinos ganham seus membros. Inicialmente, desenvolvem-se os membros posteriores na região próxima ao início da cauda e, posteriormente, desenvolvem-se os membros anteriores.

Como se chama a transformação do corpo pelo qual os sapos e outros anfíbios passam em seu ciclo de vida?

A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais. A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies.

Como se chama o processo de transformação do sapo?

O processo, chamado de metamorfose, se faz em três etapas: girino, imago e adulto, porém, algumas espécies com o sapo-pulga e rãzinhas-da-mata apresentam desenvolvimento direto, ou seja, não passam pela fase de girino.

Qual é o processo de metamorfose dos anfíbios?

Metamorfose nos Anfíbios Os anfíbios têm metamorfose completa. Os ovos eclodem na água e nascem os girinos, formas larvais aquáticas que possuem cauda e brânquias. À medida que o girino cresce, as brânquias desaparecem e surgem as pernas.