Como tirar catarro da garganta do bebê

Um medicamento que não falta em uma casa casa com crianças é o xarope expectorante infantil. Este tipo de xarope ajuda a fluidificar e eliminar o excesso de catarro, tratando a tosse com expectoração de forma rápida.

Além disso, podemos encontrar o expectorante infantil em farmácias ou até mesmo, fazer em casa. Algumas receitas de chás e xaropes com ação expectorante também podem auxiliar no tratamento do sintoma de forma mais natural e igualmente eficiente.

Como tirar catarro da garganta do bebê

Contudo, como já sabemos, o tratamento em crianças só devem ser feito com a recomendação e orientação do pediatra, em especial, bebês e crianças menores de 2 anos de idade.

Por isso, desenvolvemos esse conteúdo com algumas informações e dicas sobre como eliminar o excesso de catarro em crianças e apresentar algumas opções de expectorante infantil. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.

+ Para mais informações, leia também: 10 Dicas de fontes naturais de Vitamina C para crianças.

Qual é a melhor forma de expectoração?

A melhor forma de expulsar o catarro para fora do corpo, é tentar dissolvê-lo. Por isso, profissionais da saúde recomendam o aumento da hidratação como uma das medidas mais eficientes.

Portanto, além de oferecer bastante água para a criança, fazer nebulização com soro fisiológico também ajuda a fluidificar a secreção. Assim, quando a secreção estiver menos viscosa, é importante recorrer a algum processo mecânico de expectoração – no caso, assoar o nariz.

Como tirar catarro da garganta do bebê
Realizar inalações com soro fisiológico ajuda a fluidificar e expectorar o catarro.

Contudo, crianças menores têm mais dificuldade em fazer este movimento e, acabam precisando de uma lavagem nasal, que pode ser feita com uma seringa de soro fisiológico ou com aspiradores nasal, que puxam a secreção.

Além dessas opções, pediatras também podem indicar o uso de medicamentos com ação expectorante para o tratamento da condição. Veja a seguir as principais delas:



Expectorante infantil de farmácia

Os expectorantes costumam ser indicados pelo pediatra quando a tosse é resultado de causas mais complicadas, como a gripe, rinite, sinusiteou asma.

Neste caso, o pediatra normalmente pode prescrever ainda remédios com ação antialérgica, antibiótica e descongestionante. Ainda, o tempo de tratamento, concentração e dosagem do medicamento poderia conforme a idade, avaliação geral de saúde da criança e a causa da tosse.

Algumas das opções de expectorante infantil mais recomendada por pediatras são:

  • Fluimucil Xarope Expectorante Pediátrico
  • Bisolvon Expectorante Infantil
  • Nac Xarope Expectorante Pediátrico


Expectorante infantil natural

Outra opção de grande busca pelos pais são os medicamentos “naturais“, principalmente para crianças. Entre eles destacamos os fitoterápicos com ação broncodilatadora e expectorante, que atuam de forma eficaz no alivio da tosse com expectoração. Assim, podemos destacar, por exemplo, o xarope de Guaco ou Hedera helix.

Além destes, um exemplo bastante utilizado é o xarope Melagrião. Medicamento fitoterápico que tem em sua composição diferentes extratos de plantas, bastante eficazes no tratamento da tosse com catarro.
Saiba mais sobre o xarope Melagrião, acessando a bula.

Outra forma de realizar a expectoração em crianças de maneira natural são os remédios caseiros. Estes podem ser feitos com ervas e especiarias, em forma de chás ou xaropes e, atuam de forma a reduzir os sintomas da tosse com secreções.

Veja a seguir, um exemplo de xarope expectorante natural para crianças:

• Xarope de tomilho, alcaçuz e anis

Nesta mistura. o tomilho, o alcaçuz e o anis favorecem a expectoração e ajudam a relaxar o trato respiratório, o mel ainda possui ação calmante e hidratante para a garganta irritada. Assim, veja quais ingredientes são necessários para preparar o xarope:

  • 1 colher (sopa) de sementes de anis;
  • 250 mL de mel.
  • 1 colher (sopa) de raiz de alcaçuz seca;
  • 500 mL de água;
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco.

Modo de preparo: Ferva as sementes de anis e a raiz de alcaçuz na água em uma panela tampada, por aproximadamente 15 minutos. Apague o fogo, junte o tomilho, tampe e deixe a mistura em infusão. Por fim, coe e adicione o mel, aquecendo o xarope até dissolver todo o mel.

Pode-se conservar o xarope em um frasco de vidro, em geladeira, durante 3 meses. Para o uso em crianças, recomenda-se tomar uma colher de chá sempre que necessário.

Vale lembrar que, independente da opção de tratamento escolhido, estes medicamentos só devem ser utilizados em crianças maiores de 2 anos e sempre com a recomendação e orientação médica.



Quando levar a criança ao pediatra?

É recomendado levar a criança ao pediatra principalmente se ela for menor de 6 meses, se possui alguma doença cardíaca ou pulmonar ou sempre que apresenta alguns dos sintomas a baixo:

  • Tosse por mais de 5 dias;
  • Tosses com vômitos;
  • Muito catarro ou catarro com sangue;
  • Febre a cima de 38ºC;
  • Criança apresentar respiração mais rápida que o normal ou dificuldade em respirar;
  • Chiado ao respirar.

+ Para mais informações, leia também: Saúde infantil – 5 dicas para o bem-estar dos pequenos.

Como tirar catarro da garganta do bebê
Se mesmo com o uso dos medicamentos orientados pelo médico a criança não apresentar melhora, leve ao hospital imediatamente.

Contudo, vale ressaltar ainda, a importância de informar todos os sintomas ao pediatra durante a consulta. Ou seja, relate quando eles começaram e todas as atitudes que foram tomadas para tentar aliviar eliminar as secreções da criança.

Sendo assim, fique atento aos sintomas que os pequenos podem apresentar, principalmente bebês. Portanto, evite também o uso de medicações em a orientação médica, essa atitude pode piorar ou mascarar outros sintomas, agravando a condição da criança.

Além disso, lembre-se que no site da Farmadelivery você encontra todos os produtos necessário para garantir a saúde e o bem estar dos pequenos. Acesse e aproveite todas as ofertas.

O que fazer para soltar o catarro da garganta do bebê?

A melhor forma de expulsar o catarro para fora do corpo, é tentar dissolvê-lo. Por isso, profissionais da saúde recomendam o aumento da hidratação como uma das medidas mais eficientes. Portanto, além de oferecer bastante água para a criança, fazer nebulização com soro fisiológico também ajuda a fluidificar a secreção.

O que fazer para bebê expectorar?

Algumas formas caseiras para que podem ajudar a aumentar a expectoração, desentupir o nariz e a aliviar a tosse do bebê são:.
Aumentar a oferta de leite materno ou fórmula. ... .
Oferecer pequenas quantidades de água. ... .
Lavar o nariz do bebê com soro fisiológico. ... .
Aspirar com uma seringa de bulbo..

O que é bom para soltar o catarro da garganta?

A eliminação do pigarro na garganta pode ser feita de diferentes maneiras. A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante.

O que fazer quando o bebê está com pigarro?

Manter a calma é essencial e limpar as cavidades do nariz e da boca é uma tarefa que costuma ser simples. Você pode usar uma solução fisiológica que pode ser comprada em qualquer farmácia. Existem opções em spray, líquido e gotas. O ideal é procurar um local confortável onde seja possível deitar o bebê de lado.