Quando e como ocorreu o processo de industrialização dos Estados Unidos?

548 palavras 3 páginas

Processo de industrialização dos Estados Unidos

Os Estados Unidos iniciou o processo de industrialização na primeira metade do século XIX, um pouco depois do Reino Unido.

Os imigrantes britânicos que fugiram das perseguições religiosas ou más condições de vida na Europa se fixaram nos Estados Unidos na faixa litorânea , onde desenvolveram uma agricultura diversificada (policultura), em pequenas propriedades, nas quais predominava o trabalho familiar. Essas propriedades eram voltadas ao abastecimento do mercado interno em expansão, em algumas cidades teve o inicio de atividades manufatureiras (indústria familiar).

Após o processo de independência e a aprovação da Constituição que oficializava os Estados Unidos como um país, o presidente George Washington começou a incentivar a colonização das terras que estavam na faixa oeste do país, com a intenção de obter vantagens econômicas e políticas através da expansão territorial.

Organizou-se nas colônias do norte uma colonização de povoamento, enquanto no sul, colônias de exploração. A economia do sul baseava-se nos plantations, ou seja, nas monoculturas e no trabalho escravo. A economia do norte expandiu-se e o capital se concentrava nas mãos da nascente burguesia industrial e comercial. Com o tempo, os capitalistas no norte desenvolveram interesses próprios que se chocaram com os interesses da Inglaterra, o que foi chamado de Independência de 1776, que fez os Estados Unidos ser o primeiro país livre da América.

A religião que se formou nos Estados Unidos pregava que a riqueza era bem vinda por ser o fruto do trabalho, isso incentivou a industrialização.

Outro fator fundamental, que favoreceu o processo de industrialização, é de ordem natural. O Nordeste dos Estados Unidos, além de estar próximo do oceano (o que facilita os transportes marítimos e o intercâmbio comercial), possui grandes reservas de carvão nas bacias sedimentares e importantes jazidas de minério e ferro. O país dispõe de grandes e


Relacionados

  • sei la

    974 palavras | 4 páginas

    shdfbjdsbghfgbsdhgfsdbgf sdhfbsdjfhsdghfgsdh fsdhjfgsdhgfhsdghjfOs Estados Unidos detêm hoje o índice de maior produtividade agrícola do planeta. Apesar de empregarem apenas 3% de sua População Economicamente Ativa nesse setor, são o maior produtor e exportador mundial. Essa grande produtividade foi, em boa parte, resultado do estreitamento na relação entre a agricultura e a indústria, com a conseqüente intensificação do processo de mecanização do setor agrícola. É para caracterizar essa forte integração….

  • industrialização EUA

    733 palavras | 3 páginas

    GABRIEL SILVA DOS SANTOS ESTADOS UNIDOS Industrialização da superpotência Palmas 2014 GABRIEL SILVA DOS SANTOS ESTADOS UNIDOS Industrialização da superpotência Trabalho elaborado para obtenção de notas, referente à disciplina de geografia. Prof° Bruno Palmas 2014 O processo de industrialização dos Estados Unidos iniciou-se quando os imigrantes britânicos….

  • países pioneiros no processo de industrialização

    2846 palavras | 12 páginas

    PIONEIROS NO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Entre os países pioneiros no processo de industrialização encontram-se o Reino Unido, França, a Bélgica e os Estados Unidos. Os dois mais importantes são: o Reino Unido, o precursor de todos, e os Estados Unidos, a maior potência econômica mundial. O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a se industrializar, entretanto, com o tempo seu PIB foi ultrapassado por outros países que iniciaram o processo de industrialização posteriormente….

  • filosofia é vida

    392 palavras | 2 páginas

    com os Estados Unidos. DISTRIBUIÇÃO DAS INDÚSTRIAS A industrialização no Japão teve inicio em 1880, onde predominavam as indústrias têxtil.A partir do início do séc. XX, começaram a investir nas indústrias de base. ORIGENS DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Após a Segunda Guerra Mundial o Japão renunciou à postura imperial e militarista, inserindo-se nas relações internacionais através de uma aliança subordinada com os Estados Unidos. DISTRIBUIÇÃO DAS INDÚSTRIAS A industrialização no Japão….

