Como secar o leite materno com álcool

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 29/07/2022


Tudo que as mamães que estão amamentando precisam saber:
O leite de uma mulher que amamenta pode conter álcool ingerido pela mãe?

Sim. O álcool consumido por uma lactante é transferido para o leite c por difusão passiva em 30 a 60 minutos após a ingestão materna.

Quais as ações do álcool sobre a amamentação?
O álcool não aumenta a produção do leite materno, ocorrendo mesmo ligeira sua redução, isto porque o álcool inibe o hormônio chamado “prolactina”, que é responsável pela produção do leite encurtando, portanto, a duração da amamentação Além disso, ele também pode alterar o cheiro e o sabor do leite e, por causa disso, ser recusado pela criança promovendo, portanto, um impacto negativo não apenas para a lactação, mas também sobre o desenvolvimento da criança.

 Há o mito de que a cerveja Malzbier auxilia as mães/gestantes na lactação. Por que esta informação circula até hoje? Ela é verídica de alguma forma?

Essa informação é realmente um mito e circula até os dias de hoje por “tradição”, por ser veiculada em meios leigos sem se preocuparem com as evidências cientificas a respeito. Na verdade, enfatizamos que o álcool não estimula o aleitamento, mas antes pelo contrário, o inibe. Portanto, a mãe que está amamentado não deve ingerir bebidas alcoólicas de nenhum tipo.

Quais os efeitos do álcool sobre o recém-nascido amamentado por uma puérpera que ingere bebidas alcoólicas?

São vários. Assim, o recém-nascido pode apresentar sonolência, sudorese, sono profundo, fraqueza, e como consequência ganho anormal de peso e diminuição do crescimento linear. Além do que, como seu cérebro continua em desenvolvimento, o álcool pode atingir seu sistema nervoso provocando lesões irreversíveis.

A mãe que amamenta está proibida de ingerir bebidas alcoólicas?

Na verdade, a resposta correta é não, mas a ingestão de bebida alcoólica pela mãe que amamenta depende da quantidade e dos intervalos. Efetivamente não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas pela mãe que amamenta, mas se não for possível evitar, alguns cuidados são mandatórios.  Poderá beber, eventualmente, mas sempre com moderação e observando alguns requisitos como por exemplo, a ingestão de bebidas fermentadas (vinho, espumantes ou cervejas) é preferível em relação às bebidas destiladas como cachaça, tequila, vodka e whisky.  Uma recomendação importante é de que a mãe aguarde, no mínimo, duas horas após a ingestão de álcool para oferecer o peito novamente ao bebê.

Esse período de duas horas recomendado é sempre seguro?

É preciso lembrar que o recém-nascido alimentado em sistema de livre demanda pode ter um ritmo de alimentação bastante irregular, então é preciso ficar atenta a esse fato pois pode ser que o bebê tenha fome antes daquele período/intervalo de duas horas recomendado. Vale lembrar também que o fígado do bebê ainda está imaturo e pode não ser capaz de lidar com a sobrecarga provocada pela metabolização do álcool.

A ingestão de bebidas alcoólicas pela mãe que amamenta pode ter outras consequências?

A Academia Americana de Pediatria alerta que a exposição ao álcool pode prejudicar o julgamento materno e interferir nos cuidados da criança, que vai além além do risco de toxicidade para o lactente amamentado.

Qual seria então uma recomendação geral?

Embora o consumo de álcool durante o período de lactação não seja proibido, deve ser fortemente desaconselhado e, se em último caso for utilizado, o consumo deve ser esporádico, em doses baixas e a ingestão de bebidas fermentadas deve ser preferida à de destilados.

Relator: Conceição Aparecida de Mattos Segre
Núcleo de Estudos dos Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-nascido (SAF) da Sociedade de Pediatria de São Paulo  

Foto: andrew lozovyi | depositphotos.com

Olá mamãe! Hoje vamos falar sobre como secar o leite materno. Nós da Brandili sabemos o quanto o processo de amamentação é importante e único para muitas mulheres, afinal, esse é um momento de conexão intensa dos bebês com as mães. Porém, por diversos fatores, é chegado o momento em que é preciso interromper a amamentação, seja por impossibilidade de produzir leite, ou até mesmo por uma escolha que a mãe faz, pensando no seu bem-estar e no do bebê.

Depois de tomar a decisão da interrupção, as mamães precisam secar o leite e nós sabemos que muitas têm algumas dúvidas sobre como realizar esse processo de forma correta, natural e eficiente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para descomplicar e te ajudar a secar o leite da forma mais simples possível sem gerar stress para o neném ou para a mamãe. Afinal, ambos estão passando por uma fase cheia de mudanças! 

Como secar o leite materno com álcool

Conteúdo

  • 1 Hora de parar de estimular a produção de leite
  • 2 O uso de medicamentos para inibir a produção de prolactina
  • 3 Interromper o uso da sua bombinha elétrica
  • 4 Procure um médico especialista e faça um acompanhamento 

Hora de parar de estimular a produção de leite

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo ideal para amamentar o bebê é até os 6 meses de idade, o que é saudável tanto para o filho, quanto para a mãe, e depois disso, quando a decisão de interromper a amamentação é tomada, parar de amamentar gradualmente é uma boa escolha, uma vez que à medida que você para de amamentar o seu filho, o corpo automaticamente entende que pode parar de produzir o leite e assim, vai interrompendo essa produção aos poucos.

Também é muito importante usar bolsas de gelo para controlar as possíveis inflamações que possam ser desenvolvidas, como a mastite, que consiste em um tipo de inflamação aguda nos tecidos da mama. Extrair o leite eventualmente também é uma saída, isso evita a ingurgitação, que é o acúmulo de leite nas mamas, deixando-as inchadas e doloridas.

O uso de medicamentos para inibir a produção de prolactina

Alguns médicos são compostos pela Cabergolina, uma substância que é capaz de retardar a lactação pelas glândulas mamárias, inibindo o hormônio prolactina e fazendo com que a mulher pare de produzir o leite. Isso acontece graças à cabergolina, que tem a ação semelhante à dopamina, causando um efeito interruptor sobre a prolactina.

O Dostinex também pode ser usado para a produção do leite materno fora do momento da gestação e pode ser encontrado nas farmácias para venda sob prescrição médica.

Como secar o leite materno com álcool

Interromper o uso da sua bombinha elétrica

Um dos fatores que estimula a produção do leite é a sucção que o bebê faz na hora da amamentação, e consequentemente, as bombinhas têm o mesmo efeito sobre as glândulas mamárias, já que realizam o mesmo movimento nas mamas do que o bebê. Sabendo disso, podemos concluir que parar de fazer o uso das bombinhas elétricas, pode ser um método eficiente também, pois assim como a sucção do bebê, as bombinhas estimulam a produção do leite.

Para fazer a ordenha do leite, opte pelo modo manual, e saiba que existe uma forma adequada para realizar esse processo. É preciso higienizar as mãos e o mamilo, com o auxílio de um pano umidificado com água mineral, também é ideal que se use uma máscara, já que a retirada do leite de forma manual não conta com nada que acople a mama.

Depois de se preparar, faça uma massagem ao redor de todo o peito, que vai fazer com que o leite fique mais fluido e saia com mais facilidade, e além disso, você pode fazer o que chamam de “shake”, que nada mais é do que o movimento de chacoalhar, para que o leite desprenda das paredes do peito, sendo extraído de maneira mais eficaz durante esse processo.

A retirada do leite, propriamente dita, não tem nenhum segredo: basta posicionar o indicador e o polegar nas duas extremidades da auréola, impulsionar para o tórax, e fazer movimentos de aperta e solta, até que encha o recipiente para armazenamento.

Como secar o leite materno com álcool

Procure um médico especialista e faça um acompanhamento 

Sempre antes de tomar alguma decisão, consulte o seu médico, pois ele irá te auxiliar no processo de secagem do leite da melhor forma. 

Além disso, não se esqueça que cada mulher possui o seu tempo e autonomia para decidir o que é melhor para o bebê e para ela! Tome a decisão quando se sentir segura!

E aí, gostou do post? Esperamos que tenhamos esclarecido as suas dúvidas sobre como é realizado o processo de secar o leite. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro das novidades! O que acha de dar uma olhadinha no post sobre: “O que levar para a maternidade?“. Até a próxima!

Fontes de imagens: Unslpash

3.5/5 - (Total de avaliações: 20)

Como secar o leite materno em 3 dias?

Secar o Leite Materno Naturalmente.
Compressa Gelada. Compressa Gelada: realizar o procedimento por 15 minutos algumas vezes ao dia, sugere-se de 3 a 6 vezes ao dia. ... .
Apertar os Seios com Faixa. ... .
Chás Que Ajudam a Secar o Leite Materno..

O que eu devo beber para secar o leite materno?

O Dostinex é um remédio indicado para secar o leite materno, pois contém cabergolina na sua composição, uma substância que age inibindo a produção de prolactina, que é o hormônio responsável por estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias.

O que fazer para aliviar a dor do desmame?

O uso de paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a aliviar a dor (embora o ibuprofeno seja contraindicado para quem sofre de asma).