Considerando os princípios da Bioética, é correto afirmar que fazer o bem aos outros significa

Estudantes e profissionais da Saúde precisam estar em dia com vários conteúdos para se dar bem em provas de concursos e residências. Aqui vamos falar de um dos assuntos recorrentes em exames de todas as especialidades. Veja aqui os princípios da Bioética: fique por dentro e entenda por que o tema é também relevante para a prática no mercado de trabalho.

A Bioética, como o próprio nome diz, é a ética da vida. Portanto, questões de provas também relacionam a bioética com pesquisas que envolvem seres humanos, a exemplo de condições de eutanásia, aborto e clonagem.  

A seguir, saiba mais sobre esse conceito!

Bioética: o que você precisa saber

A Bioética é uma ciência transversal que estuda o nosso comportamento ético em relação à vida. Sendo assim, esse é um tema que tem tudo a ver com a rotina do profissional de Saúde – seja você enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, nutricionista e por aí vai.

Por se tratar de um entendimento tão necessário à prática em Saúde, esse assunto costuma ser cobrado em provas de concursos e residências Brasil afora.

A seguir, vamos saber mais sobre os princípios da bioética, termo que pode ser compreendido como o “estudo sistemático de caráter multidisciplinar, da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais”.

É bom saber que o surgimento da bioética aconteceu em meio ao contexto da 2ª Guerra Mundial quando o homem foi estimulado a uma profunda reflexão para estabelecer limites entre ética e comportamento.

A Bioética, como podemos imaginar, é um desdobramento da ética geral. Portanto, ela aplica conceitos da ética no universo da saúde.

A seguir, vamos conhecer os princípios que norteiam a bioética!

Princípios da Bioética: entenda

A Bioética se sustenta em quatro princípios, que devem nortear discussões, decisões, procedimentos e ações na esfera dos cuidados da saúde. A seguir vamos abordar esses princípios, destacando pontos importantes para melhor compreensão de cada um deles.

Beneficência

  • Esse princípio relaciona-se ao dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem a favor de seus interesses.
  • Reconhece o valor moral do outro, levando-se em conta que maximizando o bem do outro, possivelmente pode-se reduzir o mal.
  • Neste princípio, o profissional se compromete em avaliar os riscos e os benefícios potenciais (individuais e coletivos).
  • Busca o máximo de benefícios, reduzindo ao mínimos dados e riscos.

Não-maleficência

  • Implica no dever de se abster de fazer qualquer mal para os clientes, de não causar danos ou colocá-los em risco.
  • O profissional se compromete a avaliar e evitar os danos previsíveis.
  • É universalmente consagrado através do aforismo hipocrático primum non nocere (primeiro não prejudicar), cuja finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.

Autonomia

  • As pessoas têm liberdade de decisão sobre sua vida.
  • Autonomia diz respeito à autodeterminação ou autogoverno.
  • Preconiza que a liberdade de cada ser humano deve ser resguardada.
  • Cabe aos profissionais da saúde oferecer as informações técnicas necessárias para orientar as decisões do cliente, sem utilização de formas de influência ou manipulação, para que possa participar das decisões sobre o cuidado e a assistência à sua saúde.

Justiça ou equidade

  • O princípio da justiça estabelece como condição fundamental a equidade, que pode ser compreendida como obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de forma a dar a cada um o que lhe é devido.
  • Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e assista ao vídeo com a professora Natale Souza, mestre em Saúde Coletiva.

Antes de ir, confira também:

Como é cobrado o código de ética do nutricionista nos concursos?

Quiz: código de ética farmacêutico

O que pode ou não pode um fisioterapeuta? Um zoom no código de ética

1) A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas e bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito e se posicionar diante dele de maneira ética. Assim, não é princípio da bioética:

a)       Justiça b)      Autonomia c)       Beneficência d)      Não maleficência e)       Jurisprudência

2)  A bioética é apoiada por quatro princípios e um deles assegura o bem-estar das pessoas, evitando danos, e garante que sejam atendidos seus interesses. Busca-se a maximização do benefício e a minimização dos agravos. Esse é o princípio da:

a)       Autonomia b)      Não maleficência c)       Beneficência d)      Justiça e)      Igualdade

3)   Em relação aos fatores que interferem na tomada de decisão ética, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de identificar a gravidade da questão ética, pois ela assume caráter pessoal e temporal, influenciando a dimensão da sensibilidade.

( ) Fatores individuais ajudam a compreender porque as pessoas tomam decisões éticas diferentes em situações semelhantes dentro das organizações.

(  ) Na cultura organizacional, a dimensão ética deve ser valorizada quanto aos fatores individuais de seus membros, considerando que o conjunto das crenças e valores de cada um, suas normas e rituais auxiliam na resolução dos problemas compartilhados.

( ) Os terceiros significativos são aquelas pessoas que exercem influências sobre os indivíduos ou o grupo de trabalho; quanto menos experiente maior a possibilidade de a pessoa ser influenciada.

4) Considerando os princípios da Bioética, é correto afirmar que fazer o bem aos outros significa

5) Uma jovem de 19 anos de idade é vítima de estupro, e em consequência descobre que está grávida de dois meses. Os pais da jovem, desesperados, procuram um médico que, apesar da negativa da jovem em consentir o abortamento, interrompe a gestação. Sobre este caso, assinale a alternativa correta.

 

a) O médico agiu corretamente, pois o abortamento sentimental é perfeitamente legal no Território Brasileiro.

 

b) O médico agiu de forma inadequada, pois apesar do consentimento dos pais, seria necessária a autorização judicial.

 

c) a conduta do médico foi irregular, pois este tipo de abortamento (sentimental) só pode ser praticado com o consentimento da gestante e até os três meses de gestação.

 

d) Esta forma de abortamento, dito terapêutico, só pode ser praticado com o consentimento da gestante.

  e) A Lei obriga os médicos a, quando solicitados, realizarem esse tipo de abortamento, independentemente de suas convicções religiosas.

É correto afirmar que fazer o bem aos outros significa?

Resposta verificada por especialistas. Fazer o bem aos outros é beneficência.

Quais são os 4 princípios da Bioética?

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça. A autonomia é o único dos princípios bioéticos que não é contemplado no Juramento de Hipócrates, escrito no século V a.C.

O que é a Bioética e quais os seus princípios?

A Bioética é uma área de estudo interdisciplinar que envolve a Ética e a Biologia. A Bioética é uma área de estudo interdisciplinar que envolve a Ética e a Biologia, fundamentando os princípios éticos que regem a vida quando essa é colocada em risco pela Medicina ou pelas ciências.

Quais são os 3 princípios básicos da Bioética?

O Relatório Belmont, publicado em 1978, utilizou como referencial para as suas considerações éticas, a respeito da adequação das pesquisas realizadas em seres humanos, três princípios básicos: o respeito às pessoas, a beneficência e. a justiça.