  • Revolução Industrial

    3344 palavras | 14 páginas

    Titulo: Revolução Industrial nos Estados Unidos e no Japão. Karina de Araujo Nobre Railana Stefani Palhano Santos Caxias - MA Março/2014 Karina de Araujo Nobre Railana Stefani Palhano Santos Revolução Industrial nos Estados Unidos e no Japão. Orientador: Herson Lee Carvalho….

  • Trabalho De Geo

    6356 palavras | 26 páginas

    Países desenvolvidps – infoescola Quando nos referimos a países desenvolvidos falamos sobre países que conseguiram um alto índice de industrialização, e que desfrutam de um alto padrão de vida, possível graças à riqueza e à tecnologia, esta tem um papel fundamental no nível de desenvolvimento de determinado país. Os países desenvolvidos são diferentes dos subdesenvolvidos porque: seus habitantes possuem uma melhor qualidade de vida; utilizam seus recursos de tal forma que sejam suficientes para atender às….

  • Pioneirismo na industrialização

    1829 palavras | 8 páginas

    Pioneiros na Industrialização Resumo: Nesta lição será destacado sobre dois países que foram os primeiros a se industrializar, como eles se industrializaram, que fatores foram necessários e como estão suas situações hoje. PRÉ-REQUISITO: Estar atento as lições anteriores. Os pioneiros na industrialização Reino Unido O Reino Unido foi o pioneiro no processo de industrialização. Mas, por que ele, e não outro como, por exemplo, os Estados Unidos? O Reino….

  • Processos de Industrialização

    3774 palavras | 16 páginas

    Processos de industrialização Brasil O processo de industrialização efetiva, no Brasil, iniciou-se a partir da segunda metade do século XX. No entanto, o embrião desse processo ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29, que ocasionou a falência de muitos produtores de café e, consequentemente o declínio da produção cafeeira. Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região….

  • Países recentemente industrializados

    2242 palavras | 9 páginas

    O processo de industrialização pelo mundo Industrialização: é um tipo processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza. A industrialização pode ser parte de um processo mais amplo de modernização, em que a inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e mudança social estão estreitamente relacionados….

  • ikjndlkncdaçcmd

    920 palavras | 4 páginas

    Unidos rompeu relação com Taiwan. Hong Kong, foi devolvida a China em 1997, num acordo firmado em 1984, com a manutenção do capitalismo por 50 anos. A ilha de Cingapura se integrou a Federação da Malásia, e se tornou independente em 1965, constituindo a republica de Cingapura. O Processo de Industrialização A combinação de uma serie de fatores de natureza econômica, social, política e cultural explicam o que levou esses países emergirem em tão pouco tempo como importantes países….

Outros Trabalhos Populares

Como foi o processo de industrialização no Estados Unidos?

A expansão da industrialização norte-americana ocorreu após a vitória da burguesia do Norte, no final da Guerra de Secessão. Com o interesse de aumentar o mercado consumidor para as ofertas de produtos que aumentavam cada vez mais, a burguesia do Norte ofereceu vantagens para a imigração.

Quando começou a industrialização dos Estados Unidos?

Sun-belt ou Sul Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no sul, que se estende da Flórida à Califórnia. As primeiras fábricas do sul dos Estados Unidos surgiram em 1880.

Quais as características do processo de industrialização americana?

Principais características da indústria dos EUA: - Utilização de processos industriais modernos e com grande produtividade. - Uso de robôs em muitas indústrias. - Emprego de mão de obra qualificada.

Quais foram os principais fatos que marcaram a industrialização dos Estados Unidos?

A construção de uma grande malha ferroviária ao longo do país fez com o transporte de produtos de um ponto a outro do país tornasse prático e rápido. Inventores desenvolveram diversos novos produtos. O comércio por atacado e varejo do país prosperou, e grandes indústrias surgiram.