Como usar o bagaço da laranja?

Como usar o bagaço da laranja?

Qual parte da laranja você consome? A maioria das pessoas aproveita apenas a polpa (chupa ou transforma em suco) e joga no lixo todo o resto — ou seja, quase 50% da fruta. Mas tudo pode (e deve) ser usado: polpa, bagaço e casca (no caso da laranja orgânica). Aliás, a parte branca é nobre e tem até nome, albedo. “Cheio de fibras insolúveis e solúveis, o albedo favorece bastante o funcionamento do intestino. E, por agir como um laxante de volume, ele ainda ajuda a proteger o cólon diminuindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas e cancerígenas”, afirma a nutricionista Renata Farrielo, da Kea Clinic, em São Paulo.

Antes disso, ainda no estômago, o bagaço é transformado em uma espécie de gel com o poder de amenizar a fome (ótimo para quem não se satisfaz com pouco) e contribuir para manter o colesterol e a glicemia sob controle. “As fibras do bagaço lentificam a digestão e, com isso, reduzem a velocidade com que a glicose é absorvida, o que evita o risco do organismo acumular gordura ou desenvolver diabetes”, complementa Renata. Já a concentração de ferro, cálcio, magnésio e zinco nessa parte da fruta supera a do sumo, segundo um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP). Não é só isso. A parte branca tem hesperidina, antioxidante capaz de reforçar as defesas do nosso organismo. Por isso, o ideal é comer a laranja e não só chupar ou extrair o sumo. Assim, você associa todos esses benefícios à vitamina C e aos variados fitoquímicos com ação antioxidante presentes na polpa. 

Como usar o bagaço da laranja?

Uma outra maneira de aproveitar o bagaço é deixar secar e, depois, triturar até virar uma farinha. A farinha de cítricos não está disponível no mercado, mas pode em breve ser mais uma opção na alimentação funcional para ser usada no preparo de bolos, biscoitos, panquecas e outras receitas culinárias. E, se optar pela versão orgânica da fruta, seque também a casca, rica em fitoquímicos com ação anti-inflamatória. Transforme em chá ou use as raspas sobre a salada, legumes assados e sobremesas (mousse, sorvete). Vai deixar tudo mais nutritivo e saboroso.

APROVEITAMENTO TOTAL NA INDÚSTRIA

No Brasil, cerca de 80% da produção de laranja é destinada à extração e produção de suco industrializado. O bagaço é descartado. Só para imaginar o tamanho do desperdício: a produção anual da fruta no nosso país gira em torno de 19 milhões de toneladas por ano (mais de 30% da produção mundial) e 50% dela vai para o lixo. Mas já existem alguns projetos de aproveitamento total da fruta. A pesquisadora Amanda Ruviaro, do Laboratório de Bioprocessos da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos)/Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), estuda a possibilidade de transformar o bagaço da laranja em uma bioimassa rica em ferro, cálcio, magnésio e zinco para ser usada na indústria de alimentos.

O projeto da pesquisadora faz parte do Recycling, conceito de zero resíduo reaproveitando tudo o que se gera na indústria. “O Recycling começou na Europa e está chegando no Brasil — algumas indústrias, não só alimentícias como as de bens de consumo, estão incorporando a ideia”, comentou Amanda no site da Unicamp. Segundo a pesquisadora, os extratos de resíduos cítricos seriam uma nova alternativa para o mercado nacional. E os fitoquímicos da laranja, como a hesperidina, poderiam ser incorporados não apenas na forma de farinhas, mas em produtos com efeito nutracêutico (produtos que combatem deficiências nutricionais no nosso organismo). Opa, esse é o tipo de notícia que a gente gosta.

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo e, com isso, surge a dúvida: o que fazer com o bagaço da laranja? É possível reaproveitar o mesmo de maneira sustentável? 

A safra 2021/22 bateu a margem de 262,97 milhões de caixas de laranja colhidas. Mediante a tamanho número, ter em mente o destino certo para o bagaço faz toda a diferença.

Por isso, montamos este artigo com algumas informações importantes para você que procura uma forma sustentável de reaproveitar o bagaço da laranja. Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!

Falta de informação gera descarte incorreto do bagaço da laranja

Você sabia que, em média, 34% da produção atual das laranjas é transformada em suco? Entretanto, em grandes produtores, como o Brasil, esta porcentagem chega a 96%.

