Contribuições das ciências humanas na formação do professor de história

  1. Início /
  2. Arquivos /
  3. v. 9 n. 47 (1990): Contribuições Das Ciências Humanas Para A Educação: A História

Contribuições das ciências humanas na formação do professor de história

Publicado: 09-09-1990

Enfoque - Qual é a questão?

Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?

Resenhas

Atualizado: 25 de mai. de 2020

O mundo em que vivemos hoje é amplamente globalizado e por isso, a maioria das pessoas sempre busca por soluções imediatas. Mais que isso, esse desejo de resultados rápidos tem influenciado em diversas esferas sociais, inclusive em cursos e disciplinas que estão sendo, aos poucos, desvalorizados por não proporcionarem um retorno imediato, como é o caso das ciências humanas, ciência que estuda o homem e a sociedade e que tenta compreender a complexidade e as questões relacionadas à humanidade. Em contrapartida, as ciências exatas, ou seja, aquelas que se dedicam ao raciocínio lógico, têm sido ainda mais valorizadas por oferecem soluções com rápido retorno. O fato é que, além da influência do mundo globalizado, as pessoas tem julgado as humanidades pelo simples fato de não conhecerem os seus resultados, e consequentemente, por não conhecerem sua real importância.

As ciências humanas nos permitem conhecer a história, entender o homem e a sociedade, compreender a geopolítica global e nos dá acesso a um mundo de artes e literatura. Todas essas possibilidades oferecidas pelas ciências humanas fazem o indivíduo tornar-se crítico e com isso, entender a realidade à sua volta. Mais que isso, permitem que as pessoas questionem ou critiquem o sistema. E é justamente isso que os governos não querem.

As humanidades também contribuem para o exercício de cidadania, para a continuação das democracias e para manter a organização social. Fatores como a ética, moral, direitos e deveres na sociedade e autonomia intelectual são alguns dos pilares das ciências humanas e, por estarem presentes em todas as esferas sociais, tornam-se ainda mais importantes e relevantes.

Para nós, estudantes de ciências humanas, elas tornam-se ainda mais necessárias se levarmos em conta a interdisciplinaridade que elas oferecem. A história pode e deve ser estudada junto com a geografia. Junto delas, é possível estudar a linguagem e permeando-as, há a possibilidade de analisar a filosofia e a sociologia. O fato é que essa junção das áreas permite maior entendimento não só do passado, mas também do presente e nos auxilia a ter uma visão mais ampla do mundo, ou seja, entender e perceber que os fatos históricos não estão separados da geopolítica ou que a arte e a literatura também fazem parte das sociedades.

"Disciplinas como filosofia, história e literatura nos levam a questionar o que devemos fazer, quais são os propósitos da humanidade, quais devem ser nossos objetivos", diz Danielle Allen, professora na Universidade de Harvard

A ciências humanas na crise

Vale lembrar que essa ciência se tornou ainda mais presente em nossas vidas devido ao cenário atual da pandemia. Com isso, milhares de pessoas estão consumindo cada vez mais formas artísticas e conteúdos de entretenimento que só se tornaram possíveis graças aos estudos das humanidades. Além disso, o consumo de artes como livros, filmes e músicas nos auxiliam a manter a nossa saúde mental em equilíbrio e passar por um momento tão difícil de forma mais leve e descontraída.

E o profissional de humanas?

Portanto, todos esses argumentos só reforçam a importância das humanidades para que as pessoas sejam críticas e para que participem ativamente da sociedade. Por isso, é nosso dever valorizar as ciências humanas e divulgar sua importância para que as pessoas compreendam que as humanidades são essenciais para a vida e para a organização social. Com isso, torna-se importante também valorizar os profissionais dessa área. Nós, como estudantes de humanas dos cursos de linguagem do IEL (linguística, letras e estudos literários) e como parte da Odisseia, queremos valorizar os profissionais que se dedicam às ciências humanas e que lutam tanto para que ela seja valorizada. Esperamos por mais oportunidades para falar do nosso trabalho e de sua relevância.

. . .

Essa iniciativa surge com intuito de valorizar a educação e as universidades. O nosso post educacional ocorre mensalmente aqui no blog. Com ele, a Odisseia tem como objetivo apresentar o que é produzido nas universidades, além de incentivar a entrada nelas. Acreditamos na mudança por meio da educação, assim essa é a nossa pequena contribuição para a valorização do nosso futuro!

Qual a importância das Ciências Humanas na formação do professor?

As Ciências Humanas no Ensino Fundamental têm um papel importante no sentido de ajudar a descortinar o mundo aos olhos do educando, oferecendo instrumentos que possibilitem o desenvolvimento de sua capacidade de análise, interpretação e sistematização da realidade social.

Como as Ciências Humanas é sociais contribuem para a construção de nossa história?

As ciências humanas nos permitem conhecer a história, entender o homem e a sociedade, compreender a geopolítica global e nos dá acesso a um mundo de artes e literatura. Todas essas possibilidades oferecidas pelas ciências humanas fazem o indivíduo tornar-se crítico e com isso, entender a realidade à sua volta.

Qual é a contribuição das Ciências Humanas?

A contribuição é de 11% do valor do salário mínimo e está disponível apenas para quem não presta serviços e nem possui relação de emprego com pessoa jurídica. Os código deste plano são: 1163 – Contribuinte individual – Mensal – Plano simplificado; 1180 – Contribuinte Individual – Trimestral – Plano simplificado.

Qual a importância das Ciências Humanas nas escolas?

Qual é a importância das Ciências Humanas? As Ciências Humanas focam no estudo da complexidade das questões referentes à humanidade. Por esse motivo, as Ciências Humanas nos permitem conhecer nossa história e, a partir dela, entender as pessoas e as relações sociais.