Como se chama o movimento em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo e dura aproximadamente 24h?

O planeta Terra executa 4 movimentos principais e 10 secund�rios.

Movimentos Principais

Rota��o

A Terra gira em torno do seu pr�prio eixo a cerca de 1700 quil�metros por hora no Equador, diminuindo esta velocidade nas restantes regi�es � medida que estas se v�o situando mais perto dos polos. Este movimento, que dura aproximadamente 24 horas, d� origem � sucess�o dos dias e das noites.

Transla��o

A Terra gira ao redor do Sol a cerca de 107 000 quil�metros por hora, levando 365 dias, 5 horas e 48 minutos a realizar uma volta completa, dando origem � sucess�o dos anos. Como o eixo do planeta Terra apresenta uma inclina��o de 23� e 27� em rela��o ao plano da sua �rbita em torno do Sol, ocasiona a sucess�o dos solst�cios e dos equin�cios, com a consequente mudan�a de esta��o.

Rota��o junto com a Gal�xia

A nossa Gal�xia, a Via L�ctea, leva cerca de 250 milh�es de anos a rodar em torno do seu centro. A Terra, em conjunto com todo o sistema solar, acompanha esse movimento a uma velocidade aproximada de um milh�o de quil�metros por hora.

Transla��o junto com a Gal�xia

Como o Universo se encontra em expans�o cont�nua, a Via L�ctea tamb�m se movimenta, levando a Terra consigo.

Movimentos Secund�rios

Movimento das Mar�s

A contra��o e descontra��o c�clica da Terra, influenciada pela gravidade da Lua, d� origem ao movimento das mar�s.

Varia��o da excentricidade da �rbita

O eixo de transla��o da Terra umas vezes � mais circular, outras vezes apresenta-se mais el�ptico. Esta varia��o tem uma dura��o c�clica de 92 000 anos, tendo sido respons�vel pelas grandes glacia��es que ocorreram durante a Pr�-hist�ria.

Deslocamento de peri�lio

Varia��o da �rbita terrestre ao redor do Sol. O peri�lio � o ponto da �rbita em qua a Terra se encontra mais pr�xima do Sol � varia, a cada 21 000 anos, por influ�ncia da �rbita de outros planetas.

Precess�o dos equin�cios

Movimento girat�rio realizado pela proje��o da rota��o terrestre, no sentido dos ponteiros do rel�gio, com uma dura��o c�clica de 25 770 anos. Origina, entre outras consequ�ncias, a antecipa��o dos equin�cios e a aparente mudan�a de posi��o dos astros no c�u.

Nuta��o

Pequena varia��o peri�dica no eixo de rota��o da Terra que surge devido � influ�ncia da Lua sobre o nosso planeta. Ocorre em cada 18,6 anos, n�o apresentando consequ�ncias dignas de nota.

Obliquidade da ecl�ptica

Varia��o entre o plano da �rbita da Terra e o plano da linha do Equador. Ocorre a cada 42 000 anos, fazendo com que o eixo de inclina��o da Terra varie entre 22� e 24�30�.

Pertuba��es Planet�rias

A Terra realiza alguns movimentos imprevis�veis que produzem pequenas varia��es nas suas �rbitas. Este fen�meno � ocasionado por influ�ncia dos outros planetas solares, principalmente de V�nus e J�piter.

Movimento Helicoidal

Como o Sol tamb�m se desloca, o movimento de transla��o da Terra realiza um movimento helicoidal em dire��o ao pr�prio Sol.

Movimento do centro de massa Terra-Lua

�rbita realizada pelo centro de massa constitu�do pelo sistema Terra-Lua em redor do Sol.

Movimento em torno do centro de massa do Sistema Solar

Movimento realizado pela Terra em redor do centro de massa do Sol e de todos os planetas que circundam ao seu redor.

Leia tamb�m

MAIS ARTIGOS SOBRE ASTRONOMIA

Como se chama o movimento em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo e dura aproximadamente 24h?

Como se chama o movimento em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo e dura aproximadamente 24h?

A rotação terrestre é um movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, ou seja, é o movimento giratório do nosso planeta, como se fosse um pião girando em pé! Esse movimento é muito importante para nós, pois ele é responsável pela existência dos dias e das noites.

Se observarmos a Terra do espaço sobre a região do Polo Norte, verificaremos que ela gira no sentido anti-horário, ou seja, no sentido contrário ao qual giram os ponteiros do nosso relógio. Da mesma forma, se olharmos a Terra a partir de sua Linha do Equador (linha horizontal entre o norte e o sul do planeta), veremos que o sentido da rotação terrestre é de oeste para leste.

Por causa do sentido em que o movimento de rotação acontece, o movimento aparente do sol é de leste para oeste, ou seja, o sol sempre nasce a leste e se põe a oeste. Isso explica, por exemplo, por que as pessoas chamam o Japão de “terra do sol nascente”, pois, simbolicamente, o dia começa primeiro lá. É claro que isso é só uma convenção e não uma realidade, pois o formato esférico (geoide) do nosso planeta faz que com que, em teoria, nenhum local receba o sol antes do outro.

O movimento de rotação possui uma duração de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos, sendo essa duração de um dia na Terra. Assim, para ficar mais fácil, arrendondamos esse tempo para 24 horas.

Como se chama o movimento em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo e dura aproximadamente 24h?
Movimento de rotação.

E por que a Terra gira?

A origem do movimento de rotação, segundo as teorias mais aceitas, está relacionada com o processo de formação da própria Terra. O nosso planeta e todo o nosso Sistema Solar foi formado em um único processo, que se originou de uma nuvem de gás e poeira que também estava em rotação em conjunto com a nossa galáxia. Assim, esse movimento foi conservado durante a formação dos planetas e do sol.

Isso significa que o nosso sol também possui um movimento de rotação, assim como os demais planetas que integram o sistema solar. No entanto, a velocidade com que esse movimento acontece varia de um planeta para o outro, e isso faz com que os dias e as noites tenham durações diferentes entre eles.

E se a Terra não girasse?

Se o movimento de rotação não existisse, não seria possível haver vida no nosso planeta. Teríamos um longo dia de seis meses e uma noite com a mesma duração por causa do movimento de translação. Os dias apresentariam temperaturas muito elevadas, impossíveis para qualquer ser vivo resistir. Já as noites seriam tão frias que as temperaturas congelariam quase tudo, sendo também impossível de se viver.

Nessa situação imaginária, as áreas de encontro entre o lado escuro e o lado claro da Terra apresentariam também vários problemas climáticos, como furacões imensos e fortes tempestades, em razão do encontro entre o ar muito frio e o ar muito quente.

Ainda bem que o movimento de rotação existe, não é mesmo!?

Como e chamado o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo?

Movimento de rotação. O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse fenômeno é realizado de oeste para leste e seu tempo de duração é de 23 horas e 56 minutos. Movimento de rotação.

Como se chama o movimento que a Terra gira em torno de um eixo imaginário que une o Polo Norte ao Polo Sul passando pelo centro do planeta?

Movimento de rotação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites.

Qual e o movimento de translação?

Movimento de translação ocorre quando a Terra completa uma volta em torno do Sol, sendo responsável pelas estações do ano. Esse movimento é ligado à rotação do planeta. O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios.