Como se chama o filho do burro

O homem, seu filho e o burro

Como se chama o filho do burro

       Um homem ia com o filho levar um burro para vender no mercado.

       – O que você tem na cabeça para levar um burro estrada afora sem nada no lombo enquanto você se cansa? – disse um homem que passou por eles.

       Ouvindo aquilo, o homem montou o filho no burro, e os três continuaram seu caminho.

       – Ô rapazinho preguiçoso, que vergonha deixar o seu pobre pai, um velho andar a pé enquanto vai montado! – disse outro homem com quem cruzaram.

         O homem tirou o filho de cima do burro e montou ele mesmo. Passaram duas mulheres e uma disse para a outra:

       – Olhe só que sujeito egoísta! Vai no burro e o filhinho a pé, coitado...

       Ouvindo aquilo, o homem fez o menino montar no burro na frente dele. O primeiro viajante que apareceu na estrada perguntou ao homem:

       – Esse burro é seu?

       O homem disse que sim. O outro continuou:

       – Pois não parece, pelo jeito como o senhor trata o bicho. Ora, o senhor é que devia carregar o burro em lugar de fazer com que ele carregasse duas pessoas.

       Na mesma hora o homem amarrou as pernas do burro num pau, e lá se foram pai e filho aos tropeções carregando o animal para o mercado. Quando chegaram, todo mundo riu tanto que o homem, enfurecido, jogou o burro no rio, pegou o filho pelo braço e voltou para casa.

Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas


A partir da leitura do texto, identifique a moral da história:

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Burro
    Criado(a) por William Steig
    Descrição ficcional
    Nome original Donkey
    Língua original Inglês
    Sexo Masculino
    Origem EUA
    Espécie Asno
    Alazão (no segundo filme)
    Família Esposa: A Dragão
    Avós: Avó sem nome (falecida)
    Ex-proprietária: Velha Senhora
    Filhos: Jabuticaba, Paçoca, Amendoim, Coco e Bananinha
    Amigo(s) Shrek (melhor amigo)
    Gato de Botas
    Princesa Fiona
    Biscoito
    Pinóquio
    Os Três Porquinhos
    Dubladores
    Como se chama o filho do burro
    Eddie Murphy
    Como se chama o filho do burro
    Mário Jorge Andrade
    Como se chama o filho do burro
    Rui Paulo
    Aparições
    Série(s) Shrek
    Filme(s) Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro, Para Sempre

    Burro (em inglês Donkey) (22 de abril de 2001) é um personagem fictício da série de livros e filmes Shrek. Sua voz é feita por Eddie Murphy nos Estados Unidos, Mário Jorge Andrade no Brasil e Rui Paulo em Portugal.

    Personalidade[editar | editar código-fonte]

    O que o Burro mais gosta de fazer é cantar e conversar — normalmente incomodando qualquer um com sua tagarelice, pois não pára de falar. Tem uns enormes dentes. Mas apesar disso, ele tem um bom coração e é muito leal ao seus amigos e ama a esposa e os filhos.

    Também adora doces. Dentre eles parfaits, bolos, waffles, suflê de coco com calda de manga e torta holandesa com canela. Sua paixão pelos doces se estende aos nomes de seus filhotes: os machos se chamam Jabuticaba, Paçoca e Amendoim; as duas fêmeas são Coco e Bananinha.

    Sofre com muitos problemas: acrofobia, daltonismo, hipocondria, covardia, hematofobia, propensão a ter um ataque de pânico numa situação de emergência, extrema impaciência, ingenuidade.

    Assim como todo Burro, ele tem muita força nas pernas, que são freqüentemente usadas em cenas de luta.

    Participação[editar | editar código-fonte]

    Shrek[editar | editar código-fonte]

    O Burro sofria com uma vida de abusos. Era constantemente ridicularizado pelas pessoas, até que, literalmente, correu para o ogro Shrek. O monstro o defende de um grupo de guardas armados. Ele expressa sua profunda gratidão e toma gosto por Shrek imediatamente e passa a segui-lo entusiasmado.

    No resgate da princesa Fiona, que estava adormecida num castelo, sendo guardada por um dragão. Foi aí que o Burro conheceu sua futura companheira, "Dragão" - um dragão fêmea que ficou loucamente apaixonado por ele imediatamente após o encontro dos dois e após a enorme confusão que causou no castelo.

    Também ajuda no romance de Shrek e Fiona. Sua contribuição acaba se transformando em confusa e incerta a paixão, mas, no fim, os dois terminam juntos.

    Shrek 2[editar | editar código-fonte]

    As dificuldades no relacionamento com Dragão e um senso de aventura fizeram com que Burro acompanhasse Shrek e Fiona no regresso ao reino "Tão Tão Distante". É também nesta edição da série que ele disputa a atenção do ogro com o Gato de Botas.

    Quando Shrek rouba a poção da "Felicidade para sempre" da Fada madrinha, o Burro é o primeiro a testá-la para mostrar sua devoção ao monstro. Em seguida o animal roto se torna um garanhão, ele passa até o fim do filme com esta aparência. Com isso ajuda Shrek a derrubar os planos da Fada madrinha.

    Numa cena após os créditos do filme, chega Dragão, subitamente, em "Tão Tão Distante" e os dois têm um feliz encontro. Dragão também tem uma grande surpresa para o Burro . Eles tiveram juntos seis filhotes, os "Dronkeys" - metade Burro , metade dragão.

    Shrek Terceiro[editar | editar código-fonte]

    Nesta edição Burro curte sua paternidade, mas ainda é o primeiro e melhor amigo de Shrek. Quando "Tão Tão Distante" estava precisando de um rei, ele se aventurou com o ogro na busca de um primo de Fiona - Artur Pendragon, conhecido simplesmente como "Artie" onde mora.

    No transporte mágico de volta a "Tão Tão Distante", o Burro e o Gato de Botas, acidentalmente, trocam de corpo entre si.

    Shrek para Sempre[editar | editar código-fonte]

    No último filme da franquia, Burro e o Gato de Botas ajudam Shrek a desfazer o contrato de Rumpelstiltskin, e recuperar o amor da princesa Fiona.

    Rei da Selva[editar | editar código-fonte]

    Aparece no episódio "Burro", no qual é conhecido como uma grande estrela por todos os animais. É a primeira aparição do Burro em uma série de TV da Dreamworks.

    Dublagem[editar | editar código-fonte]

    Dublagem Original Dublagem no BrasilDublagem em Portugal
    Eddie Murphy Mário Jorge de Andrade Rui Paulo

    Creation[editar | editar código-fonte]

    Como se chama o filho do burro

    Perry, um burro em miniatura em Palo Alto, Califórnia, foi usado como modelo para o Burro do Shrek.[1]

    Recepção[editar | editar código-fonte]

    Empire listou-o como número 21 em suas "50 Melhores Personagens de Filmes Animados".[2]

    Ver também[editar | editar código-fonte]

    • DreamWorks SKG
    • Paramount Pictures
    • Shrek
    • Shrek 2
    • Shrek Terceiro
    • Shrek para Sempre
    • Rei da Selva

    Referências

    1. Barney, Chuck (27 de novembro de 2015). «Palo Alto donkey is a true screen gem». Vallejo Times Herald. Consultado em 11 de agosto de 2017
    2. «The 50 Best Animated Movie Characters». Empire. 8 de novembro de 2010. p. 30. Consultado em 5 de fevereiro de 2012

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    • Burro (Shrek) (em inglês) no IMDb

    Como é chamado o filhote de burro?

    Animal quadrúpede, híbrido e geralmente estéril, filho de burro e égua ou de cavalo e burra . ... aselo | n. m. | n. m. pl. asno | n. m. | adj. Mamífero quadrúpede (Equus asinus) da família dos equídeos . ...

    Qual é a mulher do jumento?

    SubstantivoEditar.

    Por que o burro não faz filho?

    A mula e o burro são animais híbridos, fruto do cruzamento entre um jumento e uma égua, considerados inférteis. O motivo da dificuldade em se reproduzirem é a incompatibilidade no cariótipo dos pais. A égua possui 64 cromossomos, o jumento 62 e geram um muar com 63 cromossomos.