Tal resultado gera uma grande quantidade de resíduos orgânicos que, por vezes, é destinado ao descarte incorreto. Os diversos rumores levantados por ser uma fruta cítrica e repleta de umidade gera uma grande desinformação aos produtores e grandes empresas que usam a laranja como matéria-prima.

Entretanto, estudos e testes mostram que o bagaço da laranja é um grande aliado na obtenção de óleos essenciais, compostos com atividades antioxidantes e, sobretudo, fertilizantes orgânicos.

A compostagem a partir do bagaço da laranja

Antes de falarmos do processo, propriamente dito, faz toda a diferença saber o que é a compostagem.

De maneira geral, a compostagem consiste em um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica. A mesma pode ser feita a partir de sobras de frutas, verduras e até mesmo fezes de animais herbívoros.

O resultado da compostagem é um material orgânico rico em nutrientes capazes de melhorar o solo e aumentar a produtividade das lavouras.

Quando falamos em compostagem a partir do bagaço de laranja, uma sequência deve ser seguida. No próprio solo, espalhe uma camada de silagem, em seguida o bagaço da laranja e finalize com mais uma camada de silagem. 

Neste processo, é colocado em torno de 10 a 15 centímetros de silagem em cada uma das camadas e em torno de 5 centímetros de bagaço.

Por fim, no verão, a compostagem deve permanecer sem movimentações durante 2 meses. Já no inverno, por conta da quantidade de água do bagaço da laranja, o processo deve se prolongar por 4 meses.

Mas, e para grandes produtores e indústria de suco?

Depois de ler a quantidade de meses necessários para o processo de compostagem do bagaço da laranja, para grandes agricultores e indústrias que atuam com produção de suco de laranja , certamente muitas dúvidas começaram a surgir em sua mente.

Entretanto, se estamos falando de um volume alto de bagaço, nada impede que o agricultor faça 3 ou 4 camadas de matéria orgânica na composteira. O período para a conclusão do processo será o mesmo e, assim, é possível garantir o adubo pronto para utilizar.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, uma vez que a casca de laranja é considerada ácida e pode desbalancear o pH do solo. O ideal é sempre contar com uma empresa parceira para realizar o tratamento adequado e obter o melhor resultado possível.

Quais as vantagens de usar o bagaço da laranja como adubo?

A principal vantagem de usar o bagaço da laranja na compostagem é que não se é necessário fazer a movimentação da matéria orgânica e nem irrigar a mesma. Isso porque, com os nutrientes e características da laranja, ao final do período orientado, o resultado será uma matéria totalmente pronta para uso.

A compostagem a partir do bagaço da laranja é uma grande opção para grandes agricultores e empresas que trabalham usando esta matéria-prima. 

Quer saber mais sobre a compostagem e como ela pode ser uma aliada para o tratamento de resíduos gerados pelo seu negócio? Confira nossos demais artigos sobre o assunto!

O que pode ser feito com o bagaço da laranja?

O bagaço de laranja possui diversos benefícios na alimentação de ruminantes, pois reduz o risco de acidose ruminal. O bagaço de laranja in natura deve ser armazenado de forma adequada, para manter suas características nutricionais e livre de contaminação, na forma de silagem ou desidratado e peletizado.

Como consumir o bagaço da laranja?

Uma outra maneira de aproveitar o bagaço é deixar secar e, depois, triturar até virar uma farinha. A farinha de cítricos não está disponível no mercado, mas pode em breve ser mais uma opção na alimentação funcional para ser usada no preparo de bolos, biscoitos, panquecas e outras receitas culinárias.

Como aproveitar bagaço?

O bagaço da cana poderá ser utilizado na adubação dos canaviais bem como nas caldeira para produzir calor. Outra forma de aproveitá-lo consiste em fornecê-lo triturado aos animais. A cana tem como subproduto, de maior expressão, o bagaço, que pode representar até 30% da cana moída.

Pode comer a parte branca de fora da laranja?

Quem joga fora o bagaço perde umas das grandes propriedades da laranja. É nele que está concentrada a maior parte de fibras da fruta. “Nós nunca devíamos chupar, nós devíamos comer a laranja, porque a parte branca consiste de pectina e a pectina exerce diversas funções no organismo.