Como se dá o processo de mediação entre professor aluno é o conhecimento?

Expressão que se refere, em geral, ao relacionamento professor-aluno na busca da aprendizagem como processo de construção de conhecimento, a partir da reflexão crítica das experiências e do processo de trabalho.

O conceito de mediação pedagógica surgiu no contexto da “pedagogia progressista”, caracterizada por uma nova relação professor-aluno e pela formação de cidadãos participativos e preocupados com a transformação e o aperfeiçoamento da sociedade. Antes, até a década de 70, o sistema educacional brasileiro seguia uma abordagem de ensino conhecida como “pedagogia tecnicista”, na qual cabia ao aluno assimilar passivamente os conteúdos transmitidos pelo professor.

Segundo Marcos Masetto, no livro Mediação pedagógica e o uso da tecnologia, a mediação pedagógica significa a atitude e o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.

Na relação presencial, é o professor quem atua como mediador pedagógico entre a informação passada e a aprendizagem por parte dos alunos. Já nos sistemas de educação a distância a mediação pedagógica se dá através dos textos e outros materiais colocados à disposição do estudante. Dessa forma, segundo Francisco Perez e Daniel Prieto, a mediação pedagógica trabalha para que os materiais didáticos sejam concebidos segundo linguagem e técnicas que levem o aluno a refletir, a relacionar o aprendizado a seu contexto social e a ser participativo.

Como as dificuldades de mediação são maiores no ensino à distância, essa expressão tem sido bastante utilizada com o surgimento de novas tecnologias educacionais e cursos pela Internet. Nem sempre é possível conhecer as necessidades e expectativas dos alunos nesse tipo de ensino e, por isso, estuda-se, cada vez mais, formas de interação entre o tutor e o aluno, para que este seja um interlocutor ativo.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete mediação pedagógica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/mediacao-pedagogica/>. Acesso em 12 ago 2022.

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores. 

Como se dá o processo de mediação entre professor aluno é o conhecimento?

A tarefa de ensinar é muito mais complexa do que simplesmente passar adiante o que se sabe. E, claro, você — educador — já deve ter percebido isso!

As formas pelas quais os estudantes melhor assimilam o conhecimento estão sendo cada vez mais observadas, estudadas e expostas, e o resultado disso são as mais variadas práticas pedagógicas que se aplicam nas escolas hoje em dia — muito diferente daquelas de algumas décadas atrás.    

Atualmente, muito se fala, por exemplo, da importância da que é chamada de mediação da aprendizagem.

Mas o que é isso?

Confira, a seguir!

Mediação da aprendizagem: o que é e qual a sua importância no processo de ensino

De acordo com o psicólogo, escritor e mestre em educação, Marcos Meier, a mediação da aprendizagem se trata de uma interação entre o professor e o aluno, que ele definiu como “muito especial” — isso porque ela é capaz de desenvolver o cérebro do estudante.

“Antigamente, o foco era simplesmente na aprendizagem de conteúdo, mas, hoje, deve ser diferente, pois os conteúdos estarão cada vez mais à disposição dos alunos. O foco atual deve ser no desenvolvimento da autonomia e da inteligência do estudante“, pontua Meier.

Ou seja, mediar a aprendizagem é conduzir os estudantes ao aprendizado — fazer eles pensarem, refletirem, para chegar às conclusões — e não dar todas as respostas prontas.

Um professor mediador deve questionar, promover discussões, orientar a formulação de hipóteses e indicar os caminhos até as soluções. O que significa que ele precisa desamarrar-se da prática antiga de ensino em que  os alunos eram apenas ouvintes —  apenas agentes passivos no processo de aprendizagem — enquanto os docentes atuavam como únicos protagonistas nesse cenário.

Como se dá o processo de mediação entre professor aluno é o conhecimento?

Agora, o protagonismo precisa ser dividido — e é aqui que entra a chamada metodologia ativa, por exemplo.

Vale destacar, também, que a mediação da aprendizagem exige do educador criatividade e atenção com as formas de percepção e assimilação de conteúdo de cada criança ou adolescente. Exige a capacidade de fazer os questionamentos corretos — de estimular e valorizar nos alunos a curiosidade, a imaginação, o interesse deles por aprender e por buscar respostas.

Para Marcos Meier, o “mediador é aquele que interage de tal forma que faz a aprendizagem se tornar real, constante e autogeradora” de novos conhecimentos.

Três elementos fundamentais para uma boa mediação

Ainda de acordo com o  psicólogo, escritor e mestre em educação, existem três principais elementos no processo damediação da aprendizagem. Esses, no entanto, são uma definição do professor e psicólogo Reuven Feuerstein, que é o autor da teoria da mediação. 

A primeira é a “intencionalidade e reciprocidade, que é uma coisa só: o professor quer ensinar e conquista a vontade de aprender do aluno. A segunda é a transcendência, ou seja, aquilo que o aluno aprende em uma situação, consegue aplicar em qualquer outra. E a terceira é a mediação do significado, em que o professor ajuda o aluno a interligar as informações construídas”, reporta Meier. 

O mestre em educação também faz um alerta nesse sentido: a ausência da mediação da aprendizagem “pode provocar a estagnação do desenvolvimento da inteligência“.

Em contrapartida, porém, Marcos Meier, por fim, salienta: “a função principal do mediador é tornar-se cada vez menos necessário, ou seja, fazer com que o aluno possa caminhar sozinho”.

E então, gostou desse conteúdo? Quer ajudar os seus alunos a caminharem sozinhos? Nós, do programa SUPERA Neuroeducação para Escolas podemos ajudar a sua instituição de ensino nesse desafio!

Sobre o SUPERA Neuroeducação para Escolas

O SUPERA é a primeira empresa brasileira a contar com um método exclusivo de ginástica cerebral — que, como  o próprio nome sugere, tem por objetivo estimular o cérebro, e ampliar a capacidade de pensar e agir dos alunos. 

O programa SUPERA Neuroeducação para Escolas, por sua vez, se trata de uma ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva. Ou seja, ele  é capaz de desenvolver cada vez mais nas crianças e adolescentes habilidades como concentração, foco e disciplina. Habilidades essas que são fundamentais para que o processo de mediação da aprendizagem nas instituições de ensino seja possível e gere resultados satisfatórios.  

O SUPERA para Escolas atende desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, por meio de uma metodologia de ensino baseada em jogos pedagógicos, exercícios cognitivos e o milenar ábaco japonês (soroban). 

Quer saber mais sobre a solução SUPERA? Então entre em contato com a gente para uma conversa sem compromisso — se preferir, você também pode agendar uma visita da nossa equipe à sua escola.

Como se dá o processo de mediação entre professor aluno e o conhecimento?

Ser sujeito da construção do conhecimento. Saber articular o conhecimento com a prática e com outros saberes. Atentar aos aspectos afetivos professor-aluno; estabelecer um espaço de aprendizagem cooperativo e estimulante. Utilizar os recursos, incluindo as TIC, refletindo sobre suas possibilidades pedagógicas.

Como deve ser a mediação do professor?

O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. Seja adaptando a linguagem ou usando tecnologias disponíveis na escola para que o conceito se torne claro.

O que e mediação do conhecimento?

3 – Mediação do significado Um conceito compreendido se interliga a outros já assimilados pelos alunos. O papel de mediar o significado é justamente contribuir para essas conexões e, assim, ampliar o processo de aprendizado.

Qual o papel do professor como mediador do conhecimento?

Conceito utilizado para caracterizar o professor que trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.