Como transformar um grupo em uma equipe de alta performance?

No dia 01 de dezembro vamos receber o curso Liderança: Como tornar sua equipe em alta performance, da facilitadora Cléia Soares. Para falar um pouco mais sobre o assunto, a convidamos para escrever um artigo para o blog! Boa leitura!

Você acredita que o líder é transformador de pessoas? Você busca formas tangíveis de estimular sua equipe? Você quer sair do teórico e obter resultados palpáveis? Se você disse SIM: sinal que faz parte do nosso time! Venha nesta jornada de aprendizagem interativa. Aqui é o espaço para aqueles que apostam que sua equipe pode conseguir resultados extraordinários e gerar uma verdadeira corrente do bem.

Lidere a si mesmo: ‘o líder antes de liderar uma equipe deve aprender a liderar a si próprio’. Isso faz sentido para você? Imagine um líder que pressionado: fala de forma alterada e é impaciente com seus colaboradores. Ao que parece não consegue ‘liderar suas emoções’, então como conseguirá liderar sua equipe para resultados que não sejam por meio de artifícios de estresse e pressão?

Foco na solução e não no problema. Para mim tem um livro que é divisor de águas pessoal e profissionalmente: “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas” de Will Bowen. Uma frase do livro “Olhe além do problema. Visualize a solução. Fale apenas sobre o que deseja e com quem possa ajudá-lo a conseguir o que quer. Assim, você diminuirá o tempo de espera necessário para obter o que quer e, de quebra, será uma pessoa mais feliz”.

Inteligência coletiva: resultante de pessoas comprometidas, eticamente, que somam habilidades para pensar, solucionar e inovar. Pode acreditar: as pessoas da sua equipe sabem o que precisa ser feito para gerar resultados extraordinários! Você pode dizer: ‘falar é fácil’. Quero ver como é que faço para que todos somem as inteligências, tenham ideias focadas na resolução de problemas e trabalhem em equipe.

Você aceita um desafio? Que tal, por uma semana, fazer algo inovador e de grande impacto na sua liderança e na transformação da sua equipe em alta performance?
É importante realizar esta atividade por escrito. Assim como fazemos exercício para nosso corpo, também podemos fazer ginástica com nosso cérebro. Conseguimos mudar nossos hábitos, nossas ideias, ações e conseguir resultados mais satisfatórios a partir do momento que ‘forçamos’ nosso limite e capacidade de pensar e agir de modo diversificado do habitual. Afinal: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!” Albert Einstein.
Lá vão os desafios:
1º) “O que posso fazer agora, que só depende de mim, para conseguir liderar positivamente meu Eu?” Se comprometa a praticar uma ação real. Algo que não seja tão fácil que desestimule e nem tão complexo que seja inatingível.

2º) Transforme os problemas em soluções:
– “O que minha equipe já apontou como solução?”
– “Quais são as soluções viáveis que posso fazer agora para gerar impacto positivo na minha equipe?”
– “O que estou postergando?” “O que sempre penso em fazer e acabo deixando de lado?” “O que posso começar a fazer imediatamente?”

3º) Inteligência coletiva: converse com sua equipe sobre ‘liderança do eu’ e ‘foco na solução e não no problema’. Combine com eles: uma ação que pode ser feita imediatamente e que vai gerar mudanças positivas. Você pode propor: “o que nós podemos fazer agora, uma coisa que só depende de nós, para gerar um ambiente de trabalho maravilhoso?”. Dica: você pode levar folhas grandes e canetas coloridas para que a atividade fique mais interessante e saia da rotina.

Como transformar um grupo em uma equipe de alta performance?

Sobre a autora do artigo e facilitadora do curso:

Cléia Elaine Soares é apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas.
Formada em Psicologia, Coach, MBA em Marketing, Psicopedagogia, Novas Tecnologias, Metodologia de Projetos.
Amante dos bons livros. Adora viajar e conhecer pessoas. Acredita que é possível trabalhar e se divertir ao mesmo tempo. Já palestrou e treinou diversas equipes pelo Brasil.
CEO do Grupo Diferencial. Criou o Programa EscolhiSerMelhor que inovou os treinamentos de gestão e liderança no ambiente corporativo.

Para alavancar resultados, os líderes dependem de um time de alta performance. Transformar um grupo em uma equipe é desafiador, alcançar o status de time imbatível tem sido tarefa das mais difíceis. Pensando nesse desafio, a People & Results, consultoria especializada em carreira e cultura organizacional, estudou uma forma de conseguir eficiência nesta difícil tarefa. Chegou a uma receita: criou uma metodologia chamada de ‘’Como trabalhar melhor comigo”, cuja estrutura se baseia no alicerce dos times de alta performance: a construção da confiança.

Como transformar equipes em times de alta performance

Como publicado no modelo de Patrick Lencioni: quando as pessoas confiam umas nas outras, elas conflitam em torno de ideias. Colocam seus pontos de vista de forma aberta e argumentam genuinamente, buscando convencer os demais ou aprender com eles e ajustar sua própria opinião. Quando há conflito saudável, os profissionais se comprometem com a definição. A jornada deixa de ser ‘dele’ e passa a ser ‘nossa’. Se há compromisso, há responsabilidade. A determinação para fazer acontecer aumenta e assim os resultados são superiores.

A construção da confiança se dá com o conhecimento detalhado e aprofundado de cada membro do time em relação a si mesmo e aos demais. Assim, se entende o motivo de cada um se comportar de determinada maneira e como a unidade pode se fortalecer da complementariedade de cada indivíduo. Para fazer isso com extrema precisão e segurança, o L.A.B.E.L., ferramenta suíça de mapeamento de personalidade, atua como guia. A ferramenta apresenta uma análise acurada de forças individuais e poder de comprometimento, indicando como se beneficiar do melhor de cada um para que o time entregue o planejado.

A metodologia é aplicada em três etapas

A primeira consiste na aplicação do L.A.B.E.L. com elaboração do relatório customizado e devolutiva ao indivíduo. Depois há uma atividade no formato de Workshop, onde acontece o reconhecimento das forças do outro e construção dos compromissos e linhas de atuação.

Publicado por Portal Nacional de Seguros – 1 de Julho de 2015

Como transformar um grupo em equipe de alta performance?

10 dicas para formar e manter uma equipe de alta performance.
Conheça seus profissionais. ... .
Defina metas. ... .
Compartilhe os planos de ação. ... .
Mantenha sua equipe alinhada. ... .
Motive seu time. ... .
Construa uma relação de confiança com a equipe. ... .
Dê e receba feedback. ... .
Estimule e desafie sua equipe..

Como formar time de alta performance?

O primeiro passo para ter uma equipe de alta performance é contratar as pessoas certas para a função certa. Ou seja, é preciso ter um processo de contratação eficiente. Ainda mais porque, via de regra, os profissionais altamente qualificados já estão trabalhando.

O que faz um grupo ter auto performance?

Uma equipe de alta performance é um time formado por profissionais especialistas, mas com habilidades que se complementam. Eles compartilham de uma única visão e têm os mesmos objetivos. Juntos, os profissionais de alta performance colaboram e se desafiam para produzir um trabalho muito acima do comum.

O que faz o grupo se tornar uma equipe?

Nos grupos, existem metas individuais a serem cumpridas e se espera que cada profissional consiga entregar aquilo que lhe é pedido. Nas equipes, as metas estabelecidas são coletivas e as tarefas passam a ser interdependentes, com necessidade específica de colaboração para a entrega de um resultado conjunto.